29 de jun. de 2013

F-1:Ricciardo marca melhor grid da STR desde pole de Vettel; veja declarações

Pilotos comentam a tomada de tempos em Silverstone, para o GP da Inglaterra, 8º etapa da temporada

Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, em Silverstone (Foto: Divulgação)Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, em Silverstone (Foto: Divulgação)

TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 5º (1min30s757)
Jean-Éric Vergne: 12º (1min31s785)
Daniel Ricciardo apresentou bom desempenho durante o classificatório e conquistou uma sexta posição no grid. Com a punição aplicada a Paul di Resta, o australiano subiu para quinto, a melhor posição de largada da Toro Rosso desde a pole position de Sebastian Vettel no GP da Itália de 2008. O piloto exaltou o resultado, mas afirmou que está focando para fazer uma boa corrida no domingo, para conquistar o máximo de pontos possível.

“Vindo de algumas corridas ruins, esperava vir forte aqui e estava mais motivado do que nunca. Entretanto, se me dissessem que eu seria sexto esta tarde [ele subiu para quinto depois da punição de Paul di Resta], eu ficaria surpreso. Ficamos muito próximos de [Paul] Di Resta em quinto, mas podemos ficar felizes com esta posição. Agora estou me concentrando para a corrida, onde espero conseguir muitos pontos. Gosto de pensar que sou capaz de terminar ao menos na mesma posição que estou largando. Aqui é uma pista única, e os pneus serão decisivos amanhã”.
Seu colega de equipe, Jean-Éric Vergne, não conseguiu ter tão bom resultado. Com isso em vista, o francês lamentou, mas concordou com seu companheiro, dizendo que o importante é o resultado deste domingo.
“Cometi um erro na minha volta rápida durante o Q2 e isso explica o fato de que fiquei muito desapontado com isso, já que perdi minha chance de ir para a última sessão da tomada de tempos, que era totalmente possível. De qualquer maneira, não estou procurando por desculpas. O carro trabalhou bem, assim como em todo final de semana, então agora preciso me concentrar para a corrida de amanhã. Acredito que podemos fazer uma boa prova e trazer bons pontos para casa”, afirmou.
MERCEDES
Lewis Hamilton: 1ª (1min29s607)
Nico Rosberg: 2º (1min30s059)
Sobrando na parte final do Q3, Lewis Hamilton conquistou a pole position de forma tranquila. Ao analisar seu desempenho durante o sábado, o inglês exaltou o resultado, pontuando a alegria de ser em sua “casa”, mas admitiu: “Será difícil segurar Vettel amanhã“.
Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, se junto à comemoração, mas reconheceu o incrível trabalho que o inglês fez ao instalar seu giro mais veloz deste sábado. Ele ainda completou dizendo que espera uma grande corrida para a Mercedes.
“Um resultado incrível para o time hoje, e é fantástico ver o tamanho do progresso que fizemos desde o ano passado. O sentimento de confiança de que nosso carro será rápido na tomada de tempos é fenomenal, e adoro ir para uma corrida sabendo que nós temos uma chance ao partir de uma posição sólida no grid. A equipe tem feito um grande trabalho, e nós estamos mantendo esse desenvolvimento, então só tenho que agradecer a todos. Minha volta foi boa, e sair da frente é ótimo, mas o trabalho de Lewis foi sensacional. Espero que tenhamos melhorado nosso ritmo de corrida, tudo será em como manter os pneus. Estou confiante que conseguiremos um bom resultado”, disse o alemão.
RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min30s211)
Mark Webber: 4 º (1min30s220)
Marcando o terceiro melhor tempo, Sebastian Vettel chegou a comemorar sua posição, mas se viu totalmente surpreendido com o ritmo do pole Hamilton. Ao comentar sobre o inglês, o alemão chegou a brincar: “Ou Lewis achou um atalho, ou tinha algo especial por aqui”.
Mesmo largando ao lado de seu companheiro na segunda fila, Mark Webber mostrou frustração ao ser superado por tão pouco pelo alemão. “Nós estávamos na briga contra a Mercedes para tentar sair da primeira fila, mas eles estavam em um nível totalmente diferente, assim como nas últimas etapas. E foi frustrante ser superado por Vettel no final por 0s01, foi bem apertado. Eu fiquei feliz com a primeira parte da minha volta, mas poderia ter feito melhor no último setor. Nós temos um bom equilíbrio para a classificação e bom ritmo de corrida, em termos de onde estamos priorizando as coisas. Deve ser uma prova interessante, onde podemos conquistar um bom resultado”.
Em Silverstone, Mark Webber está iniciando sua contagem regressiva como piloto da F1
Em Silverstone, Mark Webber está iniciando sua contagem regressiva como piloto da F1
FORCE INDIA
Paul di Resta: 22º (sem tempo)*
Adrian Sutil: 6º (1min30s908)

Extasiado com a colocação final de largada, Paul di Resta comemora sair junto com os times grandes do grid. “Estou na lua com o resultado dos treinos cronometrados e creio que o time inteiro pode se sentir bastante satisfeito. As atividades da manhã foram um pouco complicadas então é ótimo vir aqui e terminar atrás apenas de duas Mercedes e duas Red Bull. Irei dormir bem esta noite e esperar que possamos ter uma forte prova, e ir para casa com muitos pontos”, ressalta o piloto.
Adrian Sutil também se vê satisfeito com o resultado, mas mantém o foco no domingo, que é quando realmente importa, de acordo com suas palavras. “Meu resultado final é ótimo. O carro não estava fácil de pilotar esta manhã, mas fizemos algumas mudanças antes do classificatório e encontramos mais velocidade a cada sessão. Se fizermos nossa lição de casa essa noite, então teremos uma ótima corrida amanhã. Ainda existem alguns pontos que precisamos entender sobre os pneus, mas me sinto confortável com ambos os compostos. Me sinto feliz com meu desempenho, mas temos que nos focar no amanhã, que é o que realmente importa”, afirma o alemão.
*Foi desclassificado da sessão porque que seu carro ficou abaixo do peso
LOTUS
Romain Grosjean: 7º (1min30s955)
Kimi Raikkonen: 8º (1min30s962)
Romain Grosjean chegou a exaltar seu resultado, mas criticou o comportamento dos pneus, apontando a diferença entre o desempenho entre os treinos e pontuando a importância deles para a corrida. “Embora estivesse competitivo com os pneus duros no início da tomada de tempos, não fomos tão velozes com os médios, não sei se é o clima ou algo deste tipo, mas não fomos muito bem com eles como durante a manhã de hoje, o que significa que não conseguiríamos resultado melhor. Estamos indo na direção certa, mas os pneus ainda são um ponto decisivo. Mas no geral, fiquei satisfeito com meu desempenho”, comentou o piloto.
Kimi Raikkonen analisou a dificuldade na tomada de tempos, mas mantem o discurso positivo de que o desempenho de domingo da Lotus sempre supera o dia anterior. “Foi um classificatório apertado, então acredito que tiramos o máximo de nosso carro. Não é exatamente o que queríamos, pois queríamos estar mais na frente do grid, mas é o que temos. Iremos para a corrida com o desejo de conquistar um melhor resultado. Felizmente é o que acontece para nós, e espero que se repita amanhã”, afirmou.
FERRARI
Fernando Alonso: 9º (1min30s979)
Felipe Massa: 11º (1min31s779)
Fernando Alonso não demonstrou nenhuma satisfação com sua pior posição de largada na temporada. Mesmo assim, o bicampeão mundial tentou manter um discurso ponderado ao avaliar o resultado. “Precisamos melhorar. Temos que manter a calma mais do que nunca, agora que as coisas não estão indo bem. Assim como, quando as coisas vão bem, não podemos ficar muito empolgados”, relativizou.
O acidente de sexta-feira cortou um tempo precioso de pista de Felipe Massa, que admitiu ter sido prejudicado por esse fato. “Acho que eu tenho um carro competitivo. Ele não está tão competitivo quanto foi nas últimas corridas, mas vamos ver. Tem que mudar alguma condição, temperatura, alguma coisa, para nosso carro ser competitivo amanhã”, comentou.
McLAREN
Jenson Button: 10º (1min31s649)
Sergio Pérez: 13º (1min32s082)
Mesmo tendo ficado fora da fase final por apenas uma posição, Jenson Button acha que conquistou um resultado melhor do que suas próprias expectativas na classificação deste sábado em Silverstone. “Estou acima do que esperávamos. Está muito difícil. Mexemos em algumas coisas para a classificação e, em vez de estarmos a 1s5 dos carros mais rápidos, agora estamos a um segundo. Nunca ficamos contentes com um 11º lugar, mas acho que, mesmo que tivéssemos ido ao Q3, acabaríamos ficando em décimo”, disse o inglês, que herdou exatamente esse posto, graças às punição sofrida por Paul di Resta.
Jenson Button, da McLaren, em Silverstone
Jenson Button, da McLaren, em Silverstone
Segundo Sergio Pérez, um furo de pneu no terceiro treino livre provocou danos no assoalho de seu MP4-28, forçando o time a trocar a peça por uma versão mais antiga. Isso ajudaria a explicar os quatro décimos de desvantagem para seu companheiro no Q2, junto com outros infortúnios. “Eu sofri um pouco para aquecer meus pneus e perdi temperatura quando fui chamado para a pesagem da FIA. Demos azar durante o dia inteiro. Mesmo assim, estamos um pouco mais próximos [dos líderes] do que ontem. Mesmo que isso não seja aparente, conseguimos algumas evoluções e acho que tínhamos potencial para ir ao Q3, se tivéssemos tido um pouco mais de sorte”, considerou.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 14º (1min32s211)
Esteban Gutiérrez: 17º (1min32s666)
