9 de mar. de 2013

WRC: Ogier lidera o Rali do México após 13 estágios disputados

Francês foi o mais rápido em oito percursos até aqui, abrindo substancial vantagem de 33 segundos sobre Mads Ostberg, o vice-líder

Sébastien Ogier, da Volkswagen, durante o Rali do México (Christian Palma/AP)Sébastien Ogier, da Volkswagen, durante o Rali do México (Christian Palma/AP)
 
Tentando buscar a segunda vitória consecutiva no Mundial de Rali (WRC) em 2013, o francês Sébastien Ogier dominou de forma categórica os 13 primeiros estágios do Rali do México, terceira etapa da temporada, realizados entre quinta e sexta-feira.

Nas duas primeiras especiais da competição, realizadas sobre o asfalto e com apenas 3,65 quilômetros de percurso, somadas, o competidor da Volkswagen já havia se dado bem, vencendo uma e abrindo três décimos de vantagem sobre Mads Ostberg, da M-Sport Ford, o segundo colocado.
Passando para a sexta, o francês começou a apresentar desempenho avassalador perante o norueguês nos terrenos de terra e cascalho, expandindo a liderança para 11s8 apóss os cinco trajetos da manhã, e para 29s4 passados os seis da tarde. À noite, Ogier ainda faturou as duas superespeciais de 2,21 quilômetros, fechando o dia com pomposos 33 segundos sobre Ostberg.

Ao todo, foram oito vitórias do Polo R nº. 8, contra quatro do Fiesta RS nº. 4 e uma de Thierry Neuville, que compete com outro Ford da equipe Qatar. Apesar do triunfo, o belga não conseguiu superar Mikko Hirvonen, piloto do time oficial da Citroen, em duelo pelo terceiro lugar. Após uma boa apresentação no trajeto de El Cubilete, Neuville chegou a ficar a 0s4 do finlandês, mas cometeu um erro em Las Minas e caiu para 24 segundos atrás, ainda em quarto.
Dani Sordo vem sofrendo para encontrar o ritmo ideal de seu Citroen DS3 e ocupa o quinto lugar, à frente do campeão de 2011 do Rali Dakar, Nasser Al-Attiyah, companheiro de equipq de Neuville. Enquanto isso, o colega de Ogier na Volks, Jari-Matti Latvala, deixou a disputa após andar 500 metros na sexta. O finlandês se chocou contra uma pedra no primeiro percurso matinal do dia, arrebentando a suspensão dianteira direita de seu carro.
O Rali do México terá a sequência da competição realizada neste sábado, com mais sete estágios, que totalizam pouco mais de 150 quilômetros de percursos cronometrados. A prova será encerrada com mais três etapas no domingo.
Rali do México – parcial após 13 estágios (dez primeiros):

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen) 1h57min46s9
2º. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 33s
3º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 42s
4º. Thierry Neuville (BEL/Qatar Ford) a 1min07s1
5º. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 2min40s1
6º. Nasser Al-Attiyah (QAT/Qatar Ford) a 3min24s1
7º. Ken Blcok (EUA/Hoonigan Ford) a 4min46s5
8º. Benito Guerra Jr. (MEX/CRT Citroen) a 6min03s4
9º. Martin Prokop (TCH/Jipocar Ford) a 6min25s4
10º. Chris Atkinson (AUS/Abu Dhabi Citroen) a 7min15s1

Disponível no(a):

Nenhum comentário: