21 de jun. de 2013

F-1:FIA repreende Mercedes e Pirelli por teste secreto em Barcelona

Tribunal repreende conduta das fabricantes, mas não aplica punições mais graves; equipe é suspensa de sessão para jovens pilotos em Silverstone

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Montreal (Foto: Beto Issa/Tazio)

Por meio de nota oficial, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou na manhã desta sexta-feira seu veredito sobre o teste secreto realizado por Mercedes e Pirelli após o GP da Espanha, em Barcelona, no mês passado.

Após audiência que durou sete horas, a Mercedes recebeu reprimenda por utilizar um carro de 2013 na sessão e foi suspensa do teste para jovens pilotos em Silverstone. A Pirelli também escapou de punições mais graves e só recebeu admoestação.

Durante a sessão, o júri, formado por Edwin Glasgow, Christy Harris, Patrick Raedersdorf e Anthony Scott-Andrews, ouviu argumentos de que o teste havia trazido “má reputação” ao esporte.
Nos momentos finais, o representante legal da Mercedes, Paul Harris, sugeriu ao tribunal a reprimenda e a suspensão do teste de jovens pilotos como penas adequadas em caso de a Mercedes ser considerada culpada.
“[O teste de jovens pilotos] é uma sessão de três dias em que os times têm total controle sobre o carro e os pneus. Se estivermos neste território, então deixemos ao Tribunal impor exclusões do evento sob jurisdição da FIA”, declarou o causídico, que teve o pedido aprovado.
No início da audiência, iniciada na tarde da última quinta-feira, a promotoria do Tribunal negou que a FIA tivesse concedido autorização à Mercedes realizar o teste. Sustentou, entretanto, que não havia como provar qualquer vantagem conferida à equipe germânica a partir da atividade.
A audiência no Tribunal Internacional da FIA (AP Photo/Michel Euler, Pool)
A audiência no Tribunal Internacional da FIA (AP Photo/Michel Euler, Pool)
A Mercedes, por sua vez, continuou a alegar que recebeu aval da FIA para correr em Barcelona e mencionou como prova disso uma troca de e-mails entre o chefe Ross Brawn, o diretor de provas Charlie Whiting e o advogado da entidade Sébastien Bernard.
Também reiterou que a Ferrari deveria ser punida, pois utilizou um carro de 2011 num teste três semanas antes da sessão na Catalunha – na visão alemã, o modelo de dois anos atrás é bem semelhante aos adotados no atual campeonato.
Curiosamente, os custos do caso serão divididos entre Mercedes, Pirelli e FIA. O teste para jovens pilotos está marcado para os dias 17, 18 e 19, em Silverstone. Sam Bird (GP2) e Daniel Juncadella (DTM) estavam cotados para correr com a Mercedes.
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