Primeiro: preciso ter certeza que meu filho de dois anos nunca veja este carro elétrico incrível que um pai construiu para seu filho. Ainda que eu tenha certeza que a infância do Otto será cheia de karts feitos em casa e coisas assim, o que quer que eu faça jamais será tão elegante e bonito. Olha só isso! E o meu ainda terá um monte de avisos dizendo para não tocar nas coisas porque o carro poderá explodir.
O criador desta belezura em fibra de carbono é um engenheiro automotivo chinês que atende pelo apelido de Lingziluo e, de acordo com suas respostas em um tópico no Reddit, o carro custou mais de R$ 30 mil em partes, e se formos considerar o custo da mão de obra, o valor ultrapassaria o de um BMW Série 3 novo facilmente. É melhor o garoto não reclamar caso ganhe cuecas de aniversário.
Os conhecimentos técnicos empregados nesse carro são impressionantes por si só. Ele é construído sobre um chassi de alumínio que lembra muito o de um VW a ar, mas com suspensão muito melhor – duplo wishbone, para ser exato, com coluna de direção com pinhão e cremalheira e um motor elétrico/transeixo bem à frente do eixo traseiro. Os pneus calçam rodas de alumínio feitas sob medida e a coisa toda tem qualidade de construção que se equipara à de carros de corrida de verdade, e está tão além dos carros que já tive que chega a doer um pouco.
A carroceria em fibra de carbono tem um coeficiente aerodinâmico de 0,24 – baixo como o de um Tesla Model S. O estilo parece inspirado pelos carros americanos da década de 50, com um quê de lowrider.
O conjunto motriz é capaz de chegar a, se preparem, 138 km/h. Como até mesmo as leis chinesas não permitiriam que uma criança pequena andasse tão rápido, Lingziluo disse ter limitado a velocidade do brinquedo a 5 km/h.
O sistema de iluminação é todo em LED, o carro tem som e cintos de segurança, e parece que originalmente era pintado de preto, mas agora está com uma bela pintura inspirada pela Gulf do GT40.
Lingziluo diz ter usado Solidworks e AutoCad para projetar, e seu emprego o permitiu comprar todas as máquinas e ferramentas necessárias para trabalhar o alumínio e fazer o moldes complexos de fibra de carbono. Mas mesmo com todos os recursos impressionantes a seu dispor, Lingziluo é filosófico quando perguntado o que é mais importante em um projeto como esse:
“Ferramenta é só ferramenta, mente faz a diferença”.
É verdade, Lingziluo. Mas ferramenta é bem importante também.
A engenharia por trás deste projeto é assustadora sob qualquer aspecto. Se fosse maior, seria um esportivo elétrico incrível, e no tamanho em que está, é uma prova do que o amor de um pai pelo seu filho pode produzir.
Se os engenheiros chineses forem todos assim, então eu já tenho a solução para os problemas de qualidade dos carros chineses: vamos dizer a todos os engenheiros que os carros são para seus filhos. Serão os melhores carros do mundo.
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário