12 de mai. de 2012

Button: eliminação no Q2 foi "surpreendente"; veja declarações

Pilotos avaliam desempenho no treino classificatório deste sábado para o GP da Espanha

Jenson Button, da McLaren, em Barcelona (Glenn Dunbar/LAT)
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 1º (1min22s285)
Bruno Senna: 17º (1min24s981)
Pastor Maldonado foi um dos destaques do treino classificatório deste sábado ao colocar a Williams na segunda posição do grid (que virou primeira, com a punição aplicada a Lewis Hamilton). Apesar do resultado surpreendente, o venezuelano disse que já esperava render bem no treino classificatório.
Enquanto Maldonado colocou a Williams na primeira fila pela primeira vez em dois anos, Bruno Senna amargou uma eliminação logo na fase de abertura do treino. Além disso, o piloto cometeu um erro, rodou e ficou parado na caixa de brita, o que lhe deixou somente em 17º. Assim, o brasileiro prevê uma corrida complicada neste domingo.

FERRARI
Fernando Alonso: 2º (1min22s302)
Felipe Massa: 16º (1min23s444)
Assim como na Williams, houve um grande contraste de posições na Ferrari. Fernando Alonso fez seu melhor treino classificatório da temporada e colocou a F2012 na terceira posição do grid. “Graças às atualizações, demos um passo na direção certa”, afirmou o bicampeão.
Enquanto isso, Felipe Massa ficou somente em 16º, com o último tempo entre os participantes do Q2. “O problema é que, no momento de abrir minha volta rápida, tinha muitos carros lentos saindo dos boxes”, justificou.
LOTUS
Romain Grosjean: 3º (1min22s424)
Kimi Raikkonen: 4º (1min22s487)
Com a penalidade aplicada a Hamilton, Romain Grosjean repetiu sua melhor posição de largada na carreira, um terceiro lugar. Depois de enfrentar problemas no treino livre da manhã, o francês se mostrou contente com o bom resultado. "Todos fizeram um grande trabalho para deixar o carro pronto para a classificação. Podemos ficar felizes com o que alcançamos", afirmou.
Ao seu lado na segunda fila, parte Kimi Raikkonen, que arriscou uma mudança no acerto do E20 antes do treino classificatório. "Mudamos o carro para a classificação e acabou sendo o caminho correto. Cometi alguns pequenos erros que me custaram algum tempo no Q3. [Mas] o carro tem se mostrado melhor nos domingos do que nos sábados e,se esse for o caso aqui, ficaremos muito contentes", observou.
SAUBER
Sergio Pérez: 5º (1min22s533)
Kamui Kobayashi: 9º (sem tempo no Q3)
Depois de se sentir incomodado com o comportamento do C31 nos treinos livres, Sergio Pérez declarou ter obtido um resultado melhor do que esperava na classificação. Porém, o mexicano crê que poderia ter extraído um pouco mais do carro, terminando ainda mais à frente. "A briga está tão parelha que um décimo de segundo pode fazer uma grande diferença. E você sempre acha que poderia ter ido mais rápido. Nessa perspectiva, é quase frustrante ter ficado em quinto, mas acho que podemos fazer uma corrida forte."
O companheiro Kamui Kobayashi também avançou ao Q3, mas sequer pôde sair dos boxes na fase derradeira. "Acho que poderíamos ter lutado por um lugar entre os cinco primeiros, mas, depois do fim do Q2, fui informado pelo rádio que deveria parar o carro por um problema hidráulico. De qualquer forma, o time fez um excelente trabalho e estou bastante otimista para a prova", comentou.
MERCEDES
Michael Schumacher: 8º (sem tempo)
Nico Rosberg: 6º (1min23s005)
Geralmente forte em treinos classificatórios, a Mercedes ficou em posições discretas neste sábado. Nico Rosberg deu apenas uma volta lançada no Q3 e ficou em sexto, último entre aqueles que marcaram tempos. “Foi o máximo que podíamos ter alcançado. Foi um desafio encontrar o acerto ideal para os pneus – e alguns fizeram isso melhor do que nós. Contudo, com uma boa estratégia, poderemos ganhar posições”, disse.
Por sua vez, Michael Schumacher não registrou tempos e largará duas posições atrás. De acordo com o alemão, sua posição no grid reflete a estratégia da Mercedes em economizar pneus para a corrida. “É melhor largar em nono do que em oitavo, já que estou no lado limpo da pista. É claro que algumas equipes evoluíram da última prova e acredito que o pelotão está ainda mais compacto. Será uma corrida apertada”, previu, antes de ser informado de que vai partir da oitava posição, devido à punição de Hamilton.
RED BULL
Sebastian Vettel: 7º (sem tempo no Q3)
Mark Webber: 11º (1min22s977)
Longe de viver a hegemonia de 2011, Sebastian Vettel teve de usar todos os jogos de pneus macios que dispunha para garantir uma vaga no Q3. Sem compostos amarelos para disputar a pole na fase decisiva, o alemão optou por não registrar tempo e larga da sétima posição. "Acho que fizemos o máximo e salvamos alguns jogos de pneus, o que pensamos ser crucial. Mas não tínhamos ritmo para desafiar os cinco primeiros colocados", reconheceu.
Mark Webber teve sorte pior e acabou eliminado no Q2. O australiano arriscou apenas uma volta rápida no início da parte intermediária e acredita ter sido um erro de estratégia. "Quando voltei da minha volta, disseram 'Mark, volta perfeita, prepare-se para o Q3". Mas, com um minuto para o fim, comecei a me lamentar. Eu estava em posição de avançar entre os dez usando só um jogo de pneus, mas usei-os no momento errado, porque ficamos expostos às condições da pista", reconheceu.
MCLAREN
Lewis Hamilton: 24º (punido)
Jenson Button: 10º (1min22s944)
