28 de mar. de 2013

Teste: Volkswagen Fox 2014 - Mudanças de baixo impacto

Teste: Volkswagen Fox 2014 - Mudanças de baixo impacto
Volkswagen lança linha 2014 do Fox com diferenças mínimas

por Rodrigo Machado
Auto Press


Até meados de 2012, a Volkswagen não tinha do que reclamar das vendas do Fox. Em alguns meses conseguia até abiscoitar o posto de terceiro carro mais vendido do país. Hoje, a história é um pouco diferente. Uma nova leva de compactos mais modernos, capitaneada por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, chegou fazendo “barulho”.
E o Fox foi uma das vítimas. Em fevereiro, caíram as vendas e a posição no ranking – para sexto colocado. A lógica seria esperar uma resposta da Volkswagen. Só que as mudanças para a linha 2014 do Fox foram tão pouco efetivas que mais parecem refletir uma falta de capacidade de reação da montadora.

As principais alterações são nos escassos recursos tecnológicos do modelo. O Fox 2014 ganha a mesma “arquitetura eletrônica” introduzida no novo Gol no final do ano passado. Caso do sistema Eco Comfort, que dá “dicas/ordens” na tela do computador de bordo, “ensinando” como dirigir de maneira mais econômica. Outra “novidade” é o ESS, que pisca freneticamente as luzes de freio em frenagens brusca.



O nível de inovações apresentadas do Fox acabam denunciando, na verdade, como estava defasado. Por exemplo, o recurso que aciona a luz de seta três vezes caso seja feita uma meia-pressão na alavanca ou o para-brisa traseiro que se aciona automaticamente quando o dianteiro está ligado e a ré é engatada. O rádio é,de fato, uma novidade. Ele pode incorporar o sensor de estacionamento com auxílio gráfico, também introduzido na recente reestilização do Gol. O comutador dos faróis ganhou nova localização e o ABS, segundo a marca, ficou mais moderno. Já a linha de motores é mesma de sempre. O 1.0 recebe as mesmas atualizações que beneficiam o consumo e a oferta de torque em giros baixos. Ele rende 76/72 cv e 10,6/9,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol e gasolina. O 1.6 continua o mesmo. Ele gera 104/101 cv e 15,6/15,4 kgfm com os mesmos combustíveis.

As versões também foram realinhadas. Para seguir o nomenclatura internacional da marca, a configuração topo de linha abandona o nome Prime para adotar a designação Highline. A medida, por sinal, se estende a Gol e Voyage. Os preços mudaram ligeiramente para acompanhar as novas regras do retorno gradativo do IPI. O Fox básico parte de R$ 33.770 e atinge R$ 48.780 no Highline I-Motion. A versão Rock in Rio também foi ressuscitada na linha 2014. Ela vem apenas com motor 1.6, traz bancos e volante com costuras vermelhas, adesivos alusivos à versão e custa R$ 44.690. Já o CrossFox também foi alvo das mesmas parcas novidades do Fox “civil” e custa R$ 50.600 com o câmbio manual e R$ 53.390 com a transmissão automatizada. Mudanças pontuais demais para fazerem frente a uma concorrência de fato renovada.

Primeiras impressões


Quase nada

São José dos Pinhais/Paraná
– As poucas mudanças na linha 2014 do Volkswagen Fox parecem uma tentativa de fazer o carro voltar a aparecer. A lógica é simples: com tantas reais novidades no mercado, uma saída para criar uma espécie de mídia espontânea é reunir a imprensa e tratar das alterações como se fossem grandes introduções na linha. Algo que, de fato, não dá para acreditar. Do lado de fora, as únicas diferenças visíveis entre o novo e o antigo modelo são a nova nomenclatura das versões e as opcionais novas rodas de liga leve.

Por dentro, as novidades são maiores. Mas nada que impressione. Itens como o Eco Comfort, o novo botão dos faróis e o mecanismo que facilita o acionamento das setas para mudanças de faixa até melhoram a vida do motorista, porém, não mudam completamente a interação de homem e máquina. O novo rádio é mais interessante, com o sistema óptico de auxílio de estacionamento.

Ao menos, não aconteceram mudanças na mecânica do Fox. E isso é boa coisa. O hatch é bem acertado dinamicamente e responde com desenvoltura à entradas de curva mais animadas e à pisadas mais fundas no acelerador. Nem mesmo a carroceria alta faz o compacto perder o bom comportamento quando está diante de uma sequência de curvas. Bom acerto mecânico que merecia até uma “casca” mais convincente.



Ficha técnica

Volkswagen Fox 2014

Motor 1.0: Bicombustível, 999 cm³, dianteiro, tranversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 72 cv e 76 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol. Torque máximo: 9,7 kgfm e 10,6 kgfm a 3.850 rpm com gasolina e etanol. Diâmetro e curso: 67,1 X 70,6 mm. Taxa de compressão: 12,7:1.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7 e 14,1 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 158 e 160 km/h com gasolina e etanol.
Peso: 1.022 kg.
Motor 1.6: Bicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 101 cv e 104 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol. Torque máximo: 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol.
Diâmetro e curso:
76,5 X 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 e 10,5 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 183 e 184 km/h com gasolina e etanol.
Peso: 1.059 kg.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Oferece câmbio automatizado opcional. Tração dianteira.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira interdependente com braço longitudinal e molas helicoidais.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,82 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,54 m de altura e 2,47 m de distância entre-eixos.
Pneus: 195/55 R15.
Capacidade do porta-malas: 260 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Itens de série:
Versão 1.0 e 1.6: ABS, airbag duplo, conta-giros, direção hidráulica, pré-disposição para rádio, cintos dianteiros com pré-tensionador e faróis com máscara negra. Preços: R$ 33.770 (1.0) e R$ 37.470 (1.6). 1.6 com câmbio I-Motion
Preço:
R$ 40.260.
Opcionais: Frisos laterais na cor do veículo, grade dianteira pintada de preto, I-System, volante multifuncional, luzes de direção nos retrovisores, rádio/CD/MP3/USB/SD/Bluetooth, trio elétrico, banco traseiro corrediço e ar-condicionado.
Versão Highline (1.6): Adiciona ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro corrediço, trio elétrico, pedaleiras esportivas, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.
Preço: 45.990 (R$ 48.780 com câmbio I-Motion).
Opcionais: Rodas de liga leve de 15 polegadas, teto solar, revestimento parcial dos bancos, rádio/CD/MP3/USB/SD/Bluetooth, I-System, volante multifuncional, sensor de chuva e luminosidade e retrovisor interno eletrocrômico.






Disponível no(a):motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: