Dirigente afirma que ele pediu à empresa que compostos não durassem mais que 50% das corridas
Bernie Ecclestone, que recentemente admitiu que a Pirelli teria exagerado na dose do desgaste de seus pneus,
resolveu agora defender a fornecedora. O dirigente afirmou que a atual
característica dos compostos faz com que os pilotos sejam obrigados a
planejar melhor suas corridas.
O inglês, chefe da empresa que detém os direitos comerciais da F1, explicou sua posição lembrando os tempos em que os carros da categoria sofriam mais quebras, o que precisava ser administrado pelos pilotos durante a prova.
“A cois mais fácil que a Pirelli poderia fazer eram pneus que durassem da primeira à última corrida temporada. Isso seria fácil, fácil. Eu pedi para a Pirelli que fizesse pneus que não durassem 50% da corrida, e isso é o que eles fizeram.”
“Nos tempos em que Niki [Lauda] corrida, sua principal preocupação era de cuidar da caixa de câmbio e dos freios, não dos pneus. Isso acabou e os pilotos não precisavam pensar sobre nada. Agora, eles têm que usar seus cérebros e começar a pensar em como vencer as corridas”, declarou Ecclestone ao site oficial da F1.
O próprio Lauda, citado pelo dirigente, afirmou que concorda em parte com a opinião, já que acredita que a Pirelli possa ter passado um pouco do limite aceitável. “Como um ex-piloto eu posso dizer que um máximo de três pitstops funciona. É isso. Se você tiver quatro paradas – e pneus que duram apenas quatro voltas – é a direção errada”, disse.
O inglês, chefe da empresa que detém os direitos comerciais da F1, explicou sua posição lembrando os tempos em que os carros da categoria sofriam mais quebras, o que precisava ser administrado pelos pilotos durante a prova.
“A cois mais fácil que a Pirelli poderia fazer eram pneus que durassem da primeira à última corrida temporada. Isso seria fácil, fácil. Eu pedi para a Pirelli que fizesse pneus que não durassem 50% da corrida, e isso é o que eles fizeram.”
“Nos tempos em que Niki [Lauda] corrida, sua principal preocupação era de cuidar da caixa de câmbio e dos freios, não dos pneus. Isso acabou e os pilotos não precisavam pensar sobre nada. Agora, eles têm que usar seus cérebros e começar a pensar em como vencer as corridas”, declarou Ecclestone ao site oficial da F1.
O próprio Lauda, citado pelo dirigente, afirmou que concorda em parte com a opinião, já que acredita que a Pirelli possa ter passado um pouco do limite aceitável. “Como um ex-piloto eu posso dizer que um máximo de três pitstops funciona. É isso. Se você tiver quatro paradas – e pneus que duram apenas quatro voltas – é a direção errada”, disse.
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