Estradeira Versys tem motor de 118 cavalos e parte de R$ 49.990. A partir de R$ 27.990, a esportiva Ninja recebeu importantes novidades.
Com a chegada da Versys 1000 no país com valor a partir de R$ 49.990, a Kawasaki entra em um novo segmento, o das trail de alta cilindrada (maxtrail) e disputará com BMW R 1200 GS e Yamaha Super Ténéré, apesar de não ser muito eficaz nos deslocamentos sobre terra.
Apesar ser uma aventureira, a Versys 1000 não possui as mesmas aptidões de suas rivais para enfrentar trechos de terra e segue estilo similar a de sua irmã menor, a Versys 650, que já é comercializada no país.
Ninja
650 e Versys 1000. Apesar de a Versys apresentada nesta segunda-feira
(18) ser marrom, esta cor chegará apenas no final do ano. A princípio, a
trail chega apenas na cor branca (Foto: Rafael Miotto/G1)
Com 1.043 cm³, seu motor é capaz de gerar 118 cavalos de potência
máxima a 9.000 rpm e 10,4 mkgf a 7.700 rpm. Em comparação a Z1000, o
câmbio de 6 velocidades possui algumas peculiaridades. A primeira e
segunda marchas estão mais curtas, enquanto da terceira até a sexta
marcha a transferência para as rodas se mostra mais alongada, de modo a
privilegiar tanto a economia como uma condução mais esportiva.Sua limitação na terra fica ressaltada pelas rodas de aro de 17 polegadas e pneus de caraterísticas on-road. Além disso, seu escapamento de posicionamento baixo não é indicado para trechos alagados e atoleiros. Em contrapartida, o apelo "touring" - moto para fazer turismo - fica ressaltado pela bolha dianteira com três opções de regulagem, ajustados de modo manual, e o tanque de combustível, que pode levar até 21 litros de combustível.
Painel da Kawasaki Versys 1000 (Foto: Divulgação)
Segundo a Kawasaki, isto possibilita rodar aproximadamente 400 km,
partindo com o tanque cheio. A moto também possui chassi reforçado,
possibilitando levar até 220 kg de carga total.Tecnologia
O controle de tração da Versys é o mesmo utilizado na Ninja ZX-14R, que acaba de ter o modelo 2013 lança do no Brasil. O sistema possui três modos de utilização e ainda pode ser totalmente desligado. Por meio de sensores, o dispositivo evita que a roda traseira da mto derrape ou perca tração, notando eventuais diferenças de velocidade entre o trem traseiro e dianteiro.
Versys 1000 (Foto: Divulgação)
A moto ainda possui freios ABS de nova geração da marca e a
possibilidade de escolher entre dois modos de potência. Na opção "Full
Power", a motor descarrega toda sua potência, enquanto no "Low Power",
apenas 75% da força da moto é utilizada. Todas os dispositivos vêm de
série na Versys 1000.Nova Ninja 650, sem o "R"
Seguindo as modificações empregadas na nova ER-6n, a nova versão da Ninja 650 ganhou importantes alterações. O modelo 2013 custa R$ 27.990.00 (sem ABS) e R$ 29.990 (com ABS). Segundo a marca, o motor foi otimizado e possui nova curva torque-potência mais linear e suave, mas mantendo força em altos giros. Seu bicilíndrico de 649 cm³, DOHC de 8 válvulas, alcança 6,5 kgfm (64 Nm) de torque a 7.000 rpm e 72,1 cv de potência a 8.500 rpm.
De acordo com a Kawasaki, as alterações deixaram o modelo 10% mais econômico, apesar de a marca não divulgar uma cifra específica de quanto a moto gasta. Além disso, outra novidade do modelo é um dispositivo que auxilia o motociclista a guiar de modo mais econômico. A palavra "ECO" aparece no painel sempre que o usuário está utilizando aceleração de modo ideal par abaixar o consumo de combustível.
Ninja 650 2013 (Foto: Divulgação)
Com visual renovado, de acordo com a marca, a inspiração foi a
superesportiva ZX-10R, a Ninja 650 ganhou novo chassi do tipo
"backbone". Seu formato perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo
a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade.
Protegendo do vento e de eventuais detritos lançados por outros veículos
ao trafegar, o novo parabrisa traz regulagem de altura a disposição do
piloto, são 3 níveis de ajuste para atender os mais variados gostos e
tamanhos.
Painel da Ninja 650 (Foto: Divulgação)
As novidades continuam em diversos itens como pneus, para-lamas e
assento - com mais espuma e em dois níveis. O tanque também é maior,
ganhou 0,5 litro e passa a levar 16 litros no total. Além de poder levar
mais combustível, outra item que auxilia em viagens é a nova bolha
dinateira que possui três níveis de altura.
Traseira da Ninja 650 foi renovada (Foto: Divulgação)
Além das alterações estéticas, a Ninja 650 perdeu a letra "R" de seu
nome. Antes chamada de Ninja 650R, o modelo deixa de ter está
denominação. Segundo a marca, a letra "R" será utilizada apenas nas
esportivas de alta performance, como é o caso de ZX-6R, ZX-10R e ZX-14R.Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
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