Distribuição do diesel S-50 no Brasil ainda é irregular mesmo seis meses depois de sua implantação
por Rodrigo Machado
Auto Press
Na virada do ano, o Brasil deu um passo importante para a modernização dos modelos comerciais – leves e pesados – vendidos por aqui. Todos os veículos movidos a diesel fabricados a partir de janeiro deste ano foram obrigados a se adaptar à fase Proconve P7, equivalente ao Euro 5, que prevê normas de emissão de poluentes mais exigentes.
E uma das
principais mudanças é o novo diesel S-50. Como os motores precisam ser
abastecidos com um combustível menos poluente. Só que a opção do Governo
Federal foi vender o S-50 junto com os antigos e mais baratos S-500 e
S-1800. E a distribuição – de extrema importância para os consumidores
dos novos modelos, que podem ter problemas mecânicos sem eles – ainda é
irregular. Seis meses depois do início da medida entrar em vigor, a
situação ainda varia muito dependendo da região.por Rodrigo Machado
Auto Press
Na virada do ano, o Brasil deu um passo importante para a modernização dos modelos comerciais – leves e pesados – vendidos por aqui. Todos os veículos movidos a diesel fabricados a partir de janeiro deste ano foram obrigados a se adaptar à fase Proconve P7, equivalente ao Euro 5, que prevê normas de emissão de poluentes mais exigentes.
Isso se dá principalmente pela regra de distribuição do S-50. A ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – estipula que qualquer posto que tiver número de bombas de diesel superior à gasolina/etanol é obrigado a vender o novo combustível. Isso não impede que o dono de posto de gasolina possa ter a bomba com o novo combustível em seu estabelecimento, se interessar. Dessa forma, de acordo com a entidade, hoje são 3.728 postos obrigados a comercializar o diesel S-50 em todo o Brasil e outros 1.067 vendem o novo tipo de combustível voluntariamente. No total, são quase 4.800 postos, de um universo que supera os 38 mil revendedores – pouco mais de 12%.
Uma olhada rápida na lista dos lugares que o diesel é vendido revela outro problema. A maioria das novas bombas fica nas estradas, lugares em que, pela lei, estão obrigadas a estar presente. Nas cidades, onde o número de bicos de gasolina/etanol é geralmente superior, a proporção cai. Em uma cidade como Belo Horizonte, por exemplo, existem apenas seis postos cadastrados. Enquanto isso, em Belém, capital com rota rodoviária comercial bastante usada, são 106. Ou seja, dependendo da localização, a diferença é absurda. "Muitos postos urbanos já passaram para S-50. Isso já foi constatado. Mas, mesmo assim, é possível que em cidades menores, possa existir dificuldade para achar o combustível", contemporiza Alísio Vaz, presidente executivo do Sindicom – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes.
Nas maiores cidades brasileiras, a distribuição é boa, mas muito mais por iniciativa dos revendedores. No Rio de Janeiro, por exemplo, são apenas seis obrigatórios e 42 vendendo o diesel voluntariamente. Em São Paulo, são quatro por lei e 28 por vontade própria. Uma das razões para a oferta ainda tímida é exatamente a demanda. Apesar de já existirem seis meses de comercialização do diesel, muitas montadoras fizeram estoques de modelos Euro 3, que ainda são vendidos. "Não faz sentido colocar uma quantidade absurda de S-50 se não tem cliente para consumir. A quantidade de postos de hoje é mais que suficiente para a atender a demanda atual", se defende Alísio, do Sindicom, que também informa que a maioria das bombas S-50 está distante 100 km uma da outra.
A falta de uma oferta vasta do diesel S-50 fica mais agravada quando se leva em conta os eventuais prejuízos de se usar um combustível menos puro nos modelos mais modernos. "A tecnologia é bastante robusta e até permite a utilização de um diesel com mais enxofre, mas apenas se for algo temporário. Se isso acontecer em uso prolongado, alguns componentes terão sua vida diminuída, caso do catalisador, por exemplo. E como são peças de alto teor tecnológico, são caras em termos de reposição", avalia Marco Liccardo, diretor do centro de desenvolvimento da Iveco em Sete Lagoas.
Entre os comerciais leves, o discurso é semelhante. A Volkswagen Amarok, por exemplo, a situação é mais delicada. Por ser equipada com um motor feito especialmente para o Euro 5 – desenvolvido na Europa –, o uso do diesel antigo pode acarretar problemas maiores. A marca avisa que os principais contratempos podem surgir no filtro de partículas, sobrecarregado com alta quantidade de enxofre. Já na Toyota, fabricante que usa um motor adaptado às novas normas de emissão, existe até a possibilidade de uso do combustível antigo. Mas sob pena de eliminação dos benefícios, como a redução na emissão de poluentes e menor consumo.
Ou seja, existe a real necessidade do abastecimento dos veículos mais modernos com o S-50. Eles são praticamente obrigados a rodar com ele a fim de manter os benefícios prometidos – e cobrados – pelas marcas. A despeito disso o combustível é distribuído de forma quase arbitrária, sem tanto compromisso. Uma contradição que corre risco até de eliminar as óbvias vantagens da modernização da frota nacional.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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