20 de jun. de 2012

GM reorganiza centros de design em busca de unidade global

Fotos: Divulgação
GM reorganiza centros de design em busca de unidade global
Gigante norte-americana quer intensificar trocas de informações entre seus dez centros de design espalhados pelo mundo

A GM já abraça a filosofia global no design de seus carros. A picape S10 e o utilitário TrailBlazer, por exemplo, foram desenhados no Centro de Design da GM América do Sul, em São Caetano do Sul (SP), mas estrearam primeiro no mercado tailandês.
Por outro lado, a mesma fábrica paulista produz o sedã Cruze, concebido na Coreia do Sul. Um anúncio realizado no início desta semana, no entanto, revela que a gigante norte-americana pretende aproximar os dez centros de design que mantém ao redor do mundo, espalhados em sete países. Ed Welburn, vice-presidente global de Design da GM, foi o porta-voz das mudanças (na foto acima, ao lado do ícone Chevrolet Camaro ZL1).

Em Detroit, seu berço nos Estados Unidos, a GM divulgou a nova estrutura organizacional e nomeações de executivos para seus departamentos de design, que começam a valer em agosto deste ano. Clay Dean, responsável pela identidade visual que a premium Cadillac assumiu nos últimos anos, terá agora o papel de supervisionar o desenho dos modelos de todas as marcas do conglomerado ao redor do mundo. Além de São Caetano do Sul, a GM mantém escritórios de design em países como EUA, Alemanha, Coreia do Sul, Índia, China e Austrália. 

Além dos novos Cadillac, Dean supervisionou o visual de dois conceitos apresentados pela Chevrolet no último Salão de Detroit, em janeiro: os esportivos Code 130R e Tru 140S. Outras mudanças anunciadas pela GM neste setor colocam Mark Adams e David Lyon, atualmente responsáveis pelas marcas Buick e GMC nos EUA, para repensar o design das marcas europeias Opel e Vauxhall. O diretor-executivo de design da GM para a América do Sul, Carlos Barba, permanece como líder do departamento no Brasil. Outro produto global desenvolvido recentemente em São Caetano do Sul é a minivan Spin (abaixo), que será produzida em diversos mercados emergentes ao redor do mundo.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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