Satisfeito com o próprio desempenho, Lewis Hamilton havia determinado a classificação deste sábado em Barcelona como uma das melhores de sua carreira. Contudo, o britânico sofreu uma punição e perdeu a pole. O inglês estacionou o carro no meio da pista após o término da sessão, para ter a quantidade mínima de combustível exigida pela FIA na inspeção após o treino.
Ao contrário do companheiro, Jenson Button reclamou de muita instabilidade no MP4-27. O inglês se disse "surpreso" com o fraco desempenho neste sábado em Barcelona. "Ser eliminado no Q2 sem cometer um erro e só por não ser rápido o suficiente é muito surpreendente. Não cheguei perto do equilíbrio que tive nos treinos livres de sexta. O carro saía muito de traseira, nós aumentamos a carga e, no fim, ele ficou bastante dianteiro nas velocidades mais altas. Se o balanço continuar assim, eu vou sofrer [na corrida]. Mas espero que possamos descobrir o porquê disso", relatou.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 12º (1min23s125)
Nico Hulkenberg: 13º (1min23s177)
Após conquistar a 12ª posição no grid, Paul di Resta revelou ter tido dificuldades com o acerto de seu carro. “Foi um fim de semana difícil até agora para acertar o carro. Na verdade, foi só em minha última volta no treino que senti que o carro estava ‘na mão’”, analisou o escocês, que espera ter condições de pontuar novamente. “Estamos competitivos em longa distância, o que nos dá motivo para ficarmos otimistas para a corrida. Será um grande feito se conseguirmos marcar pontos.”
Di Resta ficou uma posição à frente de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, que diz ter conquistado o resultado limite neste sábado. “Não acho que conseguiríamos alcançar mais da sessão. É ali que estamos em ritmo de classificação”, contou o aemão. “As corridas neste ano mostram que a posição no grid não é crucial como antigamente, então, ainda assim, podemos ir bem.”
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne: 14º (1min23s265)
Daniel Ricciardo: 15º (1min23s442)
Desbancando o companheiro de Toro Rosso em um treino classificatório pela primeira vez em 2012, Jean-Éric Vergne ficou satisfeito com sua atuação neste sábado em Barcelona, ao mesmo tempo em que criticou o atual nível de competitividade do STR7. "Todos na equipe trabalharam duro para trazer atualizações nesta etapa, mas parece que os outros fizeram isso com mais competência que nós. Por outro lado, melhoramos de ontem [sexta-feira] para hoje e nosso ritmo em trechos longos está muito bom", analisou.
Daniel Ricciardo, por sua vez, demonstrou descontentamento com o 15º lugar obtido e enfatizou que as mudanças feitas em seu chassi durante a noite de sexta não surtiram o efeito esperado. "No Bahrein, tive uma grande classificação e uma corrida ruim, então espero que o caminho aqui seja invertido. Não vou ficar remoendo o desempenho de hoje. Vou apenas focar em fazer a melhor corrida que eu puder", relativizou.
CATERHAM
Vitaly Petrov: 18º (1min25s277)
Heikki Kovalainen: 19º (1min25s507)
Contente por ser o piloto mais veloz da Caterham em uma classificação pela segunda vez em 2012, Vitaly Petrov relatou "uma grande sensação" por ter feito uma volta que considerou quase perfeita. "Dava para melhorar, mas cometi um pequeno erro no segundo setor, que me custou uns dois ou três décimos. Mas eu queria agradecer ao time pelo excelente trabalho e por me ajudar a encaixar uma volta como aquela", enalteceu.
Mais comedido na avaliação, Heikki Kovalainen reclamou não ter conseguido encontrar um bom acerto para o CT01 no circuito catalão em todo o fim de semana. "Tentamos várias coisas diferentes para chegar a um balanço decente, mas, por alguma razão, não encontramos nenhum satisfatório para a classificação. Mas vamos deixar isso para trás e pensar na corrida, onde queremos manter o mesmo tipo de ritmo que apresentamos nos últimos GPs", disse.
MARUSSIA
Timo Glock: 21º (1min27s032)
Charles Pic: 20º (1min26s582)
Pela segunda prova consecutiva, Charles Pic superou seu companheiro de equipe em treinos classificatórios e largará na 20ª posição no GP da Espanha. Contudo, o novato francês não ficou feliz com a desvantagem para os carros da Caterham. “Conseguimos melhorar nosso conjunto neste fim de semana, mas a diferença para os carros da frente não reflete isso. Não sei qual é nossa posição exata, já que o carro não estava 100%.”
Timo Glock, que parte uma posição atrás, também declarou não ter dado o seu melhor durante o treino. “Cometi um erro em minha primeira volta rápida, e, na segunda, peguei bandeira amarela em uma curva. Depois, com outro jogo de pneus, não consegui acertar a volta”, lamentou.
HRT
Pedro de la Rosa: 22º (1min27s555)
Narain Karthikeyan: 23º (1min31s122)
Apesar de ter ficado em sua posição habitual, à frente do companheiro de equipe e atrás da Marussia, Pedro de la Rosa detectou uma evoução do carro da HRT. “Completamos duas voltas muito boas na classificação, ficando abaixo de 1min28s, o que não tínhamos conseguido fazer em nenhum dos dias de atividade. Sei que nossa posição parece ser a mesma de sempre, mas, em termos de rendimento, progredimos.”
Companheiro do espanhol, Narain Karthikeyan foi o último colocado da sessão, longe dos 107% necessários para assegurar sua participação na prova. No entanto, os comissários decidiram permitir que o piloto alinhasse no grid neste domingo.

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: