16 de jun. de 2013

StockCar:Gomes domina na chuva de Cascavel e volta a vencer após quatro anos

Sexta etapa da temporada foi marcada por vários incidentes e encerrada em bandeira vermelha, com forte batida de Serra; Maurício volta a ser o líder da tabela

Marcos Gomes, da Carlos Alves, em Cascavel (Fernanda Freixosa/Vicar)Marcos Gomes, da Carlos Alves, em Cascavel (Fernanda Freixosa/Vicar)
Após um jejum de três anos, 11 meses e dez dias, Marcos Gomes voltou a celebrar uma vitória na Stock Car neste domingo, em Cascavel. Aproveitando o embaralhamento do grid, que a chuva provocou na classificação do sábado, mais o bom desempenho de sua bolha Peugeot na pista molhada, o piloto da Carlos Alves se tornou o quarto vencedor diferente da temporada, em seis provas realizadas.

Gomes, que chegou a cumprir seis meses de suspensão por doping na segunda metade de 2012, largou da pole position no circuito paranaense e dominou a prova praticamente de ponta a ponta, deixando a liderança apenas durante a janela de reabastecimento. E, assim como no dia anterior, mostrou ritmo superior em relação aos rivais com o asfalto úmido, para garantir o triunfo sem ser ameaçado em nenhum momento.
Enquanto isso, os três primeiros colocados no campeonato corriam riscos no pelotão intermediário para recuperar o prejuízo do sábado. Em cinco voltas, o líder Cacá Bueno já pulara de 23º para 18º, indo para 16º na sétima passagem e para 15º na décima. Naquele instante, o tetracampeão mergulhava em uma intensa batalha com Allam Khodair e Thiago Camilo, que culminaria em várias ultrapassagens e trocas de posição.
No giro 13, Cacá se tocou com Alceu Feldmann em disputa pelo 12º lugar, na entrada da reta principal, e acabou tomando um totó de Khodair, que vinha logo atrás. Com oportunismo, Camilo aproveitou a pequena confusão, acionou o botão de ultrapassagem e fez uma ultrapassagem tripla, no lance mais belo da prova. Entretanto, o piloto da RCM se tocou de leve com o carro #0 da Red Bull A. Mattheis no lance, e recebeu uma advertência da direção de provas por conta disso.

Durante os 40 minutos, a corrida foi interrompida duas vezes por bandeira amarela: a primeira foi provocada por um acidente de Felipe Lapenna, no giro 17, enquanto a segunda veio em um toque de Popó Bueno em Nonô Figueiredo, que levou o piloto da AMG a rodar e ser acertado por Lico Kaesemodel, na 27ª volta.
Contudo, o lance mais tenso veio na abertura da 31ª e última passagem, quando Daniel Serra colocou duas rodas na grama molhada da saída da curva da vitória, perdeu o controle de seu Chevrolet #29 e bateu em cheio no muro interno. Vários pilotos tiveram de desviar do carro desgovernado de Serrinha no lance, incluindo Tuka Rocha, que tirou uma fina enorme do então quinto colocado.
A batida provocou uma bandeira vermelha que pôs fim aos trabalhos, e o resultado final foi contado de acordo com a ordem da volta anterior. Dessa forma, Gomes foi declarado vencedor, com Júlio Campos, que acabara de ser ultrapassado por Ricardo Sperafico, ainda em segundo. O representante da Officer ProGP teve de se contentar com o terceiro lugar, seguido por Diego Nunes e Serrinha.
Como a última volta não foi contabilizada, o piloto da A. Mattheis ainda ficou classificado em quinto, com Ricardo Maurício levando o #90 da Eurofarma RC ao sexto lugar. Cacá Bueno, por sua vez, concluiu em 11º. Com essa configuração, o campeão de 2008 assumiu a ponta da tabela, com 111 pontos, contra 110 de Serra e 106 de Cacá.
Rubens Barrichello, que havia largado em 25º, esteve envolvido em várias disputas no decorrer de toda a prova, e terminou na 14ª colocação. Após a prova, ele herdou um posto de Allam Khodair, que tomou uma desclassificação, e passou a constar em 13º. Além de Khodair, Popó Bueno e Duda Pamplona também foram excluídos, todos por provocarem acidentes.
A Stock Car faz agora uma parada de quase dois meses, e volta à cena no dia 11 de agosto, com a rodada do circuito urbano de Ribeirão Preto.
Resultado final – Cascavel:
Pos. Piloto (Estado/Equipe) Tempo
1º. Marcos Gomes (SP/Carlos Alves-Peugeot) 30 voltas em 38min06s203
2º. Júlio Campos (PR/Prati Donaduzzi Mico’s-Peugeot) a 0s742
3º. Ricardo Sperafico (PR/Officer ProGP-Chevrolet) a 0s945
4º. Diego Nunes (SP/RC3 Bassani-Peugeot) a 1s541
5º. Daniel Serra (SP/Red Bull Mattheis-Chevrolet) a 1s933
6º. Ricardo Maurício (SP/Eurofarma RC-Chevrolet) a 2s369
7º. David Muffato (PR/Carlos Alves-Peugeot) a 2s517
8º. Sérgio Jimenez (SP/Voxx-Peugeot) a 2s753
9º. Thiago Camilo (SP/Ipiranga RCM-Chevrolet) a 2s875
10º. Valdeno Brito (PB/Shell Mattheis-Peugeot) a 3s022
11º. Cacá Bueno (RJ/Red Bull Mattheis-Chevrolet) a 3s801
12º. Fábio Fogaça (SP/Vogel-Chevrolet) a 4s222
13º. Rubens Barrichello (SP/Medley Full Time-Chevrolet) a 5s516
14º. Ricardo Zonta (PR/BMC RZ-Chevrolet) a 5s726
15º. Luciano Burti (SP/Boettger-Peugeot) a 6s485
16º. Tuka Rocha (SP/BMC RZ-Chevrolet) a 7s010
17º. Galid Osman (SP/Ipiranga RCM-Chevrolet) a 7s474
18º. Max Wilson (SP/Eurofarma RC-Chevrolet) a 7s933
19º. Raphael Matos (MG/Hot Car-Chevrolet) a 8s487
20º. Vitor Genz (RS/Gramacho-Peugeot) a 8s488
21º. Rodrigo Sperafico (PR/Prati Donaduzzi Mico’s-Peugeot) a 9s680
22º. Wellington Justino (GO/Hot Car-Chevrolet) a 12s932
23º. Alceu Feldmann (PR/Medley Full Time-Chevrolet) a 1 volta
24º. Beto Cavaleiro (SP/Hanier-Peugeot) a 1 volta



Abandonaram:

Nonô Figueiredo (SP/AMG Mobil Super Pioneer-Chevrolet)

Lico Kaesemodel (PR/Boettger-Peugeot)

Átila Abreu (SP/AMG Mobil Super Pioneer-Chevrolet)

Felipe Lapenna (SP/Hanier-Peugeot)

Rodrigo Pimenta (SP/Gramacho-Peugeot)



Não largou:

Denis Navarro (SP/Voxx-Peugeot)



Desclassificados:

Allam Khodair (SP/Vogel-Chevrolet)

Popó Bueno (RJ/Shell Mattheis-Peugeot)

Duda Pamplona (RJ/Officer ProGP-Chevrolet)




Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: