10 de jun. de 2012

Fórmula 1-Alonso defende estratégia: “Tentamos vencer”

Espanhol fez apenas uma parada para troca de pneus e se arrastou no final da prova

Fernando Alonso, da Ferrari, em Montreal (Charles Coates/LAT)

Fernando Alonso defendeu a decisão da Ferrari de optar por uma estratégia de apenas uma parada no GP do Canadá. O espanhol estava na segunda posição e assumiu a liderança com o pitstop de Lewis Hamilton, mas acabou perdendo rendimento com o desgaste de seus pneus no final e terminou apenas em quinto.

Mesmo assim, o espanhol afirmou que a tentativa foi válida para tentar a vitória, já que dificilmente ele conseguiria bater Lewis Hamilton com a mesma tática.
“Me sinto bem. Tentamos vencer a corrida. Faltando 18 voltas, Hamilton parou e ou nós continuávamos na pista e marcávamos [Sebastian]Vettel ou parávamos com ele para ver o que acontecia.”
“Se tivéssemos parada com Hamilton, voltaríamos em quarto e então com o desgaste de [Romain] Grosjean, terminaríamos a corrida em quarto e a parada teria sido um grande erro. Mas, agora, parece que o erro foi nosso e de Vettel, então, alguém tinha que errar quando tem uma parada a 18 voltas do final.”
“Tomamos a decisão para tentar vencer a corrida e não funcionou, não por causa da estratégia, mas por causa do desgaste dos pneus. Quero deixar claro porque vai ter confusão amanhã das pessoas que não entendem a corrida. Paramos na mesma volta que Grosjean, e ele terminou em segundo com os mesmos tempos de volta de Hamilton. Então, o problema não foi parar com Hamilton ou decidir não parar. O problema é que Grosjean fez 55 voltas com os pneus em um bom ritmo e fizemos 45. Este foi o único problema.”
O bicampeão mundial ainda disse que mesmo perdendo a liderança do campeonato e a chance de terminar a corrida em segundo, ele sai de Montreal com um bom sentimento do final de semana.
“Foi tudo positivo. A estratégia que tentamos foi positiva, o resultado foi positivo e, de novo, os pontos que marcamos foram importantes. Ninguém irá vencer o campeonato na sétima corrida, tem muito pela frente. Mas, corrida a corrida, se você não marca pontos, você pode começar a perdê-lo. Então, olhando para os pontos no campeonato, foi um bom final de semana.”
“Sabemos que o Canadá é um circuito da McLaren. Eles venceram muito aqui e Hamilton fez a maioria das pole positions. Quando pegamos o avião para o Canadá, não acho que alguém pensou em vencer a corrida, ou até em chegar em segundo. Estávamos falando em conseguir um terceiro ou quarto. Estamos falando de 12 ou 15 pontos no máximo. Fizemos 10. Perfeito.”
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: