14 de jan. de 2013

Hyundai “HB20″ no WRC? Pois é!

wrc-abre

O que você está vendo na foto acima é um Hyundai i20 (a versão europeia do nosso HB20, com a mesma plataforma e algumas diferenças estéticas e mecânicas) e Michel Nandan, um dos mais experientes engenheiros do WRC – conhecido por desenvolver as versões de rali dos Peugeot 207 e 307 e do Suzuki SX4.
Como vocês verão neste post, os caras não estão posando de brincadeira para a foto. E isso pode ser o início de uma mudança importante na marca.

Em setembro de 2012, a marca anunciou que iria competir em 2014 no WRC, o rali mundial da FIA. Agora, podemos ver como está ficando o i20 WRC e, principalmente, descobrimos que o testa de ferro da operação será Nandan. Com isso, confirmamos a razão do apelido de “americanos da Ásia” dados aos sul-coreanos: os caras são bons de negócio e adoram importar talentos – como Peter Schreyer, o designer da Kia que se tornou, um dos presidentes da marca, há três semanas. Falando em Peters, especula-se que Peter Solberg seja o primeiro piloto da equipe e que já em 2013 ela comece a participar de algumas etapas, com o fim de desenvolver o hot hatch.
wrc-i20-01
Esta é a primeira vez que a Hyundai investe integralmente no WRC, ou seja, com a sua própria operação – entre 2000 e 2003, a equipe inglesa Motor Sport Developments competiu com um Accent, mas a marca não participou do desenvolvimento do sedã. O que tudo isso quer dizer? Espere por sérias melhorias de handling e especialmente de feedback de direção – um dos poucos pontos que podemos criticar nos carros da coreana – em futuro próximo.
Tak Uk Im, vice-presidente executivo da marca, disse: “nós não estamos aqui só para competir, mas para vencer. A Hyundai e a WRC formam um par perfeito, e a experiência adquirida no automobilismo será traduzida diretamente para melhoramentos de desempenho e dinâmica de nossos carros de rua”.
wrc-i20-02
Por isso, não se surpreenda se aparecerem mais versões apimentadas de modelos ou mesmo uma divisão esportiva, como faz a Subaru, Mitsubishi, Audi, etc. Afinal, a operação de WRC está sediada na recém fundada Hyundai Motorsports GmbH, em Alzenau – bem ao lado de Frankfurt, onde fica o QG das operações européias da marca.
Hoje, os caras possuem hatches, sedãs e SUVs que competem em quase todos os segmentos. Falta só o lado incendiário da coisa – um Veloster rápido de verdade, um i30 que possa peitar um Focus RS, um HB20X que seja engolidor de estradas de cascalho, etc. No seu lugar, eu não duvidaria dos caras. A Volkswagen já fez piada – e teve de engolir a seco coisas como isso (Martin Winterkorn é CEO da VW mundial):
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: