16 de mar. de 2013

Nationwide: Busch vence por 0s023 em Bristol; Piquet abandona

Campeão de 2009 suportou intensa pressão de Kyle Larson no fim da corrida, recebendo a bandeirada em meio a um toque entre ambos

Kyle Busch em disputa com Brad Keselowski, durante etapa de Bristol da Nationwide Series (Wade Payne/AP Photo)Kyle Busch em disputa com Brad Keselowski, durante etapa de Bristol da Nationwide Series (Wade Payne/AP Photo)
 
Usando toda a sua experiência na Nascar e, especialmente, no circuito de Bristol, onde já acumulava quatro vitórias só na Nationwide Series, Kyle Busch suportou a pressão do novato Kyle Larson e, com direito a toque e diferença de 23 milésimos na linha de chegada, conquistou sua segunda vitória na temporada 2013 da segunda divisão da Nascar.

O piloto da Joe Gibbs largou da 13ª posição para a quarta rodada do campeonato, e viu o pole Justin Allgaier liderar as primeiras 60 voltas de corrida. Na relargada da segunda bandeira amarela da tarde, provocada por uma rodada de Brad Sweet, Busch já ocupava o segundo lugar, e se aproveitou do vacilo de Trevor Bayne na negociação com retardatários para assumir a dianteira na volta 76.
O detentor do título de 2009 deixou a ponta após um pitstop ruim no decorrer da quinta amarela, sendo superado por Brad Keselowski e outros dois competidores. Quando o atual campeão da Sprint Cup foi tocado por Regan Smith na briga pela ponta, sofrendo um furo no pneu, foi a vez de Kevin Harvick virar o ponteiro, sendo perseguido sempre de perto pelo próprio Busch.

Foi novamente nas ultrapassagens em cima de retardatários que Kyle retomou a dianteira, sempre pressionado pelo próprio Harvick e por Larson, que vinha voando pelo oval de meia milha. A 44 voltas do fim, Jason White bateu sozinho no muro, gerando a oitava e última intervenção da corrida. Naquele momento, Harvick tomou a errônea decisão de reabastecer e trocar pneus, enquanto Busch e Larson ficaram na pista.
Os dois passaram a duelar pela ponta até o final, mas o veterano deu uma aula de pilotagem defensiva e não abriu espaço. Na saída da última curva, o estreante arriscou tudo ao enfiar seu Chevrolet Camaro #32 numa brecha por fora, e os dois chegaram a se tocar. Mas o piloto do #54 se segurou, ratificando o quinto triunfo no “Coliseu da Nascar”.
Nelsinho Piquet havia começado a prova em 19º, e ocupou o 20º lugar durante todo o primeiro terço das 300 voltas. No 105º giro, o brasileiro não conseguiu evitar uma forte batida com Jamie Dick, que estava rodado na pista, e viu a frente de seu carro ficar totalmente destruída. O motor de seu Camaro chegou até a pegar fogo, mas as chamas logo foram controladas pelos fiscais. Esta foi a primeira rodada em que o competidor da Turner-Scott não recebeu a bandeira quadriculada em 2013.
Sam Hornish Jr. cruzou a linha de chegada em quarto e manteve a liderança no campeonato, indo a 167 pontos. Ele agora tem 22 de vantagem para Justin Allgaier, que foi punido por excesso de velocidade nos pits e caiu para o fim do pelotão no meio da corrida, mas se recuperou até o oitavo lugar. Brian Scott, Regan Smith e Brian Vickers foram alçados ao top five do certame, beneficiados pelo abandono precoce de Elliott Sadler, que o fez despencar de terceiro para décimo na classificação geral. Piquet também caiu bastante, cinco posições, indo parar em 14º, com 103.
A quinta etapa da Nationwide Series será disputada no próximo sábado, no superspeedway de duas milhas de Fontana.
Etapa de Bristol – resultado final (dez primeiros):
1º. Kyle Busch (EUA/Joe Gibbs Toyota), 300 voltas
2º. Kyle Larson (EUA/Turner-Scott Chevrolet), a 0s023
3º. Brian Vickers (EUA/Joe Gibbs Toyota), a 3s323
4º. Sam Hornish Jr. (EUA/Penske Ford), a 4s208
5º. Kevin Harvick (EUA/Richard Childress Chevrolet), a 4s510
6º. Regan Smith (EUA/JR Chevrolet), a 6s017
7º. Chris Buescher (EUA/Roush Fenway Ford), a 7s350
8º. Justin Allgaier (EUA/Turner-Scott Chevrolet), a 7s676
9º. Parker Kligerman (EUA/Kyle Busch Toyota), a 7s676
10º. Brian Scott (EUA/Richard Childress Chevrolet), a 8s384

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: