AVALIAÇÃO: MASERATI QUATTROPORTE FICA MAIOR PARA CRESCER NO SEGMENTO
Nova geração do sedã esportivo marca início da renovação (e crescimento) da italiana
Nós estamos no Quattroporte, segurando nosso fôlego. Não é porque o
novo Maserati Quattroporte 2014 seja tão lindo que nos tira o ar - e ele
é -, mas porque esse sedã renascido cresceu muito. Muito mesmo. Tanto
que, enquanto passamos pelos pequenos vilarejos de Nice, parece certo
que iremos inadvertidamente atropelar as jovens moças que paseiam com
suas scooters de três rodas nesta parte do mundo.
Dramaticamente revisado, o tamanho do Quattroporte reflete o que o seu
fabricante quer fazer no cenário dos carros de luxo. Agora, a Meserati é
pequena. Quão pequena? As entregas em 2012 chegaram a 6.307 unidades.
Tudo isso está prestes a mudar com a chegada do luxuoso Quattroporte
2014 ao mercado, para ser acompanhado nos próximos 24 meses por mais
dois novos modelos na linha Maserati. O primeiro a chegar será o Ghibli, um nome famoso para um sedã menor que competirá contra BMW Série 5 e Mercedes-benz Classe E. O segundo será o Levante,
um utilitário esportivo de luxo do tipo que foi popularizado pelo Range
Rover Evoque. A marca diz que até 2015, quando um desses novos modelos
estará ao lado do cupê GranTurismo e do conversível GranCabrio, a marca
estará fabricando 50 mil carros por ano. (Pelo menos este é o plano.)
O Maserati Quattroporte 2014 é o primeiro passo, e é um grande. E
dizemos isso literalmente, já que o sedã cresceu bastante em seu tamanho
e se tornou o mais espaçoso entre os modelos de grande entre-eixos como
Audi A8, BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S e afins. O Quattroporte
cresceu em comprimento geral em mais de 15 centímetros, para um total de
5,262 metros. Mais ainda, sua largura inchou para 2,100 metros, o que
coloca seu total a apenas 2,5 centímetros do Classe S. Isto quase torna o
carro largo demais para as ruas europeias, como descobrimos enquanto
passávamos pelas pequenas vilas cercadas de colinas rochosas sobre a
Riviera Francesa. Sob o novo Quattroporte, você encontrará extenso uso
de alumínio, graças à nova plataforma, que resultou em uma redução de
peso total de 99 quilos. Com o V8 padrão sob o capô, o carro pesa 1.900
quilos - distribuídos igualmente sobre os eixos - tornando-o cerca de
20% mais leve que os concorrentes BMW e Benz.
Além do acréscimo de dimensões gerais do Quattroporte, o espaço
entre-eixos também cresceu em 10,5 centímetros. Como resultado, a cabine
está mais acolhedora e o espaço para as pernas cresceu em 10
centímetros. O interior também tem muito estilo, mas a execução
desaponta um pouco, já que fazem falta os elementos consturados a mão
com a qualidade Feita em Milão. Mais importante, este carro não conta
com os mais atuais sistemas de assistência de direção, como o controle
de cruzeiro adaptativo e os avisos de pontos cegos e de saída da faixa
de rolamento.
O novo V8 3.8 biturbo posicionado a 90º ajuda a elevar o desempenho a
prodigiosos 537 cv e 66,22 kgfm (72,30 kgfm quando o overboost é
acionado). Embora o V8 biturbo seja significativamente mais potente que o
antigo V8 4.7 litros naturalmente aspirado, o novo motor é 20% mais
eficiente. Uma versão mais acessível do Quattroporte começa a ser
vendida no fim do ano e conta com um novo V6 3.0 biturbo de injeção
direta que faz 409 cv e 56,13 kgfm. Ambos os motores são acoplados com
uma transmissão automática ZF de oito velocidades, e o sistema de tração
integral será opcional com o V6.
Apenas a versão V8 do Maserati Quattroporte 2014 estava disponível para
avaliarmos na França, e as pequenas cidades costeiras e as garotas
motociclistas malucas ao longo da rota não nos deram muita chance de
tirar a coleira desse enorme sedã. Quando finalmente pudemos pisar fundo
no pedal de aceleração, o V8 biturbo chicoteou uma aceleração que não
mostrou qualquer perda de intensidade mesmo enquanto chegávamos aos três
dígitos. A Maserati afirma que a velocidade máxima é de 307 km/h, o que
coloca o Quattroporte pouco atrás do Bentley Continental Flying Spur
Speed (321 km/h) e quase ao lado do Porsche Panamera Turbo S (305 km/h).
Com o pico do torque disponível a partir de 2.250 rpm, o V8 biturbo tem
respostas muito boas e é altamente guiável. Ainda assim esse V8 cheio
de torque entrega a mesma qualidade do V8 sem turbo anteriormente
desenvolvido pela Ferrari.
Como você já deveria esperar, rodas grandes fazem parte da nova
identidade visual do carro. Então o Quattroporte tem opções de 19", 20" e
até 21". Já que a suspensão traseira multibraços transmite muito bem as
imperfeições do asfalto, os pneus de 21" não fazem favores aos
passeios, e mesmo os de 19" se mostram fracos a baixas velocidades.
Quando finalmente conseguimos sair da cidade, o passeio pareceu se
estabilizar. O sistema de amortecedores adaptativos Skyhook ajudam o
carro a ficar mais confiante ao longo das variaçoes e curvas pelas
estradas montanhosas sobre a costa, e a direção assistida
hidraulicamente parece natural. Deve ser divertido colocar o controle de
estabilidade em uma configuração mais permissiva, mas a rede de
segurança é tudo ou nada neste carro, e o asfalto oleoso e molhado fez a
nossa escolha bem óbvia. Os freios Brembo mordem um pouco
agressivamente demais em baixas velocidades, mas são fortes e livres de
fading durante longas descidas.
O maior e mais refinado Maserati Quattroporte 2014 parece pronto para
se apresentar em um palco maior. Ao mesmo tempo, há muito perdeu algo de
suas suaves qualidades italianas. Veremos se esta é a chave para o
sucesso na China e nos Estados Unidos que os executivos da Maserati
tanto esperam.
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