10 de abr. de 2013

Um Mercedes-Benz SLR McLaren para quem acha o SLS AMG muito mainstream


M3367S-4507

Antes de homenagear o 300SL “Asa de Gaivota” com seu supercarro com o SLS AMG, a Mercedes-Benz aproveitou que era dona de 40% do grupo McLaren e, com a ajuda deles, criou um supercarro que era um tributo aos carros de Fórmula 1 do passado e do presente: o SLR McLaren.
E um deles está à venda no Brasil. A maior inspiração do SLR McLaren é o 300 SLR Uhlenhaut — sim, aquele com os escapamentos laterais e que teve versões de corrida e de rua —, que por sua vez era um carro de Fórmula 1 modificado (0 Mercedes-Benz W196). O carro foi lançado em 2003, e a ideia era produzir 3.500 deles.
M3367S-4507
No entanto, dizem que a McLaren não estava plenamente satisfeita com o rumo que o projeto tomou — eles queriam um esportivo mais puro, enquanto a Mercedes preferiu andar pelo caminho seguro e fazer um GT confiável e prático (na medida do possível) para uso no dia-a-dia. Assim, foram produzidos pouco mais de 2000 SLR McLaren, entre cupês, roadsters e edições especiais limitadíssimas como o SLR Stirling Moss. Mas isto não quer dizer que o SLR McLaren não seja visceral. Pelo contrário: o visual industrial, com leves influências dos Mercedes do passado e um bico que parece o de um Fórmula 1 estilizado, o fazem parecer selvagem. O capô absurdamente longo, feito para acomodar o V8 de 5,4 litros com compressor mecânico atrás do eixo dianteiro (fazendo dele um carro com motor central dianteiro), dá a impressão de que o SLR McLaren é praticamente impossível de dirigir.
M3367S-4507
Ao entrar nele, uma surpresa: o interior até que é convencional, com couro vermelho e alumínio polido — um visual limpo que funciona muito bem, e que deve ajudar a tornar a experiência de acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos e continuar até 336 km/h (cortesia dos 626 cv e 79,5 mkgf de torque) bem menos assustadora. O câmbio é automático, de cinco marchas. O exemplar anunciado no Mercado Livre foi fabricado em 2006 e, segundo o anúncio, rodou 12 mil km — até que não é pouco para este que é mais um daqueles carros que — ao menos aqui no Brasil — raramente são usados para aquilo que foram concebidos. Mas quanto custa mesmo?
M3367S-4507
Para contextualizar: a marioria dos SLS AMG à venda na internet custa algo entre R$ 450 mil e R$ 700 mil. Naturalmente, o SLR McLaren, mais antigo, deverá custar um pouco menos, certo? Errado. Este carro está sendo oferecido por R$ 990 mil reais.
And on that bombshell, perguntamos: vale a pena?
Disponível no(a):

Nenhum comentário: