Carros familiares representam uma importante fatia do mercado premium europeu. Por isso, uma marca voltada para consumidores mais ricos como a Jaguar não poderia deixar de investir em um segmento tão rentável como o de station. E quando apresentou o XF Sportbrake no ano passado, entrou na disputa contra rivais importantes, como o BMW Serie 5 Touring, o Audi A6 Avant e o Mercedes Classe E. Hoje, pouco mais de um ano após o lançamento, a perua já corresponde a cerca de 25% de todo o mix da linha XF.
A Jaguar se esforçou para deixar a station bem parecida com o sedã. Tanto que, do capô até a coluna central, a Sportbrake é absolutamente idêntica ao XF “convencional”. A frente tem aspecto agressivo, mas o perfil do carro foi a área mais trabalhada pelos designers da fabricante britânica. As linhas são angulosas e transmitem elegância. Um traço fluido segue pela lateral desde os faróis dianteiros até as lanternas traseiras, onde descreve uma trajetória como se envolvesse o carro de forma circular. O formato dos frisos cromados no contorno superior dos vidros completam o conjunto e criam a ilusão de que a linha do teto é mais baixa. Na traseira, uma peça cromada ocupa toda a largura da tampa do porta-malas amplia a sensação de estabilidade da station.
O interior costuma ser um dos destaques dos modelos da Jaguar. No caso do XF Sportbrake, a fabricante escolheu o couro como o material principal, presente em assentos, forros dos tetos, portas e também no painel. Tudo segue o padrão apresentado no XF sedã e remete ao requinte. No centro do console há uma tela sensível ao toque que controla o sistema de navegação, entretenimento e outras funções da station. Luzes em tom azul completam a decoração da cabine.
Apesar de manter a distância entre-eixos do sedã – 2,90 metros –, a Jaguar aproveitou para privilegiar o espaço interno, ponto importante para quem busca um carro familiar. O XF Sportbrake ganhou mais 4,8 cm na altura para os ocupantes dos bancos traseiros. Os assentos, por sua vez, são bipartidos e permitem ampliar o porta-malas de 550 para até 1.675 litros. A perua tem 4,96 m de comprimento e 2,07 m de largura. A altura é de 1,48 m.
O Jaguar XF Sportbrake tem duas opções de motores. Um 2.2 litros diesel que entrega de 163 cv a 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque a 2 mil rpm e um 3.0 V6 diesel biturbo de 240 cv ou 275 cv, nas verões DS e S, respectivamente. Ambos são acoplados a uma caixa automática de oito velocidades. O preço do XF Sportbrake começa em 43 mil euros, mas passa dos 70 mil euros caso seja carregado com todos os opcionais. O modelo avaliado contava com sistema “keyless” de partida, navegador GPS, sistema de som Meridian, conectividade Bluetooth, placas de fibra de carbono no interior, assistentes de estacionamento e de condução, que, somados, levaram o preço para 53 mil euros, algo como R$ 140 mil.
Primeiras impressões
Sob controle
Roma/Itália – Impossível entrar no Jaguar XF Sportbrake e não notar a qualidade dos materias utilizados. Desde os couros dos revestimentos aos mínimos detalhes nos arremates, não há nada fora do lugar. O conforto merece um capítulo à parte. Todos os passageiros acomodam-se com espaço de sobra para cabeça, ombros e pernas. O formato dos vidros privilegia a visibilidade em todas as direções.
Ligar o motor do Jaguar XF Sportbrake é uma surpresa bastante agradável. O 2.2 litros turbodiesel e seus 200 cv deixam o comportamento da perua bastante interessante, graças à agressiva - porém, dinâmica - entrega dos 45,8 kgfm de torque. Mesmo sendo esse o menor motor da gama, é fácil esquecer que se está atrás do volante de um carro familiar. Basta acionar levemente o acelerador que a resposta é instantânea. A transmissão automática de oito velocidades permite explorar todo o potencial do motor.
Houve tempo, ainda, para uma rápida avaliação da versão topo da gama, equipada com o V6 de 3.0 litros, com potência máxima de nada menos que 275 cv. O teste foi curto, em circuito fechado, mas o suficiente para sentir todo o vigor do propulsor, que levou a perua de zero a 100 km/k em 6,6 segundos.
De volta ao “pequeno” 2.2 litros, merece destaque o modo “Sport”, disponível em todas as versões, e selecionável a partir da alavanca de câmbio. O mecanismo aumenta a rigidez da suspensão, o que confere maior estabilidade e deixa o XF Sportbrake sob total controle do condutor, como deve ser um bom carro familiar.
Ficha técnica
Jaguar XF Sportbrake 2.2D
Motor: Diesel, dianteiro, transversal, 2.179 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção direta.
Transmissão: Câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 200 cv a 3.500 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,8 segundos.
Velocidade máxima: 214 km/h.
Torque máximo: 45,8 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 85,0 X 96,0. Taxa de compressão: 15,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo Double Wishbone com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink com barra estabilizadora.
Pneus: 245/45 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Station em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,96 metros de comprimento, 2,09 m de largura, 1,48 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.824 kg.
Capacidade do porta-malas: 550 litros com os bancos em posição normal.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Birmingham, Reino Unido.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, ABS, bancos de couro, start/stop, rodas de liga leve de 18 polegadas, acabamento interno em couro, volante multifuncional, sistema de entretenimento com tela central de 8 polegadas, ar-condicionado automático, computador de bordo, cruise control e faróis bixenôn com led.
Preço: 53 mil euros, o equivalente a R$ 139.300.
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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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