19 de jan. de 2013

O que esperar de Felipe Massa em 2013?

Felipe Massa e o macacão de 2013


Muito se falou sobre a situação de Felipe Massa dentro da Ferrari e da Fórmula 1 nas últimas temporadas. Após dois anos complicados, quando os bons resultados rarearam, o brasileiro reagiu na segunda metade de 2012. Dois pódios e desempenhos convincentes, quando chegou a andar na frente do companheiro Fernando Alonso, que disputava o título contra Sebastian Vettel, garantiram sua renovação para 2013 e também um sopro de renovação em sua carreira. Então, o que o torcedor pode esperar de Felipe Massa neste ano? Mas antes de falar do futuro, temos de abordar o passado difícil. Felipe Massa era um piloto com a carreira em franca ascensão. Foi vice-campeão em 2008, perdendo o título na última corrida do ano, em Interlagos, para Lewis Hamilton (e após uma série de erros da Ferrari na temporada). Em 2009, vinha bem com o fraco F60 da equipe italiana até o grave acidente na Hungria, que o tirou das pistas até o fim do ano. O percalço freou seu crescimento. Como se não bastasse, ainda seria companheiro de Fernando Alonso em 2010. Mesmo assim, o brasileiro se recuperava. O golpé decisivo veio no GP da Alemanha, quando foi obrigado a ceder a ponta para o espanhol – os dois ainda tinham chances de conquistar o título daquele ano. E a autoconfiança do brasileiro foi embora. Depois deste incidente, o fim de 2010 já foi mais apagado para Massa. E ainda piorou em 2011 com a chegada dos novos pneus Pirelli no lugar dos Bridgestone. Com uma borracha que se desgastava mais rapidamente, o brasileiro sofreu para se adaptar aos novos compostos.
Pressionado, ele ficou muito longe do espanhol Alonso no Mundial de Pilotos, situação que se repetiu na primeira metade da temporada 2012. Criticado pela imprensa italiana e também por parte da brasileira, Massa já era considerado por muitos carta fora do baralho na briga para continuar na Ferrari. Estava no último ano de seu contrato. Então vieram as férias de verão da Fórmula 1. Massa já frequentava um psicólogo contratado pela Ferrari desde o início do ano passado. Na volta das férias, o brasileiro parecia outra pessoa. A autoconfiança tinha voltado. Os bons desempenhos, também. Rapidamente, ele voltou a andar nas primeiras posições. Dois pódios, nos GPs do Japão e do Brasil, e um desempenho magistral na corrida em Interlagos ajudaram a Ferrari a conquistar a segunda posição no Mundial de Construtores. O contrato foi renovado por mais um ano pela equipe na terça após o GP da Coreia do Sul.
Fernando Alonso e Felipe Massa no Wrooom, em Madonna di Campiglio
Depois dessa melhora no fim de 2012, o que esperar de Felipe Massa em 2013? Como já disse, o brasileiro terá apenas um ano para mostrar que esse crescimento é permanente. E o desafio é bem complicado: Fernando Alonso, seu companheiro, é o melhor piloto da Fórmula 1 atual. Só que, a julgar pelas últimas corridas da temporada passada, o espanhol terá um osso duro de roer dentro da equipe. Massa parece mesmo ter voltado aos bons tempos, à pilotagem de alto nivel que mostrou até a temporada de 2009. Um desempenho forte no campeonato deste ano reabrirá portas dentro da Fórmula 1 e até mesmo dentro da Ferrari.
Felipe Massa no Wrooom, em Madonna di Campiglio
Seria a volta por cima definitiva de um piloto que está dentro da Ferrari desde o fim de 2001, quando foi campeão da Fórmula 3.000 Europeia. Ele foi emprestado duas vezes para a Sauber, teve um ano de piloto de testes e assumiu a vaga de titular em 2006, ao lado do heptacampeão Michael Schumacher. O desafio está na mesa. Massa terá um ano de muita pressão, é claro. Mas o brasileiro nunca fugiu das dificuldades. Venceu no automobilismo europeu por seus próprios esforços, mesmo muitas vezes com o orçamento contado nas categorias de base. Esta temporada será decisiva para a sua carreira. E tem tudo para ser bem-sucedida.
Fonte: Voando Baixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
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