Caso você não saiba, a Google lançou recentemente um óculos de realidade aumentada chamado Google Glass. Ele nem chegou às lojas ainda, mas muita gente já o odiou e um Estado americano já proibiu seu uso por motoristas.
Tudo isso parece um pouco precipitado, mas esqueça por um minuto que você ficará com cara de cientista maluco e pense nas possibilidades. Eu pensei, e acho que eles podem ser um grande negócio para os fãs de carros. Veja só por quê.
Você poderá ter visão de raio-X ao consertar seu carro
Esta é a funcionalidade que estou mais empolgado para ver acontecer, e também aquela que já está em uso há mais tempo por sistemas anteriores. Em resumo, os óculos gerariam uma camada com o diagrama do motor no seu campo de visão. Assim, se você estiver olhando para o motor, você verá sobrepostas sobre ele os contornos e a localização das peças que normalmente seriam impossíveis de se ver.
Seria bem útil para encontrar e rastrear as diversas linhas (hidráulica, arrefecimento, combustível etc) e os chicotes elétricos. A Boeing usa esse tipo de coisa na fabricação de seus aviões desde a década de noventa. Além disso, com os carros híbridos e elétricos começando a se tornar populares, isso poderia salvar sua vida indicando as linhas de alta tensão antes que você encoste uma ferramenta nelas.
Na verdade, imagino que os manuais de manutenção se tornariam baixáveis, ou ainda um adesivo de identificação para reconhecimento automático do sistema para que ele se oriente sozinho e possa mapear tudo em sua localização correta.
Seria uma grande ajuda para mecânicos de garagem e entusiastas.
Eles podem te ajudar a dirigir com mais segurança
O Google Glass pode ser tão útil quanto os “head up displays” dos pilotos de caça. Dados como velocidade e nível de combustível podem ficar de modo não intrusivo em seu campo de visão, permitindo que você mantenha os olhos na estrada. O sistema de realidade aumentada pode ajudar a compensar a baixa visibilidade em condições adversas. Com a localização por GPS, dados de mapeamento e processamento das imagens das câmeras, a superfície e as dimensões/limites das vias podem ser exibidos no campo de visão do motorista, ajudando-o a manter-se na estrada sem o risco de invadir a contramão ou sair da pista.
Aplicativos dedicados poderiam ajudar a alertar motoristas sobre superfícies lisas ou congeladas. E eles poderiam ser integrados à rede de sensores do carro para alertar os motoristas sobre obstáculos e pontos cegos. Além disso, uma relação entre a velocidade do carro e os dados do ambiente pelo qual ele trafega podem gerar um indicador visual dinâmico de fatores como a distância de parada, ajudando os motoristas a tomar melhores decisões.
Pode te ajudar a pilotar melhor
Sabe quando você usa aquelas linhas de traçado ideal dos games como Gran Turismo? Elas indicam os pontos de tangência, de frenagem e de reaceleração, e poderiam ser geradas na vida real pelo Google Glass. Além disso, você poderia usar os mapas de pista para se preparar para a curva seguinte. Os óculos também poderiam informar tempos de volta, alertas sobre as bandeiras, informações de telemetria — tudo isso no campo de visão do piloto, que teria sua atenção 100% voltada à pista.
Você dificilmente irá se perder de novo
Já vivemos em uma época na qual é difícil se perder. É muito louco lembrar que nas primeiras viagens que fiz de carro eu só tinha um guia de ruas e cartões telefônicos. Ainda assim, por melhores que sejam os navegadores GPS modernos, seria muito melhor se todas as indicações fossem mostradas no campo de visão do motorista.
Esse tipo de alerta visual pode indicar a faixa correta para pegar a saída necessária por meio de linhas pontilhadas que você deve seguir. Fala sério: isso sim é um sistema de navegação.
Você terá ajuda na compra de um carro usado
Não foi um feature que ouvi muita gente falar a respeito, mas não há motivo para nao usar os dados e as informações de um carro específico ao procurar um modelo usado. Nesse caso os óculos podem te ajudar a identificar modificações, peças faltantes, áreas danificadas e vários outros quesitos essenciais na hora de comprar um carro usado.
Estamos vivendo uma época incrível, que tem potencial para ser um bom momento para ser fã de carros, apesar de alguns fatores contra. Tecnologias como estas podem melhorar e aperfeiçoar o ato de ter, dirigir e manter um carro. A tecnologia não é sempre relacionada a carros autônomos e o afastamento completo da mecânica e da dinâmica do carro. Às vezes ela pode te ajudar a apreciar tudo aquilo que mais te atrai aos carros com um pouco mais de eficiência.
Claro, será preciso bloquear filmes e textos e a navegação em sites quando o carro estiver em movimento, mas vamos ver como essa tecnologia pode nos ser útil antes de rejeitá-la completamente.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário