O Aston Martin Rapide é um grand tourer tão elegante que fica fácil esquecer que ele é um sedã. Pois é. Só que um cliente não estava satisfeito com a beleza do Rapide, e então os ingleses foram pedir ajuda aos italianos da Bertone para deixar o carro ainda mais atraente.
E o que os italianos fizeram? Um shooting brake, claro.
Em fevereiro vimos as projeções do Rapide Bertone Jet 2+2, inspirado no Jet 2, de 2004. Desnecessário dizer que adoramos a ideia — como não curtir uma perua da Aston Martin com motor V12 de seis litros e 477 cv?
O passo seguinte foi apresentar o conceito ao vivo no Salão de Genebra, onde a resposta do público foi muito positiva. O designer chefe do estúdio Bertone, Adrian Griffiths, contou ao TopGear.com que várias pessoas demonstraram interesse em comprá-lo.
Acontece que este carro já tem dono: seu nome é Barry Weir, colecionador de Aston Martin e piloto em ralis de clássicos. E foi ele quem teve a ideia de criar uma shooting brake do Rapide, como conta Griffith: “tivemos muita sorte por um cliente ter vindo até nós e feito este pedido tão específico. Seria mais difícil se fosse algo que não sentíssemos fazer justiça à Bertone ou à própria Aston Martin.” O carro marca os 60 anos da parceria entre o estúdio e a Aston, além dos 100 anos do fabricante.
A construção demorou cerca de três meses e meio, entre a concepção, sketches e projeções com qualidade fotográfica. Estas foram mostradas para a Aston, que deu o sinal verde para a criação do modelo em plaster — usando um sedã como base — e, finalmente, os moldes da carroceria. Então a equipe da Bertone moldou as chapas de metal artesanalmente.
O teto usa fibra de carbono, alumínio e vidro. Segundo o Top Gear a sensação é de amplidão e espaço — ao menos para a cabeça: o espaço para as pernas na traseira continua sendo o ponto fraco do carro. A razão para isto é que, ainda que a equipe da Bertone tenha sido instruída a ampliar o espaço, a principal ordem era manter a estrutura original tão inalterada quanto fosse possível.
Sendo assim, o peso do carro não quase não mudou — o Rapide Bertone Jet continua com cerca de 1.990 kg, o suficiente para conseguir ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e chegar aos 295 km/h.
A princípio o plano é entregar o carro do Sr. Barry Weir e… mais nada, afinal o homem também pagou pela exclusividade. No entanto, uma fonte do TopGear.com diz que há “discussões em andamento” a respeito do futuro deste carro — leia-se: uma série limitadíssima.
Agora, quanto este carro custou? Nem a Aston Martin, nem a Bertone revelam, mas especula-se que seja algo na casa dos £ 1,1 milhão, ou R$ 3,36 milhões.
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