Harley-Davidson se inspira nos anos de 1950 e apresenta apenas o necessário com a Softail Slim
A Harley-Davidson costuma aproveitar
muito bem o fato de ter algumas das motos mais estilosas da história. E
por isso visita constantemente o passado para pensar em seus modelos
futuros. Recentemente, a fabricante norte-americana fez outra viagem no
tempo e foi até a década de 1950 para buscar inspiração para a Softail
Slim, lançada nos Estados Unidos e Europa em fevereiro de 2012. O nome
Slim deve-se ao fato de que ela foi despida de tudo que se pode remover
de uma Harley, para ficar bem magra.
Apesar de ser uma Softail, ou “rabo
macio”, referência ao amortecimento traseiro oculto –, moto teve seu
desenho influenciado pelas Bobbers, famosas no Brasil como “rabo duro”,
ou Hardtail, pois não tinham amortecedor traseiro e traziam apenas uma
mola sob o banco baixo. Alguns itens de conforto ou mero design foram
retirados, como os cromados, para-lamas muito pronunciados e o banco do
garupa. E, apesar de se desfazer de boa parte dos “enfeites”, a
motocicleta conquista também pelas formas.
O estilo “retrô” é reforçado pelos
detalhes, como a pintura fosca na lataria e preta brilhosa no quadro,
motor e base do farol. O tanque de gasolina é bem largo, assim como o
guidão. As rodas são largas e de perfil alto. E ficam ainda mais
chamativas por causa dos para-lamas curtos. O assento, bastante baixo,
foi desenvolvido especificamente para esse modelo e tem apenas 65 cm de
altura em relação ao solo. O escapamento, de duas saídas paralelas,
também contribui para um visual mais clássico. O fato do pneu traseiro
não ser exagerado nem possuir elementos cromados reforça a tendência de
eliminar o desnecessário da Softail Slim.
A moto é equipada com o motor de 1.690
cm³ Twin Cam 100 V2 refrigerado a ar. Um detalhe curioso é que existe
um pequeno vão entre o assento e o tanque de combustível que, de acordo
com a Harley-Davidson, é para que o motociclista veja o topo do motor em
movimento. Entre outros destaques, a Softail Slim tem câmbio de seis
velocidades, velocímetro eletrônico e detalhes pretos pintados em tons
metálico e fosco. Dos itens de segurança, o ABS é de série.
Impressões ao pilotar
Emoções nuas
Emoções nuas
Roma/Itália – A
Softail Slim é feita para oferecer conforto. O assento baixo e o tanque
grande permitem que as pernas fiquem o tempo todo em uma posição
bastante natural, com os pés sempre apoiados em espaçosas plataformas. O
guidão largo permite uma condução descontraída. No entanto, com a moto
parada, o manuseio é complicado, especialmente quando o motociclista não
tem braços longos. Já o motor não tem muito o que provar. É conhecido e
oferece boa elasticidade, entregando torque tanto em rotações baixas
quanto nas mais altas, ficando um tanto quanto limitado apenas a partir
dos 5 mil giros.
O teste começa na cidade. E a
combinação entre o motor e o centro de gravidade baixo deixam a condução
da Softail Slim bastante ágil. A crítica fica apenas por conta da
largura do guidão, que atrapalha nas manobras entre os carros. Já com
relação ao conforto, o calor que emana do cilindro traseiro, localizado
apenas a alguns centímetros do assento, chega a incomodar. A suspensão
traseira também não atua muito bem e tem certa dificuldade para filtrar
os impactos das imperfeições do caminho.
No entanto, como toda Harley-Davidson,
a Slim precisa mesmo é de espaço para mostrar o seu melhor. O objetivo
não é a velocidade. A poderosa partida oferecida pelo propulsor de dois
cilindros e a facilidade para desenhar curvas de qualquer amplitude são
as melhores maneiras de desfrutar da moto. O problema está apenas nos
apoios dos pés que, por serem muito baixos, tocam facilmente o chão, o
que chega a incomodar.
Apesar disso, é fácil subir na Softail
Slim e viajar centenas de quilômetros, por mais que o vento atrapalhe.
Na falta de um para-brisa, a única proteção fica por conta do grande
tanque de combustível e da capa do farol. Do ponto de vista dinâmico,
apenas os freios poderiam ser mais eficientes – talvez com um disco
duplo frontal. Fora isso, o único momento ruim é chegar ao destino e
finalizar a viagem.
Ficha técnica
Harley-Davidson Softail Slim
Motor: A gasolina,
quatro tempos, 1.690 cm³, dois cilindros em “V”, duas válvulas por
cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto
sequencial.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: Não divulgada.
Torque máximo: 13,6 kgfm a 3 mil rpm.
Diâmetro e curso: 98,4 mm X 111,1 mm. Taxa de compressão: 9,6:1
Suspensão: Garfo
telescópico, com amortecedor ajustável e 130 mm de curso. Traseira do
tipo monochoque com amortecedor a gás, com 109 mm de curso.
Pneus: 130/70 R16 na frente e 140/65 R16 atrás.
Freios: Disco duplo
de 292 mm, pinça flutuante com quatro pistões na frente e disco simples
de 292 mm, pinça com dois pistões na traseira. Oferece ABS de série
Dimensões: 2,39
metros de comprimento total, 0,99 m de largura, 1,10 m de altura, 1,64 m
de distância entre-eixos e 0,60 m de altura do assento.
Peso: 304 kg.
Tanque do combustível: 19 litros.
Produção: Milwalkee, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Preço nos Estados Unidos: US$ 15.499, ou cerca de R$ 26 mil.
Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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