9 de jun. de 2012

Fórmula 1-Button: estratégia no Q3 foi errada; veja declarações

Piloto inglês sai em décimo e afirma que nem deveria ter feito uma tentativa na fase final


Jenson Button, da McLaren, em Montreal (Charles Coates/LAT)
MCLAREN
Lewis Hamilton: 2º (1min14s087)
Jenson Button: 10º (1min15s182)
Sem um bom ritmo durante todo o final de semana no Canadá, Jenson Button afirmou após a classificação que errou na estratégia no Q3. O inglês queria largar com os pneus macios (os mais duros que estão disponíveis em Montreal) fez uma tentativa quando todos os outros pilotos estavam com os supermacios. “Para falar a verdade, olhando agora, não deveria ter me importado em correr, pois seria difícil superar alguém. Largaríamos em 10º com os pneus macios e achamos melhor largar com os duros, mas talvez não deveria ter feito cinco voltas com eles.”
Lewis Hamilton irá largar na segunda posição do grid e, apesar de estar contente com o resultado, lamentou problemas de temperatura com os pneus na tomada de tempos deste sábado.
 Veja mais  declarações abaixo:


RED BULL
Sebastian Vettel: 1º (1min13s784)
Mark Webber: 4º (1min14s346)
Enquanto Sebastian Vettel fez questão de destacar que sua pole position mostra que a proibição do assoalho da Red Bull não afetou a equipe, Mark Webber se disse surpreso com o seu resultado na tomada de tempos deste sábado.
“Estou surpreso de estar em quarto. Não foi uma sessão tranquila. Eu não estava totalmente contente com as últimas voltas em termos de confiança no carro e isso significa que você não tira o máximo de você mesmo, então, quarto está bom.”
FERRARI
Fernando Alonso: 3º (1min14s151)
Felipe Massa: 6º (1min14s465)
Os pilotos da Ferrari estão confiantes no Canadá. Fernando Alonso preferiu não assumir a posição de favorito, mas disse que o time tem condições de lutar pela vitória neste domingo.
Felipe Massa admitiu um erro que o deixou insatisfeito com o seu resultado. Mesmo assim, destacou a evolução da equipe com as atualizações testadas em Montreal.
MERCEDES
Nico Rosberg: 5º (1min14s411)
Michael Schumacher: 9º (1min14s812)
Sete décimos mais lento que o líder Sebastian Vettel, Nico Rosberg se disse satisfeito com o desempenho da Mercedes no treino classificatório. “A classificação hoje [sábado] foi boa e o quinto lugar é um ótimo posto para ganhar um bom resultado aqui em Montreal. Ainda acho que luto por um pódio amanhã [domingo] pois trabalhamos muito duro no ritmo de corrida durante o fim de semana. A corrida dependerá muito da administração do desgaste nos pneus”, disse o alemão.
Michael Schumacher lamentou um erro de estratégia durante a terceira fase do treino classificatório. “Nosso cálculo para o Q3 foi errado. Faríamos duas voltas e atacaríamos na segunda, mas na primeira tentativa, não funcionou muito bem. Acho que não lutaríamos pela pole, pois não faríamos os tempos dos caras à nossa frente, mas poderia ter feito uma marca semelhante à que fiz no treino classificatório e começar de uma posição melhor.”
LOTUS
Romain Grosjean: 7º (1min14s645)
Kimi Raikkonen: 12º (1min14s734)
Romain Grosjean ficou contente em ter chegado ao Q3 pela sétima vez em sete corridas na temporada, mas admitiu que esperava uma melhora maior de seu carro na classificação deste sábado depois dos treinos livres da sexta-feira. “A temperaturas maiores definitivamente nos ajudam, mas não o tanto quanto pesávamos. O carro estava forte, mas a minha última volta poderia ter sido melhor, o que é uma pena.”
Do outro lado da garagem da Lotus, Kimi Raikkonen lamentou ter ficado fora do Q3 e apontou alguns problemas que sofreu durante a classificação. “Obviamente é decepcionante sair no Q2, mas tivemos problemas com o diferencial, o que significa que o carro não estava respondendo da maneira como deveria. Quando o grid está tão próximo, faz uma grande diferença não ter o carro exatamente como você gostaria.”
FORCE INDIA
Paul di Resta: 8º (1min14s705)
Nico Hulkenberg: 13º (1min14s748)
O desempenho na classificação deste sábado deixou Paul di Resta confiante para o GP do Canadá. O escocês afirma que está em boas condições para marcar mais pontos em Montreal. “Acho que podemos ficar muito contentes com o oitavo hoje, que nos coloca em uma posição forte para a prova. Provavelmente tinha um pouco mais de velocidade para tirar do carro, pois eu exagerei um pouco nas chicanes na minha última volta no Q3, mas não acho que isso mudaria nossa posição de largada.”
