2 de jul. de 2013

F-1:Restrição no fluxo de combustível pode prejudicar dinâmica dos GPs

Chefe do departamento de motores em Maranello admite ter receio de que os pilotos, para poupar gasolina, andem em baixa velocidade durante 50% das voltas

Felipe Massa, da Ferrari, em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)Felipe Massa, da Ferrari, em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)

O diretor do departamento de motores da Ferrari, Luca Marmorini, se mostrou preocupado com a regra que vai limitar o fluxo de combustível nos carros em 100 kg a partir do ano que vem.
“A Ferrari sente que isso pode ser um perigo”, declarou. “Gostamos que a F1 considere eficiência, mas nós não queremos que a F1 se torne um esporte onde se ande em velocidade de cruzeiro durante 50% das voltas.”

Segundo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), cada fabricante terá direito a homologar um desenho de motor entre 2014 e 2020. A entidade esclareceu que mudanças só serão permitidas por motivos “de instalação, confiabilidade e redução de custos”.

“Com uma unidade motriz completamente nova, algum tipo de desenvolvimento tem que ser feito entre o primeiro e o segundo ano”, argumentou o engenheiro.
“A quantidade de modificações que você pode reduzir a cada ano, a partir de uma certa quantidade de modificações no primeiro ano, e então no segundo e no terceiro, as modificações serão reduzidas. Pelo terceiro e quarto ano, vamos chegar a uma situação que é semelhante à atual.”
Marmorini também espera que, com o número permitido de motores por ano caindo de oito para cinco, a F1 vai se tornar um teste de confiabilidade.
“Será difícil disputar a temporada sem problemas, considerando que falamos de 4 a 5 mil km por unidade, o que é quase o dobro da atual configuração”, disse o engenheiro, que apontou o controle térmico como um dos principais fatores para tornar o novo propulsor confiável.
“Na maioria dos casos, as pessoas vão instalar os turbos no setor traseiro central do motor, portanto, próximo à parte eletrônica, onde a temperatura atinge 100º C, o que não vai ser fácil. Controlar a temperatura será uma das principais áreas que teremos de trabalhar.”
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