18 de jun. de 2012

Indy-Carros sofrerão redução da força aerodinâmica em Iowa

Categoria utilizará mesmo pacote de Milwaukee, com limitação do ângulo da asa

Hunter-Reay lidera pelotão em Milwaukee (F. Peirce Williams/LAT)

A Indy anunciou nesta segunda-feira que promoverá uma redução na força aerodinâmica gerada pelos carros da categoria para a etapa de Iowa, no próximo final de semana.

A categoria utilizará o mesmo pacote de ovais curtos que foi para a pista na prova do último sábado, em Milwaukee, porém, com uma limitação no ângulo da asa traseira de 37 graus, o que, segundo comunicado da organização, deve reduzir o downforce dos carros entre 8 e 9%.
Este tipo de medida já foi tomada nesta temporada para a etapa do Texas, no pacote de superovais, o que fez com que os pilotos tivessem que lidar com um desgaste de pneus acima da média.
“Como no Texas, queremos garantir que o desafio esteja nas mãos dos pilotos e que eles trabalhem em todas as voltas”, declarou Will Phillips, vice-presidente de tecnologia da IndyCar, entidade que organiza o campeonato. “Será um desafio maior para o pilotos quando os pneus começarem a se desgastar”, continuou.
Outra novidade para a etapa no oval de apenas 0,878 milha (1,4 quilômetro) será o o modelo de minicorridas para a definição do grid de largada. A Indy apenas anunciou nesta segunda-feira um adendo ao regulamento da etapa estabelecendo que a definição dos três grupos que correrão separadamente será definida pelos tempos do segundo treino livre, e não pela soma das duas sessões anteriores à tomada de tempos.
O primeiro grupo define as posições pares do grid a partir do décimo colocado, o segundo, as ímpares a partir do nono, e o terceiro decide a pole position e os oito primeiros.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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