Também acreditando em um bom desempenho do carro da Force India, Nico Hulkenberg admitiu que poderia ter conquistado um resultado melhor na tomada tempo se não fosse atrapalhado por uma bandeira amarela. “O 13º lugar não reflete o ritmo que tínhamos hoje. Estávamos bem no Q1 e contente com o carro, especialmente com as mudanças que fizemos depois do terceiro treino livre. Só que tive azar no Q2 quando fui pego por uma bandeira amarela na minha volta mais rápida porque uma Sauber rodou na minha frente e tive que abortar a volta. Acho que poderia ter chegado ao Q3.”
SAUBER
Kamui Kobayashi: 11º (1min14s688)
Sergio Pérez: 15º (1min15s156)
Como Lewis Hamilton, Kamui Kobayashi atribuiu a queda de rendimento da Sauber em comparação com a sexta-feira ao súbito aumento de temperatura no asfalto de Montreal. “Não avancei ao Q3 por oito milésimos, mas na sexta-feira, tínhamos um carro mais competitivo do que hoje [sábado]. Minha volta rápida foi muito boa e não houve erros. Era o que dava para conseguir. Para a corrida, os pneus devem estar mais estáveis.”
Sergio Pérez, por sua vez, se disse frustrado com o 15º lugar obtido no grid de largada. “Infelizmente, na minha primeira volta com os novos supermacios, eu os gastei demais quando freei na curva 8. O carro vibrava muito, então foi difícil visualizar os pontos de freada. É obviamente uma posição ruim para se começar, mas meu objetivo ainda é marcar pontos amanhã [domingo].”
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 14º (1min15s078)
Jean- Éric Vergne: 20º (1min16s602)
Daniel Ricciardo afirmou que a 14ª colocação do grid era provavelmente o melhor resultado que poderia conquistar neste sábado com a Toro Ross operando o ritmo que o carro apresentou nos treinos livres. “O resultado não foi ruim, considerando o que fizemos até aqui neste final de semana. Consegui superar alguns de nossos competidores usuais, mas 14º não irá fazer o mundo acabar e sempre queremos fazer mais.”
Por outro lado, o companheiro do australiano, Jean-Éric Vergne, não tinha nada o que comemorar após a tomada de tempos. Na 20ª colocação do grid, além de não passar para o Q2, ele ainda foi superado pelos dois carros da pequena Caterham. “Meu pequeno erro no terceiro treino livre me custou muito. Não consegui andar nada pela manhã e à tarde não consegui uma volta limpa, encontrando muito tráfego. Para piorar, meu carro estava bem diferente hoje, então, não foi a coisa mais rápida me adaptar em apenas duas voltas no Q1.”
WILLIAMS
Bruno Senna: 16º (1min15s170)
Pastor Maldonado: 17º (1min15s231)
Largando em Bruno Senna lamentou a 16ª posição no grid de largada, mas prevê um carro rápido na prova deste domingo. O brasileiro larga à frente do companheiro de equipe pela segunda vez na temporada.
Pastor Maldonado esteve próximo de avançar ao Q3, mas rodopiou na saída da curva 14 e estragou a última volta rápida que tinha na segunda fase do treino classificatório. O venezuelano lamentou o erro. “Na minha passagem final, ataquei muito a zebra e toquei na mureta, o que foi decepcionante pois estava em em uma boa volta. O carro parece melhor nesta semana do que o treino classificatório demonstrou e, como temos um bom ritmo, temos uma grande chance de conquistar posições amanhã [domingo].”
CATERHAM
Heikki Kovalainen: 18º (1:16.263)
Vitaly Petrov: 19º (1:16.482)
Heikki Kovalainen ficou satisfeito com a 18ª colocação na classificação deste sábado em Montreal e acredita que o carro da Caterham deve melhorar ainda mais no domingo, com o tempo mais quente. “Cometi um erro na última chicane na última volta e talvez isso tenha me custado alguns décimos, mas isso não afetou a minha posição, e provavelmente tirei tudo o que poderia do carro hoje.”
Companheiro do finlandês, Vitaly Petrov não gostou do seu desempenho e disse que esperava um pouco mais. “Não estou totalmente contente com o lugar em que terminamos. No terceiro treino livre, o carro parecia muito bom e eu estava confiante de que eu poderia bater o meu companheiro de equipe, mas a temperatura subiu até o começo do Q1 e talvez poderíamos ter encontrado algo que poderia nos ajudar a administrar melhor esta mudança nas condições. Apesar disso, está sendo um final de semana positivo.”

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: