7 de jul. de 2013

Indy:Dixon lidera trifeta surpreendente da Ganassi em Pocono

Hélio Castroneves termina em oitavo e aumenta vantagem no campeonato; após quebrar asa dianteira em toque, Tony Kanaan sai da briga e fica em 13º

Scott Dixon, da Ganassi, em Pocono (Foto: Bret Kelley)Scott Dixon, da Ganassi, em Pocono (Foto: Bret Kelley)

A Ganassi surpreendeu a todos neste domingo e dominou as três primeiras colocações da etapa de Pocono da Indy. A vitória ficou com Scott Dixon, seguido por seus companheiros Charlie Kimball e Dario Franchitti.

Nenhum dos três largou entre os dez primeiros. O neozelandês saiu em 17º, o americano em 12º e o escocês em 20º. O bom consumo dos motores Honda foi essencial para que eles pudessem fazer o último pitstop um pouco mais tarde que alguns dos rivais e impor um ritmo bastante forte no trecho final da prova, sem precisar se preocupar com o consumo.
A montadora japonesa realmente levou uma grande vantagem na classificação final. Se no grid, a Chevrolet colocou sete pilotos entre os 10 primeiros, a Honda inverteu a situação na corrida com seis entre os 10 no resultado. Will Power, da Penske, foi o melhor piloto da marca americana, em quarto.

Líder do campeonato, Hélio Castroneves, também da Penske, ficou na oitava colocação, mas pode comemorar o resultado do final de semana, já que seus principais rivais na briga pelo título tiveram problemas. Ryan Hunter-Reay, da Andretti, andava entre os primeiros até ser acertado por trás por Takuma Sato na entrada dos boxes, quando o japonês errou o ponto de freada ao tentar reduzir a velocidade para não sofrer uma punição. Os dois abandonaram.
Já Marco Andretti parecia que tinha tudo para confirmar seu favoritismo para a prova, depois de liderar todos os treinos da semana e sair da pole. O americano dominou boa parte da prova, mas teve problemas de consumo de combustível, precisou economizar durante todo o trecho final de corrida, nas últimas 20 voltas, e terminou apenas em décimo. Ele inclusive não conseguiu retornar aos boxes após cruzar a linha de chegada e seu carro ficou parado na pista.
Tony Kanaan fazia uma bela prova, mas perdeu a chance da vitória e de continuar na busca pela Tríplice Coroa, após vencer as 500 Milhas de Indianápolis, em um toque na traseira de Scott Dixon, quando os dois brigavam pela ponta da corrida, na volta 108, que acabou quebrando a sua asa dianteira. O problema aconteceu em uma perda repentina de velocidade no piloto da Ganassi e o brasileiro não teve tempo suficiente para desviar. O baiano seguiu então para o pit para fazer a troca da peça e voltou uma volta atrás. No final, ele cruzou na 13ª colocação.
A Indy volta à pista já no próximo final de semana para a sua segunda rodada dupla da temporada de 2013, no circuito de rua de Toronto, no Canadá.
Resultado Final – Pocono:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) 160 voltas
2º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) a 0s4572
3º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) a 1s1989
4º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) a 5s6320
5º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) a 7s1949
6º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) a 9s4074
7º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) a 13s3012
8º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) a 13s9376
9º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) a 15s5500
10º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) a 18s4584
11º. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet) a 32s0478
12º. James Jakes (ING/RLL-Honda) a 36s2536
13º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) a 41s5507
14º. Ryan Briscoe (AUS/Chip Ganassi-Honda) a 1 volta
15º. Pippa Mann (ING/Dale Coyne-Honda) a 1 volta
16º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) a 1 volta
17º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda) a 2 voltas
18º. Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) a 2 voltas
19º. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda) a 2 voltas




Abandonaram:

Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) na volta 124

Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet) na volta 107

Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda) na volta 59

Sebastián Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet) na volta 2

James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) na volta 1

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: