25 de jun. de 2013

NAS LOJAS DESDE NOVEMBRO, VOLKSWAGEN FUSCA É VENDIDO COM SOBREPREÇO

"Ágio eterno" do modelo chega a R$ 14.200; Versão com câmbio manual some das concessionárias

Novo Fusca traz sob o capô um motor 2.0 TSI de 200 cv (Foto: Fabio Aro)

Estrela da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, o Fusca começou a chegar às lojas em novembro do ano passado.
À época, a reportagem de Autoesporte constatou que o novo besouro estava sendo vendido com ágio de até R$ 11 mil sobre o preço de tabela. A prática, infelizmente, é comum entre os carros recém-lançados no mercado, que depois de algum tempo costumam voltar ao valor sugerido pela montadora. Curiosamente, este padrão não foi seguido pelos revendedores da VW. Cerca de sete meses após estreiar nas lojas, o Fusca continua sendo vendido com preços acima da tabela.
sAutoesporte consultou concessionárias no Rio de Janeiro e em São Paulo. A maior alta foi encontrada na capital paulista. O vendedor nos ofereceu um Fusca, com câmbio automático, "completão", por R$ 119 mil. Nesta versão, o carro parte de R$ 84.510. Assutados com o preço, perguntamos se este valor incluia todos os opcionais. A resposta do funcionário foi positiva. De acordo com a seção "monte seu carro" no site da VW (ferramenta que permite visualizar as configurações do veículo), caso adicionássemos todos os opcionais possíveis, que incluem, entre outros itens, faróis de xenon, bancos esportivos e teto panorâmico, o valor máximo do modelo seria de R$ 106.717, cifra R$ 12.283 menor que o cobrado pelo vendedor.
No Rio de Janeiro, o preço máximo encontrado para o modelo foi de R$ 118 mil. O menor valor cobrado foi em uma loja paulista, que oferecia a versão com transmissão automática, sem teto solar, sem rodas aro 18 e sem bancos esportivos, por R$ 110.900.
Volkswagen Fusca (Foto: Autoesporte)
Com a transmissão automática, o prazo de entrega para o carro é de cerca de um mês, embora algumas lojas ofereçam versões à pronta entrega, com estoque limitado de cores (em geral as cores disponíveis são preto, branco e vermelho). A procura é grande e o estoque acaba rápido, garantem os lojistas.
Modelo com câmbio manual some das lojas
A coisa complica mesmo quando a opção é pela versão com câmbio manual, cujo preço parte de R$ 79.990. "Fusca com câmbio manual é como procurar uma mosca de olho azul", ironiza um vendedor. "Mas é um carro de pegada esportiva. Faço questão do câmbio manual. Não tem jeito?", retrucamos. "Até tem, mas não tenho como garantir quando você vai receber o carro. Chutaria, no mínimo, uns quatro meses", responde o revendedor, um dos poucos encontrados pela reportagem que se disponibilizou a encomendar o modelo.
Segundo o funcionário, o veículo com câmbio manual é pouco pedido e, por conta das restritas cotas de importação (o Fusca é fabricado no México), a VW não prioriza a vinda do modelo. "É como se eu tivesse de pedir para fabricar um carro exclusivamente para você", explica.
Entre as sete lojas consultadas, este vendedor de São Paulo foi o único que topou levar a negociação do hatch mecânico adiante. O preço dado por ele foi de R$ 99.990, para um modelo equipado com ar-condicionado digital, volante multifuncional e teto solar panorâmico. Nesta configuração, segundo o site da Volks, o Fusca deveria sair por R$ 85.788. O sobrepreço foi de altíssimos R$ 14.202.


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: