Análise de mercado da JATO Dynamics mostra como as fabricantes europeias conviveram com a crise no último ano
A revista JATO Dynamics fez uma análise do mercado automotivo europeu em 2012. O resultado foi assustador, já que com a crise financeira que toma conta do continente desde 2008, a procura por carros novos caiu consideravelmente.
Para se ter uma ideia, no ano passado foram um milhão
de unidades a menos em relação a 2011, queda equivalente a 7,9%. De
acordo com a análise, o único mercado europeu fora dos cinco maiores que
não se saiu tão mal foi a Grã Bretanha, conseguindo fechar 2012 sem
queda nas vendas, em um comparativo com 2011. A revista JATO Dynamics fez uma análise do mercado automotivo europeu em 2012. O resultado foi assustador, já que com a crise financeira que toma conta do continente desde 2008, a procura por carros novos caiu consideravelmente.
Mesmo em tempos de crise para o mercado da Europa, a Volkswagen conseguiu manter o Golf como o carro mais vendido no velho continente em 2012. A fabricante alemã obteve a liderança nas vendas pelo quarto ano seguido, apesar de queda significativa de 11,1% no ano passado em relação ao ano retrasado. O segundo carro mais emplacado em 2012 na Europa foi o Ford Fiesta, mesmo com queda de 12,7% em relação a 2011, e o terceiro lugar ficou com o Volkswagen Polo, também com queda nas vendas sobre o ano anterior, 19,8%.
No mercado alemão, um dos mais populares do setor automotivo, houve queda de 16,4% nas vendas em 2012 em comparação ao ano anterior. Esse número equivale a 40 mil unidades. Porém, o país mantém a fama de potência no setor de automóveis, já que, mesmo em crise, montadoras alemãs figuram entre as que puderam comemorar alguma coisa no último ano. Como exemplo, Audi e Mercedes obtiveram, respectivamente, crescimento de 3,4% e 0,6% nas vendas sobre 2011. Já a Volkswagen, com queda de 4,4% nas vendas em 2012, segue como a marca mais popular na Europa.
Quem também deixou a desejar foram Itália, França e Espanha, apresentando quedas de 19,8%, 13,9% e 13,3%, respectivamente. Em disparado, quem mais sofreu com a crise em 2012 foram os mercados da Grécia e Portugal, que em relação a 2011, tiveram queda de 40,2% e 34,3%, respectivamente.
A Alemanha foi o país que mais vendeu ano passado, alcançando o número de 3.082,504 emplacamentos, seguida por Grã Bretanha e França, com 1.898,771 e 2.044,609, respectivamente.
Entre as marcas, a Volkswagen foi destaque obtendo 1.613,913 vendas, seguida da Ford, com 953.174 e Opel/Vauxhall, com 838.206.
Os modelos mais comprados foram o Volkswagen Golf, com 431.742 unidades, Ford Fiesta, com 306.405 e Volkswagen Polo, com 287.828.
Confira abaixo as tabelas com os comparativos feita pela JATO Dynamics:
MARCAS MAIS VENDIDAS
MODELOS MAIS VENDIDOS:Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário