Lista é composta por cinco carros: dois diesel, dois a gasolina e um com opção híbrida
Promovido pelo Green Car Journal, o
prêmio Green Car of the Year" ou, o "Carro Verde do Ano" teve seus
finalistas divulgados na ultima sexta-feira (18). E junto da lista veio a
surpresa de nenhum veículo elétrico figurar entre os cinco indicados que
são: Audi A6 TDI, BMW 328d, Honda Accord, Mazda3 e Toyota Corolla. O
vencedor será conhecido durante o Salão de Los Angeles, que acontece nos
Estados Unidos em novembro.
Segundo Ron Cogan, editor da
publicação, explicou o porquê da presença de carros diesel e até mesmo a
gasolina na lista final. "A diversidade dos finalistas ilustra não só
que o "verde" virou o assunto principal, mas também que não há apenas
uma opção de atingir altos índices de eficiência", disse Cogan.

A surpresa também ficou por conta de
dois veículos que "bebem" gasolina. Segundo a publicação, a terceira
geração do Mazda3 é mais leve, mais eficiente e equipado com tecnologia
avançadas. Uma delas é o motor 2.0 litros Skyactiv, que no sedã permite o
consumo de 17,4 km/l e no hatch chega a 17 km/l. Outro fator que levou o
modelo japonês a final é o sistema de regeneração de energia i-ELOOP. O
mecanismo é o primeiro no mundo de travagem regenerativa para um
automóvel de passageiros baseado num condensador. Em condições reais de
utilização, ou seja, com freios e acelerações frequentes, a marca
garante uma diminuição de consumos de cerca de 10% face aos modelos
“convencionais”. Já o novo Toyota Corolla (foto acima) e seu motor 1.8
litro de 142 cv de potência atinge a marca 17,8 km/l na estrada com a
função Eco.

Entre os indicados ao prêmio também
estão dois modelos alemães com motor diesel. Um deles é o Audi A6 TDI
que é movido pelo propulsor 3.0 litros de seis cilindros. Capaz de gerar
243 cv e 59,1 kgfm de torque, o sedã tem um consumo estimado de 16,1
km/l na estrada. O outro é o BMW 328d que é equipado com um motor quatro
cilindros 2.0 litros de 183 cv e 38,7 kgfm de torque. Com sistema
Start/Stop e de energia regenerativa dos freios, o modelo tem autonomia
estimada de 19,1 km/l em estrada.

O júri leva em conta aspectos como
eficiência, baixas emissões, nível de tecnologia e opções de combustível
alternativo. Este último fez com o que o Honda Accord figurasse entre
os finalistas. O sedã japonês possui versões com motor de quatro
cilindros, V6, híbrido e plug-in.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário