29 de mar. de 2013

Os 40 anos de tração integral da Subaru

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O famoso sistema de tração integral da Subaru já tem quatro décadas. Ao contrário do que se pensa, os primeiros Subaru com tração nas quatro rodas não eram carros de corrida turbinados brigando contra a neve, a lama, e os Mitsubishi Lancer, mas carros comuns precisando de mais aderência.

A companhia japonesa lançou a perua Leone com tração integral (opcional) em 1972, e desde então se mantém fiel ao sistema. Agora, vamos dar um passeio pelos acontecimentos mais importantes de quatro décadas mandando potência para as quatro rodas.

Subaru BRAT – 1978


Da perua veio o BRAT (acrônimo de Bi-drive Recreational All-terrain Transporter), que era basicamente uma picape do Leone com um motor 1.6 e depois um 1.8, ambos a gasolina. A versão americana tinha um par de assentos extras na caçamba para não pagar mais impostos. Isso resultou em algumas fatalidades, mas não incomodou o ex-presidente dos EUA Ronald Reagan, que teve uma de 1978 a 2008.

Subaru Leone Group A – 1980


O fundador da Subaru Tecnica International (STI) Noriyuki Koseki decidiu entrar no WRC com três versões do Leone. O cupê, o sedã DL e o RX Turbo de corrida só competiram em algumas provas em cada demporada, mas em 1986 eles eram os únicos a usar tração integral e um boxer 1.8 turbo.

Subaru Rex – 1983


Nos anos 80 a Subaru sacudiu o mercado dos kei-cars com o Rex 4WD, que na Europa foi chamado de Mini Jumbo, 600 e 700. Três meses depois de seu lançamento, o desempenho recebeu a ajuda de um turbo opcional para o motor de 544cm³. Se alguém já chegou a 125 km/h por ele, provavelmente usou tudo que o pequeno hatch tinha para dar.

Subaru Legacy – 1989


Depois de dar ao Rex tração integral e um diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro para melhorar a tração, a Subaru começou uma história de sucesso com o Legacy. A tração integral era opcional para toda a linha. O mais caro era o Legacy RS, com um boxer de 2 litros, turbo e 220 cv.

Subaru Vehicle X – 1991


O SVX (no japão e no game Gran Turismo, Alcyone) é fruto da ousadia da Subaru com a genialidade de Giorgetto Giugiaro. A primeira tentativa da Subaru de entrar no mercado de carros de luxo era bem impressionante por fora e muito avançado por dentro. Com o seis-cilindros de 3,3 litros produzindo 234 cv e 31,5 kgfm de torque, o sistema AWD tinha bastante potência para lidar. Algumas versões para o mercado japonês tinham até esterçamento nas quatro rodas. Não soa complicado – era complicado.

Subaru vence com Colin McRae – 1993


Embora o Leone tenha sido substituído pelo então novo Impreza em 1992, a Subaru ainda usava o Legacy como base para seus carros de corrida. Colin McRae venceu o Rali da Nova Zelândia com ele – a primeira vitória da marca no WRC. No ano seguinte, o Impreza preparado pela Prodrive se tornou a nova estrela dos estágios.

Compre seu STI – 1994


A Subaru introduz no mercado a marca ‘STI’ para carros de passeio em 1994. Isso eleva a posição dos modelos WRX. Nasce uma lenda, e o emblema c0r-de-rosa mostra que estes carros japoneses são verdadeiras máquinas de alto desempenho. Os primeiros STI eram séries limitadas, com motores de “250 cv” (na prática eram mais potentes).

Subaru vence o WRC – 1995


Com a ajuda da Prodrive, Colin Mcrae vence o campeonato de pilotos e construtores do WRC. O carro azul com rodas douradas e o número 555 (marcas de cigarros ainda eram permitidas na época) é lembrado como um dos melhores carros de rali já produzidos, pois a Subaru venceu três campeonatos seguidos com ele. Colin McRae deixou a Subaru em 1998 e foi para a Ford.

Subaru Forester – 1997


O Forester foi um dos primeiros crossovers do mercado mundial. Ele anda bem no asfalto, mas graças à altura elevada e tração integral  (que envia 50% do torque do motor para as rodas traseiras), vai melhor do que os concorrentes nas estradas de chão. Foi um sucesso instantâneo, assegurando a imagem da Subaru como um dos fabricantes mais avançados do Japão.

Segunda geração do Impreza – 2000


O novo Impreza é lançado. Se parece com um sapo, e as versões para o mercado japonês podem vir com um motor 1.5 e tração dianteira, mas ninguém liga para isso porque os motores boxer turbinados ainda estão disponíveis, com tração dianteira, versões WRX e STI, e até mesmo uma versão hatch bem prática. Richard Burns vence o WRC com um deles em 2001.

O WRX STI ainda é bem rápido – 2011


Os campeões de rali britânicos parecem se dar muito bem com os Subarus, então ninguém se surpreende quando Mark Higgins estabelece um novo recorde no todo-poderoso circuito de Isle of Man com um STI. 19 minutos e 37 segundos de concentração e vários cavalos gerados pelo turbo são necessários para conquistas desse tipo – mas é claro que uma das maiores finas da história também ajudou.

Subaru Impreza XV Crosstrek – 2012


Com exceção do BRZ, a Subaru continua oferecendo tração integral em todos os seus modelos. Um dos exemplos mais legais é o Subaru XV Crosstrek, que é mais focado no off-road sem a potência adicional de um WRX. É como um Forester, só que menor e mais laranja.


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