26 de jan. de 2013

As tecnologias mais inúteis que equipam nossos carros

Destaque
Nos últimos 20 anos a tecnologia inserida nos carros melhorou e facilitou muitos aspectos da direção e da vida a bordo. Mas às vezes a obsessão por inovações pode criar problemas que não existiam só para ter uma solução tecnológica (e geralmente cara). Aqui estão alguns exemplos das tecnologias mais inúteis que equipam nossos carros.


Sintetizador de ronco do motor


O sistema, que usa os alto-falantes da cabine, até pode ser desabilitado puxando-se um fusível, mas com isso desliga-se também o áudio. Então por que não dar aquela soltada na voz dos modelos M? Não é tão difícil o ronco natural ser agradável e ao mesmo tempo silencioso o suficiente para que outras pessoas não se incomodem com a passagem do carro.

Fiat Social Drive


Há quem pense que as atualizações de redes sociais podem distrair o motorista ao volante, enquanto outros dizem que teria sido melhor se houvesse um monitor integrado ao sistema. Mas a pergunta é: as atualizações das suas redes sociais são realmente tão importantes que você precisa saber tudo o tempo todo, até mesmo quando você está dirigindo e precisa se concentrar no mundo ao seu redor?
Além disso a configuração já nos deixou cansados no terceiro passo. Se ao menos fosse algo mais automatizado. Seria melhor (e mais fácil) encher o carro de amigos de verdade.

Sistema de estacionamento automático


Estacionar um carro geralmente não é algo difícil a ponto de precisar de auxílios eletrônicos. Só que quando a coisa aperta (a vaga) o robozinho que mora no painel do carro não dá conta do recado. Se você consegue encaixar seu carro com facilidade em determinado espaço, por que entregar essa tarefa a terceiros?

Comandos de voz


Os comandos de voz são um bom exemplo de ideia genial, porém difícil de executar. Os sistemas de reconhecimento ainda têm uitas falhas e com o tempo, o dono do carro acaba se cansando e preferindo os comandos intuitivos dos botões, como faria no tempo em que não havia solução para esse problema inexistente. Não é raro você pedir para o ar-condicionado ajustar a 19 graus e o carro “entender” 29. Pior ainda seria se o carro confundisse “ligar” com “desligar”.

Aromatizador do C4

C4 perfume

Seu uso é facultativo e o princípio é simples, pois usa o próprio fluxo de ar para espalhar um cheiro diferente na cabine. Pinheirinhos, bancos de couro, potinhos estranhos e perfumes de mulher fazem o mesmo há décadas.

Alerta sonoro de velocidade

Gol SLM

Marque uma determinada velocidade e, quando passar dela, um apito começa a soar. Isso é comum em ônibus, mas em carros não teve recepção das melhores. O sistema, conhecido por SLM, estava na linha Gol e a crítica, além de ele não limitar a velocidade como os sistemas de outras marcas, concentra-se também na dificuldade desativá-lo e fazer a pessoa andar em uma velocidade baixa só para não ser irritada.

Aviso de mudança de faixa

Lane Assist

Jeremy Clarkson explica: “se um motorista não consegue notar seu carro indo para o acostamento, dificilmente uma luzinha vermelha o alertará disso.”

Fonte: Jalopnik
 Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: