6 de jul. de 2013

F-1:Alonso: "Prova será decidida no ritmo, não pelos pneus ou estratégia"

Espanhol reconhece que ritmo da Ferrari não permitiria lutar pela pole em Nurburgring, por isso a adoção dos pneus médios para a disputa ao Q3

Fernando Alonso, da Ferrari, em Nurburgring ((AP Photo/Martin Meissner)Fernando Alonso, da Ferrari, em Nurburgring ((AP Photo/Martin Meissner)

Superado pelo companheiro Felipe Massa pela terceira vez na disputa interna da Ferrari em grids de largada neste sábado, em Nurburgring, Fernando Alonso minimizou a estratégia da Ferrari em treinar com os pneus médios na última fase da classificação para o GP da Alemanha.

A equipe italiana foi a única das que avançaram ao Q3 a ter optado pelo compostos mais duros no período decisivo, colocando seus representantes na sétima e oitava posições da ordem de largada. Os pilotos brasileiro e espanhol acabaram sendo os mais lentos da parte, já que Jenson Button e Nico Hulkenberg, nono e décimo na grelha, sequer fecharam volta rápida.
Ao avaliar o resultado, o bicampeão asturiano disse que o modelo F138 não permitiria ir muito além disso, mesmo com a borracha mais macia da Pirelli, e acredita que o desfecho da corrida deste domingo depende muito mais do ritmo que cada carro permite imprimir do que da tática de pneus escolhida desde hoje.
“Quando eles extraíram tudo no Q3, vimos um 1min29s3 [de Lewis Hamilton], algo que está um pouco rápido demais para nós. Portanto, [o resultado foi] mais ou menos o que esperávamos. Sabíamos que poderíamos ter ficado em quinto ou sexto com os macios, e sétimo ou oitavo com os médios. Em termos de estratégia, não está claro se [largar com os mais duros] vai sser o melhor. Vamos descobrir amanhã”, afirmou.

“Independente de qual composto você tenha, se você estiver rápido, vai subir ao pódio ou vencer a corrida; se não estiver rápido, esteja com qual pneu estiver, não vai completar nos pontos. Por isso, [a corrida] será decidida no ritmo, não nos pneus ou na estratégia”, previu.
Apesar de ainda ver seu time com defasagem para os principais adversários em volta lançada, Alonso já sente o carro vermelho com uma distância menor nesse quesito. “Acho que demos um passo à frente nesta etapa. Estamos mais competitivos do que em Silverstone, quando ficamos a um segundo e meio [dos ponteiros]. Portanto, a equipe com certeza evoluiu e voltamos a um nível maior de competitividade. [Mas] Precisamos evoluir, sim, não há dúvidas quanto a isso”, analisou.
“Não fomos os mais velozes antes, especialmente aos sábados, e não somos os mais velozes agora, mas estamos mais confiantes e otimistas para amanhã, porque o carro está apresentando um bom desempenho em situação normal”, finalizou.
O GP da Alemanha vai ser disputado neste domingo, a partir das 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: