A Volkswagen está comemorando o aniversário de 40 anos de lançamento do Passat no mercado europeu. Apresentado nos principais países do Velho Continente em maio de 1973, o modelo trazia linhas assinadas pelo renomado designer italiano Giorgio Giugiaro e era a aposta da marca alemã para conquistar famílias de classe média.
Em pouco tempo tornou-se um verdadeiro sucesso de vendas, chegando a emplacar mais de 2,5 milhões de unidades só na Alemanha até 1980.
Em 1981 era lançada a segunda geração, que trazia uma série de inovações para o mercado e também para a própria Volkswagen. Entre os novos recursos, destaque para motores turbodiesel, motor a gasolina com cinco cilindros, tração integral, entre outros. Global, esta segunda encarnação chegou a ser produzida na Bélgica, no México, na África do Sul, no Japão e no Brasil, onde chegou com os nomes de Santana (carroceria sedã) e Quantum (perua).
Nas gerações seguintes o Passat tornava-se um veículo cada vez mais tecnológico e refinado, trazendo cabine com acabamento de alto luxo e motores com quatro, cinco, seis e até oito cilindros. Atualmente, o modelo encontra-se na sétima geração e desde 1973 já vendeu mais de 20 milhões de unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário