8 de mai. de 2013

Veja dicas para os pneus de seu carro

Fotos: Divulgação
Veja dicas para os pneus de seu carro

Assim como o solado dos nossos sapatos que vão se deteriorando conforme andamos, os pneus de nossos carros também acabam se desgastando durante os diversos percursos por variados tipos de terreno. Além do prazo de validade normal da borracha, alguns outros fatores podem favorecer o estrago desses pneus, como por exemplo uma falha nas rodas.

1. Profundidade da banda de rodagem

 A banda de rodagem de um pneu  não deve ser inferior a 1,6 milímetros de profundidade.  Se você dirige regularmente em uma pista suave e molhada, os pneus devem ter o dobro desse número. Uma maneira de verificar isso é utilizar uma pequena moeda entre os sulcos. Se conseguir enxergar um quarto do objeto, isso significa uma troca de pneus, imediatamente.


 
2. Use barras indicadoras


Atualmente alguns pneus novos trazem um sistema conhecido como barras indicadoras de uso. No início a marca parece invisível, mas com o desgaste dos pneus, ela começa a ser vista. É o momento para a troca.




3. Rachaduras na parede lateral

Nem todos os pneus tem problemas apenas na parte que toca o chão. Eles também podem aparecer nas paredes laterais. Uma dica é procurar traços ou cortes na parede, eles são evidentes a olho nu .



4. Bolhas no pneu


Por vezes, a superfície de um pneu começa a enfraquecer. O resultado pode ser solavancos ou bolhas, que se estendem ao longo da borracha. Estas também são fáceis de notar a olho nu e caso aconteça, é hora de trocar os pneus com urgência.



5- Vibrações e terrenos desfavoráveis


Uma certa quantidade de vibração é inevitável ao dirigir, especialmente em estradas com um terreno desfavorável, mas depois de andar por um tempo você percebe o quanto a vibração é "normal" e pergunta-se se a causa pode ser alinhamento, balanceamento ou suspensão. Mas também pode indicar que há algo de errado dentro de um pneu. Caso isso ocorra e o problema não for perceptível a olho nu, está na hora de uma revisão completa do veículo.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: