8 de mai. de 2013

Teste: Acura ILX 2.0 – Tentação da ostentação

Fotos: Divulgação
Teste: Acura ILX 2.0 – Tentação da ostentação
A caminho do Brasil, Acura ILX é avaliado no México e revela apelo mais estético do que dinâmico
 
O Brasil é a “bola da vez” do segmento premium. O crescimento do mercado brasileiro e a mudança de comportamento do consumidor fizeram com que algumas das marcas mais importantes setor despertassem o interesse no país – a Lexus chegou no ano passado, a também japonesa Infiniti chega em 2014 e a alemã BMW vai erguer uma fábrica em Santa Catarina, com produção prevista para iniciar no ano que vem. E a Acura, divisão de luxo da Honda, também está entre as fabricantes com chegada agendada para o país. Durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, o presidente da empresa confirmou para 2015 o início das operações. Entre os modelos que ganharão as ruas brasileiras, está o ILX, sedã de entrada que aposta no design e no recheio tecnológico.
 
O ILX utiliza a plataforma do Honda Civic. Para diferenciar o design, a Acura apostou nos vincos como solução. O capô é marcado por linhas que partem das extremidades do para-brisa e vão até a grade frontal, em uma forma que lembra a letra “V”. Um outro vinco divide a peça simetricamente ao meio. Nas laterais, a tendência se mantém, com um traçado marcante que se inicia nas pronunciadas caixas de roda dianteiras e segue uma trajetória ascendente em direção às portas traseiras. Atrás, o recorte reto da tampa do porta-malas contrasta com as curvas e o relevo do para-choques.



No interior do ILX, os detalhes chamam a atenção. Os bancos dianteiros – revestidos em couro e com ajustes elétricos – são delimitados por um amplo console central. O painel mistura retas e curvas para produzir aspecto de sofisticação. No topo da peça, a tela da central multimídia i-MID. A versão testada, equipada com o chamado “Technology Package”, oferece ainda um sistema de som com HD de 15Gb, conectividade Bluetooth, envio de SMS e navegador com comandos de voz. 
Sob o capô, um motor transversal de 2.0 16V, que gera 150 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 14,2 kgfm, entregues na faixa dos 4.300 giros. O propulsor é acoplado a uma transmissão automática de cinco velocidades. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira é do tipo multilink, ambas com barras estabilizadoras. O sedã vem com controles de estabilidade e tração, freios ABS e rodas de liga leve de 17 polegadas.



A Acura é uma das marcas mais jovens da indústria automotiva. A divisão de luxo da Honda foi criada em 1986, com foco nos mercados da América do Norte, e serviu de resposta das fabricantes às rivais locais Lexus, da Toyota e Infiniti, da Nissan. Em meados da década passada, começou a apontar para os mercados emergentes. Chegou ao México em 2004 e, seis anos depois, começou a operar na China.
O ILX está entre os modelos Acura que serão vendidos no mercado brasileiro a partir de 2015. Os preços, no entanto, ainda não são conhecidos. No México, a versão testada custa 439.900 pesos, o equivalente a R$ 73 mil. Nos Estados Unidos, o modelo sai por US$ 31.400, algo próximo dos R$ 63 mil.

 
Impressões ao dirigir
 
Sintonia com as elites

 
Cidade do México/México – Ao entrar na cabine do Acura ILX é que nota-se realmente estar em um carro premium. Os bons materiais estão presentes em todo o veículo. O contraste se dá somente com os instrumentos bastante simplórios. Porém, se falta emoção, sobra funcionalidade. Outra coisa que também não falta é conforto. A suspensão é bem ajustada e o sedã oferece bom isolamento acústico.
 
Nas condições de tráfego urbano, o desempenho é bastante consistente, resultado do bom escalonamento da transmissão automática e da relação justa entre peso e potência. A assistência elétrica à direção é bastante perceptível, o que às vezes é um problema, já que deixa o controle demasiadamente leve. 
 
Em áreas sinuosas, onde se exige que o motor trabalhe em baixos giros, o carro não é o mais adequado e apresenta alguma morosidade nas reações. Já em rotações mais altas, o comportamento é mais que satisfatório. O ILX tem muitas características de carro premium. Mas não é difícil entender que sua função é mesmo impactar muito mais pela presença do que pelo desempenho.

 
Ficha técnica
Acura ILX 2.0 2013
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.997 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automático cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 150 a 6.300 rpm.
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,2 segundos.
Velocidade máxima: 190 km/h.
Torque máximo: 19,3 kgfm a 4.300.
Diâmetro e curso: 81,0 mm X 96,9 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink com barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Oferece ABS.
Pneus: 215/45 R17.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,55 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,42 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.352 kg.
Capacidade do porta-malas: 350 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Indiana, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série:  Ar-condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com regulagem elétrica, direção assistida eletronicamente, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, cruise control, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, faróis de xenônio e sistema de entretenimento i-Mid com tela de 5 polegadas.
Preço no México: 439.900 pesos, o equivalente a R$ 73 mil
Preço nos Estados Unidos: US$ 31.400, o equivalente a R$ 63 mil


 

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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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