22 de jul. de 2013

PEUGEOT CRIA LIMOUSINE TRANSPARENTE PARA FILME "A ESPUMA DOS DIAS"

Montadora francesa modificou outros 20 modelos clássicos para filmagens do longa, que estreia em Porto Alegre e Salvador na sexta-feira (19)

Peugeot LimoVian (Foto: Divulgação )

Um carro feito de fora para dentro, baseado em rascunhos e sugestões de um diretor de cinema. De forma simplista, dá para dizer que funcionou assim a elaboração da LimoVian, uma limousine de acrílico transparente que o escritório de design da Peugeot na França criou para o filme “A Espuma dos Dias”, do diretor Michel Gondry.

Na sexta-feira (19), estreia em cidades como Porto Alegre e Salvador, mas está em cartaz em outras cidades do Brasil.
O longa é uma adaptação do romance homônimo do autor francês Boris Vian, publicado em 1947, e conta a história de Colin, um jovem rico que se apaixona por Chloé e precisa aprender a lidar com a doença rara da mulher: uma flor que cresce dentro de seus pulmões.
Peugeot LimoVian  (Foto: Divulgação )
O surrealismo da narrativa foi adaptado ao filme, e os veículos que contracenam com oelenco, composto por atores como Audrey Tautou e Romain Duris, é um exemplo disso
Além de criar a LimoVian, a montadora modificou alguns de seus modelos clássicos, dando origem a invenções como o compacto 104, que teve sua frente subtituída pela traseira do sedã 404.
Segundo a Peugeot, quem encabeçou as tranformações foi François Duris, responsável pela estratégia de design da montadora e irmão de Romain Duris, que interpreta Colin.
LimoVian
A limousine transparente começou a ser feita em janeiro de 2012 e levou pouco mais de três meses para ficar pronta para as filmagens, no final de abril.

Antes de se tornar um veículo com estrutura de acrílico, a LimoVian era uma limousine comum dos anos 1980. Para compor sua criação, o diretor Michel Gondry importou elementos de outros modelos da montadora e só depois a revestiu com a estrutura de acrílico.
Peugeot LimoVian (Foto: Divulgação )
A grade dianteira, por exemplo, foi tirada de um sedã Peugeot 404 e recebeu uma inclinação de 30° para frente em relação ao pára-choques do carro. Também vieram do clássico as lanternas traseiras, que receberam um alongamento exagerado e distorcido a pedido do diretor. Os faróis sofreram pequenas modificações nos contornos.
Depois de cinco semanas de alterações no esqueleto, o veículo foi levado para a empresa Altuglas, onde foram fabricadas as partes de acrícilico. Para serem moldadas, as peças são aquecidas até 180°C por 15 minutos. Depois, são entortadas com vácuo ou ar comprimido. Assista ao making of do veículo aqui.

Em pensar que no romance de Boris Vian o veículo é descrito como um belo carro branco, com o interior forrado de pêlo da mesma cor.

Paradeiro
De acordo com a assessoria de imprensa da Peugeot, hoje a LimoVian está em Paris. Depois de ser exposta na cidade de Metz, na França, ela se tornará item permanente no acervo do Museu da Aventura Peugeot, na cidade francesa de Souchaux.
Peugeot LimoVian (Foto: Divulgação )
Peugeot LimoVian (Foto: Divulgação )
 

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário: