A caminho do Brasil, Acura ILX é avaliado no México e revela apelo mais estético do que dinâmico
O Brasil é a “bola da vez” do segmento
premium. O crescimento do mercado brasileiro e a mudança de
comportamento do consumidor fizeram com que algumas das marcas mais
importantes setor despertassem o interesse no país – a Lexus chegou no
ano passado, a também japonesa Infiniti chega em 2014 e a alemã BMW vai
erguer uma fábrica em Santa Catarina, com produção prevista para iniciar
no ano que vem. E a Acura, divisão de luxo da Honda, também está entre
as fabricantes com chegada agendada para o país. Durante o último Salão
do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, o presidente da
empresa confirmou para 2015 o início das operações. Entre os modelos que
ganharão as ruas brasileiras, está o ILX, sedã de entrada que aposta no
design e no recheio tecnológico.
O ILX utiliza a plataforma do Honda
Civic. Para diferenciar o design, a Acura apostou nos vincos como
solução. O capô é marcado por linhas que partem das extremidades do
para-brisa e vão até a grade frontal, em uma forma que lembra a letra
“V”. Um outro vinco divide a peça simetricamente ao meio. Nas laterais, a
tendência se mantém, com um traçado marcante que se inicia nas
pronunciadas caixas de roda dianteiras e segue uma trajetória ascendente
em direção às portas traseiras. Atrás, o recorte reto da tampa do
porta-malas contrasta com as curvas e o relevo do para-choques.
No interior do ILX, os detalhes chamam
a atenção. Os bancos dianteiros – revestidos em couro e com ajustes
elétricos – são delimitados por um amplo console central. O painel
mistura retas e curvas para produzir aspecto de sofisticação. No topo da
peça, a tela da central multimídia i-MID. A versão testada, equipada
com o chamado “Technology Package”, oferece ainda um sistema de som com
HD de 15Gb, conectividade Bluetooth, envio de SMS e navegador com
comandos de voz.
Sob o capô, um motor transversal de
2.0 16V, que gera 150 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 14,2 kgfm,
entregues na faixa dos 4.300 giros. O propulsor é acoplado a uma
transmissão automática de cinco velocidades. A suspensão dianteira é
McPherson e a traseira é do tipo multilink, ambas com barras
estabilizadoras. O sedã vem com controles de estabilidade e tração,
freios ABS e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A Acura é uma das marcas mais jovens
da indústria automotiva. A divisão de luxo da Honda foi criada em 1986,
com foco nos mercados da América do Norte, e serviu de resposta das
fabricantes às rivais locais Lexus, da Toyota e Infiniti, da Nissan. Em
meados da década passada, começou a apontar para os mercados emergentes.
Chegou ao México em 2004 e, seis anos depois, começou a operar na
China.
O ILX está entre os modelos Acura que
serão vendidos no mercado brasileiro a partir de 2015. Os preços, no
entanto, ainda não são conhecidos. No México, a versão testada custa
439.900 pesos, o equivalente a R$ 73 mil. Nos Estados Unidos, o modelo
sai por US$ 31.400, algo próximo dos R$ 63 mil.
Impressões ao dirigir
Sintonia com as elites
Cidade do México/México –
Ao entrar na cabine do Acura ILX é que nota-se realmente estar em um
carro premium. Os bons materiais estão presentes em todo o veículo. O
contraste se dá somente com os instrumentos bastante simplórios. Porém,
se falta emoção, sobra funcionalidade. Outra coisa que também não falta é
conforto. A suspensão é bem ajustada e o sedã oferece bom isolamento
acústico.
Nas condições de tráfego urbano, o
desempenho é bastante consistente, resultado do bom escalonamento da
transmissão automática e da relação justa entre peso e potência. A
assistência elétrica à direção é bastante perceptível, o que às vezes é
um problema, já que deixa o controle demasiadamente leve.
Em áreas sinuosas, onde se exige que o
motor trabalhe em baixos giros, o carro não é o mais adequado e
apresenta alguma morosidade nas reações. Já em rotações mais altas, o
comportamento é mais que satisfatório. O ILX tem muitas características
de carro premium. Mas não é difícil entender que sua função é mesmo
impactar muito mais pela presença do que pelo desempenho.
Ficha técnica
Acura ILX 2.0 2013
Motor: A gasolina,
dianteiro, transversal, 1.997 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro
válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador
eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automático cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 150 a 6.300 rpm.
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,2 segundos.
Velocidade máxima: 190 km/h.
Torque máximo: 19,3 kgfm a 4.300.
Diâmetro e curso: 81,0 mm X 96,9 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira
independente do tipo multilink com barra estabilizadora. Oferece
controle de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Oferece ABS.
Pneus: 215/45 R17.
Carroceria: Sedã em
monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,55 metros de
comprimento, 1,79 metro de largura, 1,42 metro de altura e 2,67 metros
de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.352 kg.
Capacidade do porta-malas: 350 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Indiana, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado
digital dual zone, bancos dianteiros com regulagem elétrica, direção
assistida eletronicamente, coluna de direção com ajustes de altura e
profundidade, cruise control, trio elétrico, airbags frontais, laterais e
de cortina, ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, faróis de
xenônio e sistema de entretenimento i-Mid com tela de 5 polegadas.
Preço no México: 439.900 pesos, o equivalente a R$ 73 mil
Preço nos Estados Unidos: US$ 31.400, o equivalente a R$ 63 mil
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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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