26 de abr. de 2012

Dez maneiras de se tornar um motorista melhor



As ruas estão cheias de pessoas distraídas, bêbadas e mais concentradas em seus celulares que em fingir que dirigem. Você não precisa ser um deles. Aqui estão dez coisas que você pode fazer para ficar mais rápido e seguro ao volante.

Teste os limites de seu carro em um estacionamento


Por que funciona? Vá a um estacionamento de hipermercado (vazio, claro) depois de uma chuva e comece a testar os limites de aderência de seu carro. Treine tentando fazer os pneus patinar, depois alivie um pouco o acelerador e retome o controle sobre eles. Isso irá prepara-lo para dirigir em condições desfavoráveis, além de ser divertido. Só não se esqueça das outras pessoas e dos postes de luz.

Aprenda a dirigir carros manuais


Por que funciona? Dirigir carros com câmbio manual acrescenta uma outra camada de envolvimento entre o que você faz com as mãos e os pés e como você entrega potência para as rodas. Faz você pensar sobre como as diferentes peças do conjunto motriz interagem umas com as outras, e lhe dá mais informações sobre o que o carro está fazendo.
E antes que você diga que este conselho só vale para americanos, lembre-se que a operação de um câmbio manual não se limita a pisar na embreagem, mover a alavanca e soltar a embreagem. Saber usar um câmbio manual com maestria torna sua condução mais suave, conserva a embreagem e faz o carro render melhor – tanto em desempenho, quanto em consumo. Aprenda a descobrir e explorar a faixa de torque e potência. Depois tente o punta-tacco, clutch kick/clutch ride, e outros macetes para iniciados.

Videogames


Por que funciona? Antes mesmo de pegar sua CNH, comece jogando nos videogames. Isso não irá prepara-lo para o caos das ruas de São Paulo, mas poderá lhe ensinar lições importantes: a prática leva à perfeição, concentre-se em sua trajetória, e manual é sempre melhor. E esse remédio não tem contra indicações.

Deixe o telefone no porta-luvas e desligue o rádio


Por que funciona? Distrações são um perigo e é difícil saber onde parar. Toda mensagem de texto parece curta e todo semáforo parece demorar uma eternidade. Deixe o telefone guardado para não procura-lo a todo instante. Enquanto estiver dedicado a treinar ao volante, desligue o rádio também.

Aulas de direção


Por que funciona? Um dia com aulas de direção avançada não sai barato, mas irá lhe ensinar como controlar um carro em um ambiente seguro, e você aprenderá com alguém que é muito melhor ao volante do que você.

Treinamento em rali


Por que funciona? Treinamento em rali não é muito diferente de um dia de treinamento tradicional, mas você faz tudo na terra. A ênfase não está em encontrar os limites do carro; está em controlar o carro depois que você ultrapassou os limites de tração. Não só é incrível como também uma lição e tanto sobre como dirigir em condições desfavoráveis.

Autocross


Por que funciona? Eventos de autocross permitem que você teste seu carro em um ambiente seguro e gastando pouco. É divertido testar seu carro em um estacionamento, mas é também uma maneira de conhecer seus próprios limites e os do seu carro.

Imagine que todos ao seu redor estão tentando te matar


Por que funciona? Mesmo naquelas raras situações em que outro motorista dá a seta antes de uma conversão, geralmente indica o lado errado. Parta do princípio que ninguém sabe o que faz, que vão se esquecer de indicar, e que podem te tirar da estrada a qualquer instante. Às vezes é bem isso o que acontece.

Saiba o que está em sua volta


Por que funciona? Depois de passar semanas deslizando com seu carro por curvas desertas e estacionamentos vazios, você pode se sentir o bambambã em controlar carros. O que não significa nada nas ruas. O leitor Sylvor Gryphon explica porque é importante saber que carros estão ao seu redor e o que eles vão fazer.
Aprenda e pratique sua atenção aos arredores. É importante em muitos aspectos da vida, mas ainda mais ao volante de um carro. A mecânica de se dirigir um carro não é tão difícil de entender, saber o que acontece ao seu redor, isso sim exige uma atenção e concentração.
Comece tentando estar a par de TODAS as placas. Depois, certifique-se que sabe onde estão todos os pedestres, especialmente crianças e ciclistas, a fim de prever seus movimentos. Some a isso a atenção a todos os carros em volta, que tipo de carros são e o potencial de desempenho de cada um deles. Não esqueça ainda das motos.
Este é um dos pontos fundamentais que as autoescolas ensinam além do controle do carro. Mas ter o carro na mão não serve para muita coisa se você não sabe como reagir a uma situação porque não estava atento a ela.
Acho que isso é só uma extensão do que disseram sobre “esquecer o celular” que citaram antes, mas realmente é a primeira coisa a se aprimorar enquanto dirige. Você nunca está atento o bastante.

Dirija mais


Por que funciona? A melhor coisa que você pode fazer para se tornar um motorista melhor é se lembrar destas dicas e dirigir mais. Bill Caswell chegou com este conselho:
Não há nada que substitua o tempo ao volante. É como tocar um instrumento ou esquiar ou qualquer outro esporte. Se você treinar quatro vezes por ano você vai ser um lixo – a não ser que você seja Mozart ou Senna. Pense nos anos em que você só surfou um ou dois dias, nada de melhorar. Mas passe 30 dias na praia permite treinar sua memória e melhorar. E quanto à molecada que cresceu na praia? Não foi a genética que determinou que eles seriam bons surfistas.
Vá lá e pratique, e dirija com segurança.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: