3 de jun. de 2013

Teste: Peugeot 2008 - Estilo estratégico

Fotos: Divulgação
Teste: Peugeot 2008 - Estilo estratégico
Peugeot 2008 aposta no charme para estrear no segmento de crossovers compactos

A Peugeot decidiu abandonar o marasmo dos últimos anos e voltou a se movimentar. No Brasil, lançou o hatch 208, em março. E já avisou que irá produzir por aqui, na unidade de Porto Real, interior do Rio de Janeiro, o utilitário compacto 2008.
No mercado nacional, o modelo será a arma da fabricante para brigar com Ford EcoSport e Renault Duster. Enquanto não chega ao país, o carrinho foi lançado na Europa e marca a estreia da fabricante francesa no segmento de utilitários, ou crossovers, compactos. Um modelo, portanto, estratégico para ampliar o volume de vendas da fabricante, que sofre com a crise europeia.

O utilitário divide 67% dos componentes com o 208. Inclusive, a nova identidade da marca Peugeot – com a frente renovada e as lanternas traseiras em formato de bumerangue. O visual do 2008 , no entanto, traz agrega elementos que o deixam mais másculo. No capô, por exemplo, os vincos são mais marcados – principalmente em torno do logo da marca. Para combinar com o segmento, a fabricante inseriu grandes arcos de rodas, ligeiramente “achatados”. A linha de cintura descreve trajetória ascendente em direção à traseira.



Apesar de manter a distância entre-eixos do 208, a Peugeot trabalhou para ganhar espaço no 2008. A ideia da fabricante era deixar entre os assentos a maior área livre possível. Também recheou de compartimentos. Somente no console central são 11 porta-objetos. O porta-malas tem capacidade de 422 kg, que não é muito, mas pode ser expandido para 1.400 litros com a fileira traseira rebatida.

Mesmo com tanto potencial “utilitário”, a Peugeot não deixou a sofisticação de lado no interior do 2008. Os triviais ar-condicionado, trio elétrico e direção com assistência elétrica, os itens de segurança como freios ABS e airbags frontais, laterais e de cortina vêm de série. Mas há três níveis de acabamento – Access, Active e Allure. Desde a entrada, já são vários elementos estéticos disponíveis, como barras no teto, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e frisos cromados nas portas traseiras, na grade e no spoiler traseiro.



A versão Active – da qual a Peugeot espera a maior parte das vendas –, já adiciona itens como faróis de neblina e central multimídia com tela sensível ao toque. Já no topo da linha, a variante Allure, inclui ar-condicionado digital dual zone, sensores de estacionamento traseiros e mais detalhes cromados. A lista de opcionais oferece ainda o assistente para estacionamento e o Grip Control, que faz um mapeamento do solo para adaptar parâmetros de motor e transmissão de acordo com o piso. São cinco possibilidades de respostas definidas eletronicamente para diferentes condições, incluindo neve, lama e areia.

Mas não é bom se entusiasmar muito no fora de estrada. A própria Peugeot definie o modelo como crossover e não utilitário. Inclusive porque todos os modelos têm apenas tração dianteira. Na Europa, a gama de motores a gasolina inclui um 1.2 litro tricilíndrico, que tem 82 cv e um 1.6 16V VTi, de 120 cv. A oferta diesel é composta pelo 1.4 8V HDi de 68 cv e o 1.6 8V com configurações de 92 cv e 115 cv. Para o Brasil, o 2008 deverá vir com os motorers que equipam os modelos compactos por aqui: 1.5 8V de 93 cv e 1.6 16V de 122 cv. Na França, o modelo custa a partir de 15.200 euros, equivalente a R$ 41 mil, na versão de entrada, e vai até 23.250 euros , ou R$ 65 mil, na versão topo. No Brasil, o modelo deve chegar com preços 20% maiores.



Primeiras impressões

Dinâmica e espaço

Estrasburgo/França – A primeira virtude que se nota no comportamento dinâmico do 2008 é sua boa desenvoltura nas curvas. O utilitário tem agilidade comparável à um sedã compacto e até mesmo ao hatch 208. Além disso, a boa altura aumenta a sensação de uma visão dominante da estrada. O volante, mais compacto, contribui significativamente para o prazer de dirigir e permite conversões rápidas com um bom ângulo de direção.

O motor 1.2 de 82 cv faz um bom papel, principalmente por se tratar de um carro leve, de apenas 1.080 kg. Com isso, a versão se torna uma excelente opção para o tráfego urbano, com boa capacidade de resposta, agilidade e funcionamento silencioso. O acelerador retribui rapidamente às pisadas com boa dose de vigor.

Definitivamente uma nota positiva deve ser feita ao opcional Grip Control. O equipamento dá ao utilitário respostas rápidas e adequadas às situações que o caminho proporciona. A tela sensível ao toque é grande, com visualização clara e navegação intuitiva. Mas dentro do 2008, o que mais chama a atenção é mesmo o conforto. Espaço é o que não falta. E os assentos também são bastante confortáveis, mesmo após muitos quilômetros de condução. 



Ficha técnica

Peugeot 2008 Allure

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.199 cm³, três cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro com abertura variável na admissão. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 82 cv a 5.750 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 9,5 segundos.
Velocidade máxima: 196 km/h.
Torque máximo: 12,0 kgfm entre 2.750 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 78,9 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteiro tipo McPherson e traseira com eixo de torção.
Pneus: 195/60 R16.
Freios: A disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
Carroceria: SUV em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,15 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,55 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.080 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 422 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Mulhouse, França.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série : Ar-condicionado digital dual zone, trio elétrico, direção com assistência elétrica, ABS, EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, barras no teto, faróis de neblina, central multimídia com tela sensível ao toque, leds de iluminação diurna, sensores de estacionamento, teto panorâmico.
Preço da versão Allure: de 18.850 euros, aproximadamente R$ 52 mil.






Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: