6 de jun. de 2013

Teste: Maserati Quattroporte - Tridente de quatro pontas

Fotos: Divulgação
Teste: Maserati Quattroporte - Tridente de quatro pontas
Primeiro Maserati de tração integral, Quattroporte S Q4 chega no segundo semestre ao mercado europeu

A sexta geração do Maserati Quattroporte foi revelada no início do ano, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Faltava, no entanto, a prometida versão com tração nas quatro rodas. Agora, a marca italiana apresentou o Quattroporte S Q4, primeiro modelo de tração integral da “marca do tridente”.
O sedã, de quase duas toneladas, é alimentado por um V6 twin-turbo de 410 cv, projetado pela própria Maserati Powertrain mas fabricado em Maranello, pela Ferrari – ambas as marcas pertencem ao Grupo Fiat. Mesmo com um motor de 3.0 litros, o modelo italiano tem como principais rivais os alemães Audi A8 4.0 TFSI quattro, o BMW 750i xDrive, e o Mercedes-Benz S500 4Matic

Em comparação à versão GTS, o design do Maserati Quattroporte S Q4 não traz mudanças significativas. Incorpora as mesmas linhas musculosas que dão uma aparência combinada de elegância e agressividade. A maior novidade, no entanto, não é visível. A tração nas quatro rodas e o conjunto mecânico são o principal atrativo do modelo. Os 410 cv do motor V6 levam o carro aos 100 km/h em 4,7 segundos e a velocidade máxima é de 283 km/h.



A transmissão, feita pela ZF, é automática de oito velocidades, mas permite o controle manual das trocas. Segundo a Maseratti, a escolha do câmbio teve como objetivo a redução do consumo de combustível. A média garantida pela marca italiana é de 11,4 km/l. O Quattroporte S Q4 oferece cinco modos de condução, definidos eletronicamente: Normal e Sport nas versões automático e manual e o ICE – Increased Control Efficiency, ou, em português, aumento do controle de eficiência. De acordo com a fabricante, esse modo permite uma economia de 30% no consumo, devido à dinâmica das trocas de marchas.

As dimensões de 5,26 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,48 m de altura e 3,71 m de entre-eixos, além de resultarem um porte imponente, potencializam o espaço interno. No interior, a Maserati apostou no requinte, com muita madeira e couro. Há a possibilidade de personalização, com diferentes tipos de madeira, que pode ter acabamento em verniz ou com efeito carbonizado. Além destes materiais, o comprador ainda pode escolher detalhes em fibra de carbono ou plásticos soft-touch.



Entre os “agrados” aos ocupantes, estão os bancos dianteiros aquecidos e com 12 posições de ajuste, o ar-condicionado com quatro zonas e tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, que controla o sistema de entretenimento. O motorista conta ainda com volante aquecido e um display de sete polegadas no cluster que, além do velocímetro digital, mostra informações do computador de bordo.

O Maserati Quattroporte S Q4 só chega às lojas europeias entre julho e agosto. A lista de espera, aberta no início do ano, já conta com mais de 6.100 pedidos. O preço estimado é de 108 mil euros, o equivalente a R$ 300 mil.



Primeiras impressões

Poder silencioso

Modena/Itália – Aparentemente não há mesmo nenhuma diferença entre o Quattroporte S Q4 e o GTS. A elegância, sempre presente, impressiona tanto por fora quanto no interior, aliado ainda ao grande conforto. Há bastante espaço dentro do carro. Mas tanta imponência tem seu preço. O porte do sedã, que passa dos cinco metros de comprimento, atrapalha em algumas manobras no perímetro urbano. Agilidade para o trânsito caótico não é o seu ponto forte.

O acabamento refinado da marca chama atenção a cada momento. Basta olhar atentamente para cada canto do carro e lá estará um detalhe para impressionar. A precisão na montagem foi cirúrgica. Na árdua busca por um ponto negativo, é encontrado o péssimo lugar escolhido para a inserção do botão de ligar o motor, escondido atrás do volante.

Na estrada, porém, a situação muda completamente. O rugido do motor soa quase como um desafio ao motorista para pisar ainda mais no acelerador. Porém, nada que ultrapasse o limite do conforto. O som instiga sem incomodar quem está na cabine, mesmo em velocidades elevadas. O modo Sport deixa o “ronco” do motor ainda mais atraente – lembra o dos verdadeiros esportivos italianos. A transmissão, com trocas suaves e bastante certeiras, ajuda a aumentar a sensação de leveza do Quattroporte.



Ficha técnica

Maserati Quattroporte S Q4

Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.979 cm³, seis cilindros em “V”, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 410 cv a 5.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 segundos.
Velocidade máxima: 196 km/h.
Torque máximo: 56,0 kgfm entre 1.750 rpm.
Diâmetro e curso: 86,5 mm x 84,5 mm. Taxa de compressão: 9,7:1.
Suspensão: Dianteira tipo Double-wishbone com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal e traseira tipo Double-wishbone com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal.
Pneus: 245/45 R 19
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares, com 5,26 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,48 de altura e 3,71 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.920 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 530 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Turim, Itália.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado digital four zone, trio elétrico, direção com assistência elétrica, ABS, EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, barras no teto, faróis de neblina, central multimídia com comandos no volante e tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, rádio/CD/DVD/MP3/SD/USB/iPod/Bluetooth, leds de iluminação diurna, sensores de estacionamento, volante e bancos dianteiros aquecidos.
Preço estimado na Europa: 108 mil euros, o equivalente a R$ 300 mil.



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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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