Hélio Castroneves termina em oitavo e aumenta vantagem no campeonato; após quebrar asa dianteira em toque, Tony Kanaan sai da briga e fica em 13º
Nenhum dos três largou entre os dez primeiros. O neozelandês saiu em 17º, o americano em 12º e o escocês em 20º. O bom consumo dos motores Honda foi essencial para que eles pudessem fazer o último pitstop um pouco mais tarde que alguns dos rivais e impor um ritmo bastante forte no trecho final da prova, sem precisar se preocupar com o consumo.
A montadora japonesa realmente levou uma grande vantagem na classificação final. Se no grid, a Chevrolet colocou sete pilotos entre os 10 primeiros, a Honda inverteu a situação na corrida com seis entre os 10 no resultado. Will Power, da Penske, foi o melhor piloto da marca americana, em quarto.
Líder do campeonato, Hélio Castroneves, também da Penske, ficou na oitava colocação, mas pode comemorar o resultado do final de semana, já que seus principais rivais na briga pelo título tiveram problemas. Ryan Hunter-Reay, da Andretti, andava entre os primeiros até ser acertado por trás por Takuma Sato na entrada dos boxes, quando o japonês errou o ponto de freada ao tentar reduzir a velocidade para não sofrer uma punição. Os dois abandonaram.
Já Marco Andretti parecia que tinha tudo para confirmar seu favoritismo para a prova, depois de liderar todos os treinos da semana e sair da pole. O americano dominou boa parte da prova, mas teve problemas de consumo de combustível, precisou economizar durante todo o trecho final de corrida, nas últimas 20 voltas, e terminou apenas em décimo. Ele inclusive não conseguiu retornar aos boxes após cruzar a linha de chegada e seu carro ficou parado na pista.
Tony Kanaan fazia uma bela prova, mas perdeu a chance da vitória e de continuar na busca pela Tríplice Coroa, após vencer as 500 Milhas de Indianápolis, em um toque na traseira de Scott Dixon, quando os dois brigavam pela ponta da corrida, na volta 108, que acabou quebrando a sua asa dianteira. O problema aconteceu em uma perda repentina de velocidade no piloto da Ganassi e o brasileiro não teve tempo suficiente para desviar. O baiano seguiu então para o pit para fazer a troca da peça e voltou uma volta atrás. No final, ele cruzou na 13ª colocação.
A Indy volta à pista já no próximo final de semana para a sua segunda rodada dupla da temporada de 2013, no circuito de rua de Toronto, no Canadá.
Resultado Final – Pocono:
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) | 160 voltas |
2º. | Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) | a 0s4572 |
3º. | Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) | a 1s1989 |
4º. | Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) | a 5s6320 |
5º. | Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) | a 7s1949 |
6º. | Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) | a 9s4074 |
7º. | Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) | a 13s3012 |
8º. | Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) | a 13s9376 |
9º. | Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) | a 15s5500 |
10º. | Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) | a 18s4584 |
11º. | Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet) | a 32s0478 |
12º. | James Jakes (ING/RLL-Honda) | a 36s2536 |
13º. | Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) | a 41s5507 |
14º. | Ryan Briscoe (AUS/Chip Ganassi-Honda) | a 1 volta |
15º. | Pippa Mann (ING/Dale Coyne-Honda) | a 1 volta |
16º. | Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) | a 1 volta |
17º. | Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda) | a 2 voltas |
18º. | Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) | a 2 voltas |
19º. | Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda) | a 2 voltas |
Abandonaram: | ||
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) | na volta 124 | |
Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet) | na volta 107 | |
Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda) | na volta 59 | |
Sebastián Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet) | na volta 2 | |
James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) | na volta 1 |
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário