24 de ago. de 2013

Os veículos movidos a energia nuclear do futuro que nunca existiu


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Não sei vocês, mas eu adoro as previsões para o futuro feitas nos anos cinquenta e sessenta. Havia uma mistura da noção do progresso com ingenuidade científica que fazia com que as pessoas fossem menos céticas e realistas — mais sonhadoras? — do que nesses nossos tempos modernos.

Uma das promessas desse passado era que um dia usaríamos carros, aviões, ônibus e trens movidos a energia nuclear. Você deve ter percebido que isso nunca aconteceu, mas não foi por falta de ideias. Estes são os conceitos de veículos nucleares mais interessantes daquela época.

Ford Nucleon — 1958

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Este conceito em escala 1:3 seria ser movido por um reator nuclear (duas turbinas aquecidas pela fissão de urânio) instalado na traseira e seria capaz de rodar quase 8.000 km sem reabastecer.

Os aviões atômicos estão mais próximos do que você imagina — matéria de 1955

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Bombardeiro B-36 convertido pelo Exército dos EUA — testado entre 1955 e 1957

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“Ele fez 47 voos pelo Texas e Novo México entre julho de 1955 e março de 1957. O NB-36H (como foi chamado após a conversão), transportava o reator em sua baia traseira, e tinha um novo nariz, que acomodava um habitáculo protegido por 12 toneladas de chumbo e borracha, com vidros de 30 cv. Bolsões de água na fuselagem e atrás do habitáculo também absorviam a radiação”.
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O painel nuclear à direita com um monitor instalado no topo cenral permitia que os engenheiros inspecionassem visualmente os motores e as asas durante o voo.
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O cockpit protegido.
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Conceito de avião nuclear com módulos de reatores destacáveis e intercambiáveis — 1957

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O francês Arbel Symmetric — 1957/1958

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“Este protótipo seria movido por um “genestatom”, um gerador térmonuclear de 40kW que usava cartuchos radioativos feitos de dejetos nucleares. Felizmente o governo francês não aprovou o uso de combustível nuclear e o carro nunca entrou em produção. E agora estamos todos preocupados com as emissões de CO2.
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Conceito da Northrop — 1960

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Um avião nuclear que poderia ser reabastecido durante o voo por duas aeronaves menores.
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O soviético TES-3 (Estação Elétrica Transportável) — 1961

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A ideia de uma estação elétrica transportável nasceu na metade da década de cinquenta, na fábrica da Kirov em Leningrado, mas a primeira estação funcionante só começou a produzir energia em 1961. Seu gerador de turbina produzia 1,5 megawatts. Alguns testes foram feitos ao longo da década, mas o projeto era inviável financeiramente, e foi cancelado em 1969.

Convair Model NX-2 — 1961

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Tupolev Tu-95LAL — 1961

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O único protótipo construído tinha quatro motores turboélice e um reator nuclear de bordo. Ele fez 40 voos até 1969. A maioria deles foi feita com o reator desativado; os engenheiros testaram apenas o escudo de radiação. O projeto foi cancelado em 1969.
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Ford Seattle-ite XXI — 1962

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Este foi o primeiro carro de seis rodas, projetado por Alex Tremulis para a “Exposição do Século 21″, realizada em Detroit em 1962. Ele tinha algumas ideias malucas como navegação computadorizada, células de combustível intercambiáveis, sistemas automáticos de informações e a possibilidade de ser equipado com “dispositivos compactos de propulsão nuclear”.
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