Nico Hulkenberg lamentou sua posição final do grid de largada, e ressaltou a falta de resultados e dificuldades de dirigir o carro da equipe. “Infelizmente minha posição é uma realidade. Foi mais ou menos o melhor que tinha para hoje. O carro estava difícil de dirigir, especialmente em alta velocidade com um pouco de velocidade, ele ficou muito sensível. Simplesmente não fomos rápidos o suficiente. Claro, tudo pode acontecer amanhã, e um pouco de chuva inglesa pode nos ajudar. Mas acredito que pontuar será difícil, então mais uma vez você nunca deve dizer nunca”, lastimou.
Apesar de sair da parte de trás do pelotão, Esteban Gutiérrez mostrou otimismo com seu resultado, mas pontuou a falta de velocidade que seu monoposto apresenta no traçado. “Comparando com as sessões de ontem, acredito que demos um passo à frente, mas é complicado porque nos encontramos em uma posição onde tudo está no limite. Qualquer coisa que fizermos lá irá nos comprometer, o que é desafiador. Acredito que fiz o meu melhor no geral, mas ainda não foi veloz o suficiente. Isso é algo que precisamos analisar e ver como podemos melhorar”.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 15º (1min32s359)
Valtteri Bottas: 16º (1min32s664)
O venezuelano Pastor Maldonado lamentou o resultado final deste sábado, mas afirmou que espera poder estar competitivo com as equipes do fim do pelotão para a etapa inglesa. “Esperávamos ficar um pouco mais próximos do top-10 hoje, mas lutamos para conseguir fazer o carro funcionar bem por ao menos uma volta. Com sorte amanhã trabalharemos em nosso ritmo de corrida e lutaremos com os times a nossa volta para subir algumas posições. Precisamos continuar fazendo progressos como time porque não estamos onde gostaríamos, mas corrida por corrida diminuímos a diferença”, disse o piloto.
Valtteri Bottas criticou a falta de ritmo da Williams, e reconheceu que ainda existem pontos para mudar no monoposto da equipe. Não demos sorte ao perder o Q2 hoje já que estava tão próximo ao meu companheiro e ambos quase conseguiram passar. Sempre existem coisas que você pode melhorar em uma volta, mas não tínhamos o ritmo para entrar entre os dez mais rápidos, então precisamos fazer o possível para chegar cada vez mais próximo. Iremos observar nossa estratégia e tentar  nosso máximo para a corrida”.
Nico Hulkenberg levanta poeira durante a classificação do GP da Inglaterra
Nico Hulkenberg levanta poeira durante a classificação do GP da Inglaterra
CATERHAM
Charles Pic: 18º (1min33s866)
Giedo van der Garde: 21º (1min35s481)**
Charles Pic mostrou bastante empolgação com a posição final que conquistou durante a parte da tarde de hoje, e afirmou que tem um bom carro para conseguir bater os times pequenos do grid. “A volta final no classificatório foi uma das minhas melhores no ano, então estou muito satisfeito em como as coisas andaram hoje. Fizemos algum progresso durante a manhã com o equilíbrio do carro, e terminar na frente das Marussias foi algo que procuramos hoje. Muda de corrida para corrida, mas acredito que temos um ritmo melhor do que de nossas adversárias neste final de semana”
Assim como seu colega de equipe, Giedo van der Garde se mostrou contente com os resultados que alcançou durante este sábado, e mostra empolgação para o domingo. “Foi um dia interessante, já que corremos diferente do normal na última sessão de treinos livres, e então decidimos fazer apenas uma volta na tomada de tempos. Acredito que estamos em uma ótima forma agora e após todo o trabalho que realizamos hoje, a degradação dos pneus parece bastante manuseável, mesmo com as condições do traçado mudando. Acredito que temos um bom ajuste para a corrida, então veremos o que acontece”.
** Punido em cinco posições no grid por provocar um acidente no GP do Canadá.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 19º (1min34s108)
Max Chilton: 20º (1min35s858)
Jules Bianchi disse ainda existe muitos ajustes para que o carro de sua equipe se torne competitivo para seus adversários amanhã. “É bom ter uma Caterham atrás de nós, mas é igualmente ruim ter uma à frente. No curto espaço de tempo que tivemos para trabalhar nosso ajuste para situações secas, acredito que ainda não estamos lá, então passaremos o tempo que temos para estudar o que será o melhor para amanhã”.
Max Chilton exaltou o desempenho final de sua Marussia, e comentou que o foco principal é se manter no ritmo que apresentou durante os treinos da sexta-feira. “Hoje foi um dia desafiador. Tínhamos algum trabalho para fazer nessa manha para tentar encontrar o equilíbrio certo, e parece que demos um bom passo adiante, mas todos também deram. Ainda temos alguns ajustes para fazer, mas nosso ritmo ontem parecia promissor, então é nisso que iremos nos focar agora. Faremos o que pudermos para uma boa prova amanhã”.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: