10 de jan. de 2013

Motos Teste: Harley-Davidson Softail Slim - Passado moderno

Fotos: Divulgação
Teste: Harley-Davidson Softail Slim - Passado moderno
Harley-Davidson se inspira nos anos de 1950 e apresenta apenas o necessário com a Softail Slim
 
A Harley-Davidson costuma aproveitar muito bem o fato de ter algumas das motos mais estilosas da história. E por isso visita constantemente o passado para pensar em seus modelos futuros. Recentemente, a fabricante norte-americana fez outra viagem no tempo e foi até a década de 1950 para buscar inspiração para a Softail Slim, lançada nos Estados Unidos e Europa em fevereiro de 2012. O nome Slim deve-se ao fato de que ela foi despida de tudo que se pode remover de uma Harley, para ficar bem magra. 
 
Apesar de ser uma Softail, ou “rabo macio”, referência ao amortecimento traseiro oculto –, moto teve seu desenho influenciado pelas Bobbers, famosas no Brasil como “rabo duro”, ou Hardtail, pois não tinham amortecedor traseiro e traziam apenas uma mola sob o banco baixo. Alguns itens de conforto ou mero design foram retirados, como os cromados, para-lamas muito pronunciados e o banco do garupa. E, apesar de se desfazer de boa parte dos “enfeites”, a motocicleta conquista também pelas formas.
 
 
O estilo “retrô” é reforçado pelos detalhes, como a pintura fosca na lataria e preta brilhosa no quadro, motor e base do farol. O tanque de gasolina é bem largo, assim como o guidão. As rodas são largas e de perfil alto. E ficam ainda mais chamativas por causa dos para-lamas curtos. O assento, bastante baixo, foi desenvolvido especificamente para esse modelo e tem apenas 65 cm de altura em relação ao solo. O escapamento, de duas saídas paralelas, também contribui para um visual mais clássico. O fato do pneu traseiro não ser exagerado nem possuir elementos cromados reforça a tendência de eliminar o desnecessário da Softail Slim. 
 
A moto é equipada com o motor de 1.690 cm³ Twin Cam 100 V2 refrigerado a ar. Um detalhe curioso é que existe um pequeno vão entre o assento e o tanque de combustível que, de acordo com a Harley-Davidson, é para que o motociclista veja o topo do motor em movimento. Entre outros destaques, a Softail Slim tem câmbio de seis velocidades, velocímetro eletrônico e detalhes pretos pintados em tons metálico e fosco. Dos itens de segurança, o ABS é de série.
 
      
 
Impressões ao pilotar

Emoções nuas

 
Roma/Itália – A Softail Slim é feita para oferecer conforto. O assento baixo e o tanque grande permitem que as pernas fiquem o tempo todo em uma posição bastante natural, com os pés sempre apoiados em espaçosas plataformas. O guidão largo permite uma condução descontraída. No entanto, com a moto parada, o manuseio é complicado, especialmente quando o motociclista não tem braços longos. Já o motor não tem muito o que provar. É conhecido e oferece boa elasticidade, entregando torque tanto em rotações baixas quanto nas mais altas, ficando um tanto quanto limitado apenas a partir dos 5 mil giros.
 
O teste começa na cidade. E a combinação entre o motor e o centro de gravidade baixo deixam a condução da Softail Slim bastante ágil. A crítica fica apenas por conta da largura do guidão, que atrapalha nas manobras entre os carros. Já com relação ao conforto, o calor que emana do cilindro traseiro, localizado apenas a alguns centímetros do assento, chega a incomodar. A suspensão traseira também não atua muito bem e tem certa dificuldade para filtrar os impactos das imperfeições do caminho.
 
 
No entanto, como toda Harley-Davidson, a Slim precisa mesmo é de espaço para mostrar o seu melhor. O objetivo não é a velocidade. A poderosa partida oferecida pelo propulsor de dois cilindros e a facilidade para desenhar curvas de qualquer amplitude são as melhores maneiras de desfrutar da moto. O problema está apenas nos apoios dos pés que, por serem muito baixos, tocam facilmente o chão, o que chega a incomodar.
 
Apesar disso, é fácil subir na Softail Slim e viajar centenas de quilômetros, por mais que o vento atrapalhe. Na falta de um para-brisa, a única proteção fica por conta do grande tanque de combustível e da capa do farol. Do ponto de vista dinâmico, apenas os freios poderiam ser mais eficientes – talvez com um disco duplo frontal. Fora isso, o único momento ruim é chegar ao destino e finalizar a viagem.
 


Ficha técnica

Harley-Davidson Softail Slim
 
Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.690 cm³, dois cilindros em “V”, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: Não divulgada.
Torque máximo: 13,6 kgfm a 3 mil rpm.
Diâmetro e curso: 98,4 mm X 111,1 mm. Taxa de compressão: 9,6:1
Suspensão: Garfo telescópico, com amortecedor ajustável e 130 mm de curso. Traseira do tipo monochoque com amortecedor a gás, com 109 mm de curso.
Pneus: 130/70 R16 na frente e 140/65 R16 atrás.
Freios: Disco duplo de 292 mm, pinça flutuante com quatro pistões na frente e disco simples de 292 mm, pinça com dois pistões na traseira. Oferece ABS de série
Dimensões: 2,39 metros de comprimento total, 0,99 m de largura, 1,10 m de altura, 1,64 m de distância entre-eixos e 0,60 m de altura do assento.
Peso: 304 kg.
Tanque do combustível: 19 litros.
Produção: Milwalkee, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Preço nos Estados Unidos: US$ 15.499, ou cerca de R$ 26 mil.
 
 

Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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