25 de jan. de 2013

Será este o Dodge Charger original do primeiro Velozes e Furiosos?

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Reza a lenda que, na filmagem de Velozes e Furiosos, foram construídos dois Dodge Charger 1969 caracterizados de 1970 (o que explica a grade “híbrida” do carro de Toretto). O fim de um deles você testemunhou na telona, com a trágica capotagem causada pelo careca marombeiro e barbeiro. Quanto ao outro, talvez seja este monstro ensurdecedor do vídeo deste post. Holy fuck!

Várias fontes apontam que este segundo carro foi vendido em 2009, num leilão da Mecum (em Monterey, Califórnia), por US$ 200.000. O Charger teria sido totalmente restaurado e preparado com um Hemi 528 (426 de curso e diâmetro ampliado), cabeçotes da Indy, injeção eletrônica, supercharger da BDS e nitro de 250 cv – empurrando 967 cv somente no motor, sem o “gás do riso”! Será que é o próprio do vídeo abaixo, registrado em 2010, num encontro em Sulgen, Suíça? Enquanto você pensa em queijos, canivetes e paraísos fiscais, aumente o volume ao máximo! Este merece.

Nos detalhes mais óbvios, este Charger realmente é idêntico ao do filme: rodas American Racing 200s de 15″, gaiola na cabine, molduras das lanternas traseiras pintadas de preto, motor Hemi com supercharger e escapes diretos, sem abafadores. Mas, ao olhar o carro com mais atenção, começamos a reparar algumas diferenças. Vale lembrar que todas elas podem ter rolado no processo de restauração, ou seja, não invalidam a possibilidade de ele ser o segundo Charger do filme.
No vídeo acima, note quando o seu dono passa pelo câmera, manobrando o carro de ré. Os bancos são modernos, com encostos de cabeça. Agora, veja a imagem abaixo.
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A imagem na qual aparece Vin Diesel de camiseta preta é de outro carro (o Chevy Chevelle), mas é exatamente este banco que está no Charger do primeiro filme. Note também que a gaiola não tem pintura. Mas, pouco antes da largada, o diálogo entre Vin Diesel e Paul Walker mostra uma gaiola cromada. O Charger do vídeo tem gaiola preta.
Agora, vamos ao detalhe mais intrigante: o motor. Sim, o supercharger deste Dodge do vídeo é da BDS (coincide com a informação do leilão da Mecum) e tem borboletas vermelhas, e não pretas. O Charger original do filme usa um Hemi dos anos 1950 – provavelmente um 392 -, e não o 426 Hemi da década de 1970. É um motor muito raro, difícil de encontrar peças e incomum de ser visto em muscle cars – geralmente, ele é usado em hot rods, e mesmo assim, raramente.
O maior indicativo de ser um Hemi pré-426 é a posição do distribuidor: no 426, ele fica na frente (e por isso, todos os cabos de vela vão para a dianteira), nos “early Hemi”, ficam na parte de trás do bloco, como nos motores small block LA, da própria Chrysler.
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Na imagem acima, temos três imagens: na do alto, o Charger do vídeo. No meio, uma cena do primeiro Velozes e Furiosos. E logo acima, um 426 Hemi com supercharger. Note a direção dos cabos. No screenshot do vídeo, os cabos parecem ir para trás, como se fosse um Hemi dos anos 1950 – ei, mas ele não recebeu um 426 Hemi modificado na restauração? Bem, pode ser apenas uma ilusão de ótica em um vídeo de péssima resolução.
Tudo conversado, nada resolvido. Por enquanto, não temos informações adicionais que permitam concluir que este é realmente um dos carros que participou da filmagem. Na verdade, tanto faz. Trata-se de um Dodge Charger 1970 Tuxedo Black, com motor Hemi e supercharger. Isso é o que realmente importa.
Fonte: JALOPNIK
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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