11 de jul. de 2013

F-1:FOM proíbe presença de equipes de TV nos boxes também em treinos livres

Restrição, antes imposta apenas para as classificações e corridas, agora passará a valer em todas as sessões do fim de semana

Roda se solta do carro de Mark Webber no pitlane de Nurburgring (Foto: AP Photos/ Pool/Srdjan Suki)Roda se solta do carro de Mark Webber no pitlane de Nurburgring (Foto: AP Photos/ Pool/Srdjan Suki)

Poucas horas depois de a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) restringir o acesso de equipes de televisão ao pitlane no período das classificações e corridas da F1, a FOM (Formula One Management) confirmou que a proibição se estenderá a todas as sessões realizadas no fim de semana, incluindo treinos livres.

O comunicado foi feito às emissoras com direito de cobrir os eventos da categoria através de e-mail. A entidade não confirmou se as novas regras, que passarão a valer já a partir do GP da Hungria, no dia 28 de julho, vão permitir que cinegrafistas fiquem posicionados dentro do pitwall, mas a carta eletrônica dá a entender que “certos tipos de mídia” serão liberados para tal nas classificações e também nas provas.

Esses novos padrões de segurança são reflexo do incidente envolvendo o operador de câmera da própria FOM, Paul Allen, acertado por uma roda solta do carro de Mark Webber após um desastroso pitstop da Red Bull no GP da Alemanha, há quatro dias. Allen sofreu fraturas nas costelas e clavículas, além de outros ferimentos e uma concussão, e teve de ser hospitalizado. Aliás, a federação aguardava o recebimento de um relatório da equipe ainda na quarta-feira, com as explicações para o ocorrido, para compartilhá-lo com as demais escuderias do grid.
O jornalista Will Buxton, da NBC, se posicionou contra a decisão. “Más notícias. As equipes de TV estão banidas de todas as sessões. Isso vai tornar nosso trabalho muito difícil”, escreveu, em seu perfil no Twitter. “Nós aceitamos os riscos de entrar no pitlane. Riscos que não chegam perto aos de uma situação de corrida. Espero que isso seja revisto logo. Nós já não temos acesso à garagem, então todas as informações referentes aos treinos livres vão ser de responsabilidade das assessorias das equipes”, previu.
Já a Sky Sports, por meio de comunicado oficial, garantiu que as novas regras não devem prejudicar sua cobertura para o Reino Unidos. “Após o sério incidente que ocorreu no pitlane durante o GP da Alemanha, no último fim de semana, a Sky Sports F1 HD vai trabalhar dentro de todas as normas estabelecidas pela FOM. A segurança continua a ser uma preocupação de primeira importância e, embora o novo regulamento demande certas mudanças nos protocolos do pitlane, estamos confiantes de que nossa cobertura não será afetada”, garantiu.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: