17 de out. de 2013

Toyota reduz custo das células de combustível

Fotos: Divulgação
Toyota reduz custo das células de combustível
Marca encontrou formas de usar menos platina e menos fibra de carbono

A Toyota afirma que encontrou maneiras de economizar na produção das células de combustível de hidrogênio.
O sistema será usado num sedã, que chega ao mercado em 2015, e possibilita que o preço de mercado do carro fique abaixo dos US$ 100 mil. A previsão inicial era de que o modelo chegasse às lojas com US$ 950 mil marcados na etiqueta de preços. A fabricante japonesa deve revelar o modelo em casa, durante o Salão de Tóquio, em novembro.

O método encontrado pela Toyota foi a redução da quantidade de platina em cada célula. A marca usava 70 g do material e conseguiu reduzir para 30 g, graças a uma melhor tecnologia de revestimento. Para ter ideia do impacto da redução, cada grama de platina custa o equivalente a R$ 96.650. Houve também um corte na quantidade de fibra de carbono e a adoção de algumas peças já existentes em produção em massa para substituir itens inéditos.

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