Imagine um hatch compacto com toda a qualidade de construção, acabamento e conjunto mecânico de um bom sedã alemão. Se você for um conoisseur, talvez tenha pensado no Mercedes-Benz W201 Kompakt. E já avisamos: ele não foi construído por qualquer um.
Eberhard Schuls começou sua carreira projetando carros ao construir uma réplica de Ford GT40 em 1968, movido por um V8 Mercedes de 420 cv. Era o Isdera Erator, e a Mercedes gostou tanto que o contratou como designer, para que ele pudesse criar um sucessor para o fantástico supercarro com motor wankel, o C111. O resultado foi apresentado em 1978 como Mercedes CW311, um supercarro em forma de cunha com portas asa-de-gaivota, uma versão de 6.834 cm³ do monstruoso V8 M100, e o retrovisor do lado de fora do carro!
O protótipo de 380 cv até apareceu em um filme, mas quando a Mercedes decidiu cancelar o projeto, deixaram Schuls ficar com os direitos de sua criação. Depois de construir um carro de corrida (o Isdera Spyder), o CW311 renasceu em 1984como Isdera Imperator 108i. Trinta unidades foram construídas até 1993, primeiro com motores V8 M117 de cinco litros. Mais tarde foram adotados os V8 AMG de 5,6 e seis litros. Dois exemplares foram parar no Japão.
Mas enquanto brincava com supercarros, Schulz também ingressou no mercado de carros modificados, que crescia sem parar nos anos 80. A Schulz Tuning fez de tudo, de limusines Classe S a conversíveis, e até criaram uma versão touring do BMW Série 5 E28. Tudo era o mais próximo do original quanto possível, incluindo seu melhor projeto: o Mercedes-Benz W210 Kompact, baseado no 190E.
Sou só eu ou ele se parece mesmo com um Lancia Delta quando visto por trás? De qualquer forma, Schulz não estava brincando quando fez seu mini-Mercedes: o motor era o seis-cilindros 2.6 de 168 cv, que iam direto para as rodas traseiras. Devia ser um baita hot hatch.
A Isdera saiu com um novo projeto de supercarro para os anos 90, o Commendatore 112i. A ideia era usar um V12 de seis litros e 400 cv e faróis de Porsche 928. Os faróis continuaram, mas a potência subiu para mais de 600 cv.
Mas em vez de fazer um Classe E compacto com retrovisor do lado de fora e portas asa-de-gaivota para a segunda década do novo milênio, a Isdera decidiu criar um cupê retrô de visual duvidoso e dois motores V8 – um em cada eixo. Chamado Autobahnkurier AK116i, não deixa de ser um carro bem interessante, mas a gente prefere se lembrar dos bons e velhos tempos.
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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