Fotos: Divulgação
Compacto elétrico marcará a estreia da linha ecológica i no mercado nacional
A BMW começa a produzir o compacto elétrico i3 no ano que vem, na
fábrica alemã de Leipzig. A previsão inicial da marca bávara era
comercializar 100 mil unidades do modelo por ano, mas a crise europeia
deve comprometer a meta. A fabricante premium, no entanto, pretende
estender sua linha de veículos com pegada ecológica para outros
mercados, inclusive o Brasil. De acordo com o Automotive Business, o i3 chega ao país em 2014.
O Grupo BMW exibe na Rio+20 o Mini E, variante elétrica do carrinho
inglês que serviu como ponto de partida para o desenvolvimento do i3.
Enquanto o Mini E tem autonomia para 180 quilômetros e 200 cv de
potência, o BMW i3 tem conjunto elétrico com 170 cv de potência e
autonomia suficiente para rodar 160 km. A versão elétrica do subcompacto
de estilo retrô teve 600 unidades produzidas em 2008. Já o i3 não terá
produção limitada, e dará início a uma linha de veículos que ganhará o
reforço, já em 2014, do esportivo híbrido i8.
O modelo de comercialização do i3 ainda não foi definido, mas as
fabricantes geralmente optam por vender carro e bateria juntos ou alugar
a bateria de íons de lítio mensalmente. A BMW está mais propensa a
adotar o primeiro formato, já que a bateria ainda representa 40% do
custo total dos veículos da linha i. O porcentual deve cair na medida em
que a demanda pelos modelos crescer. Ainda é cedo para especular um
preço para o mercado brasileiro, mas o compacto elétrico definitivamente
não será barato. Na Europa, o carrinho pode chegar a custar até 35 mil
euros, preço superior a algumas versões do sedã Série 3.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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