16 de set. de 2013

Teste: Suzuki Inazuma 250 - Ataque frontal

Fotos: Divulgação

Teste: Suzuki Inazuma 250 - Ataque frontal
Suzuki confirma a naked Inazuma 250 para voltar a crescer no mercado brasileiro


Em abril, a Suzuki ameaçou uma reação no Brasil. Depois de muito tempo sem grandes novidades, a marca japonesa lançou, de uma só vez, cinco novas motos por aqui. Só que eram todas motos de média e alta cilindradas. Ou seja, apesar de “exalarem” uma boa imagem, não provocam tantas vendas assim para a empresa.
Mas a Suzuki quer mudar essa história. Anunciou agora que vai vender no Brasil a Inazuma 250, uma naked de pequeno porte com preço na faixa dos R$ 12 mil, que deve brigar com Dafra Next 250, Honda CB300R e Yamaha YS250 BlueFlex. Ou seja, um produto que, de fato, pode conseguir certo sucesso e projetar dias melhores para a marca por aqui. A moto, por sinal, será a grande atração da Suzuki durante o Salão Duas Rodas, que acontece no início de outubro, em São Paulo.

Ao menos, predicados para tal missão a Inazuma tem. É uma moto com projeto relativamente moderno, apresentada pela primeira vez em 2010, na China. Dois anos depois, chegou ao mercado europeu. A parte mecânica agrada. O motor é um bicilíndrico de 248 cm³ com comando simples no cabeçote e refrigeração líquida que, no exterior, desenvolve 24,5 cv a 8.500 rpm e torque de 2,2 kgfm a 6.500. As especificações para o mercado brasileiro ainda não foram confirmadas. A título de comparação, o monocilíndrico de uma Yamaha YS250 Fazer gera 21 cv e 2,1 kgfm.

Em termos visuais, a Inazuma foi claramente inspirada na cruiser B-King. Claro que não há o mesmo apelo e porte do modelo de 1.340 cc, mas alguns elementos básicos estão lá. Caso principalmente do farol dianteiro, praticamente idêntico, e dos piscas integrados na carenagem lateral. A lateral e traseira são menos “inspiradas”, mas tentam se destacar com o uso de alguns elementos pintados de prata e pela dupla saída de escape. O painel de instrumentos tem conta-giros analógico e velocímetro digital que traz também até um indicador de marcha engatada.



Impressões ao pilotar

Ritmo suave

Vicenza/Itália – Assim que se liga a naked da Suzuki, impressiona o silêncio do bicilíndrico – dá até para duvidar se ele está ligado ou não. A posição de pilotagem é confortável e capaz de acomodar pessoas de todos os tamanhos. Os instrumentos têm ótima visualização, inclusive com o seletor de marcha engatada, assim como os espelhos retrovisores, bastante funcionais.

Em movimento, o pequeno bicilíndrico se mostra em sua melhor forma em rotações médias e altas, a partir de 5 mil rpm – embora para extrair o máximo de desempenho é mais indicado rodar em giros ainda maiores. Dá até para rodar suavemente por volta das 3 mil rpm, mas é só em regimes altos que a moto fica realmente “ligada”. Aliás, o uso em giros elevados é surpreendemente suave. É claro que o nível de vibração do motor é maior, porém, nada irritante. No trânsito urbano a Inazuma é ágil como uma moto de maior cilindrada e seguramente mais rápida que uma scooter. Nas estradas, consegue ser divertida na medida certa, principalmente graças ao bom acerto dinâmico da dianteira.

O chassi é bem construído e parece sempre acompanhar o desempenho da moto. Os freios também são satisfatórios e param a Inazuma com competência. Em suma, a Inazuma é uma moto bastante competente, bem acabada, confortável e fácil de conduzir. Serve para usar no dia-a-dia e também para viagens de final de semana. Desde que, não se tenha muita pressa.



Ficha técnica

Suzuki Inazuma 250

Motor: A gasolina, quatro tempos, 248 cm³, dois cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote e refrigeração líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 24,5 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 2,2 kgfm a 6.500 rpm.
Diâmetro e curso: 53,5 mm X 55,2 mm.
Taxa de compressão: 11,5:1.
Suspensão: Dianteira com garfo telescópico, traseira monoamortecida.
Pneus: 110/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás.
Freios: Discos simples na frente e atrás.
Dimensões: 2,14 metros de comprimento total, 0,76 m de largura, 1,07 m de altura, 1,43 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 183 kg.
Tanque do combustível: 13,3 litros.
Produção: Guangzhou, China.
Lançamento mundial: 2010.
Preço na Itália: 4.290 euros, equivalente a R$ 13 mil.
Preço estimado no Brasil: R$ 12 mil.









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2 comentários:

Anônimo disse...

Ahahaha Se fosse por 12 mil seria um sucesso... no salão 2 rodas a Suzuki já nunciou um preço de 15 mil. Inacreditável....

Unknown disse...

Senti falta de uma informação, que acho importante: qual é a velocidade máxima que a moto alcança? Agradeço pela resposta.