9 de mar. de 2012
Um Uno 1.6R para matar a saudade
“A saudade que você me deixou é incomensurável. Posso ter outras cem parecidas contigo, de outros jeitos, de outras maneiras, melhores e até piores, mas sempre será você… A saudade que você me deixou ao partir, endureceu ainda mais meu coração já castigado e, apesar dos teus erros, falhas e birras, eram eles que eu tanto amava. Saudades… que por mais que doam, não te trarão de volta, mas deixaram a experiência que preciso para tentar te esquecer com aquela que hoje está no teu lugar.”
A perda de um carro tão querido ao qual se dedicam anos de aprimoramento, acertos, tempo e grana sempre deixa um rombo. Encontrar um substituto é ainda pior: “compro um carro diferente?”, “faço uma réplica?”, “esqueço essa vida de carro preparado?”. É fácil pensar em alternativas, mas ter a solução é algo muito mais complexo e delicado. Começar do zero, reiniciar tudo aquilo que demorou anos para ser desenvolvido… Enfim, preparar carros é uma arte e, assim sendo, insubstituível.
Danilo Maziero tinha um belíssimo Fiat Uno 1.6R preto que arrancava suspiros de muitos dado o enorme cuidado com o qual o carro era tratado. Em um acidente, tudo foi destruido e no meio da sucata, o coração de D.A.M. (como é conhecido pelos amigos do Clube do Uno Brasil – CUB). Após algumas discussões e dores de cabeça, a seguradora do (ir)responsável pelo acidente indenizou Danilo que agora tinha uma sucata na garagem, algum dinheiro no bolso e um buraco no peito.
Poderia ter buscado outros carros, outros modelos, outros estilos, mas ele queria dar seguimento ao projeto de seu finado 1.6R. Buscou muito até encontrar o alter ego do Preto: outro 1.6R, ano 1991, carburado, impecável estruturalmente, com todos os acessórios funcionando perfeitamente, mas bastante “sambado” visualmente. Era aquele, mas precisava de um dono.
Lavado, polido, novas borrachas, uma restauração nos pára-choques e o carro já parecia outro. Logicamente isso demorou algum tempo, mas foi tudo feito pacientemente por Danilo e seu pai para que tudo ficasse conforme o desejado. Com o carro já mais “apresentável” o próximo passo era apresentar-lhe novas rodas, pois as de aço deixavam o carro muito mais feio. Entraram em cena as belas rodas do Alfa Romeo 145 Quadrifoglio de 15″ montadas em pneus 194/45-15″. Mais alguns ajustes na aparência geral e um novo jogo de rodas herdadas do Marea 2.0 20v (conhecidas como Gotinhas) foram pintadas de branco e instaladas.
Então a estética foi parcialmente concluída com a restauração da faixa lateral e era hora de começar a pensar em upgrades. Um jogo de discos de freios traseiros foram herdados de um Marea foram instalados e um novo jogo de rodas e um belo volante Momo da década de ’90 foram encomendados. Então o 1.6R foi encaminhado para a Racer Preparações aos cuidados de Fernando Kfouri para deixar o que já estava bom, ainda melhor. Para comprovar a saúde do pequeno esportivo no alto de seus 190.000km originais, o carro foi testado no dinamômetro (apenas com um filtro de ar esportivo e escape de 2″) e apresentou saudáveis 85cv (os dados de fábica apontam 84cv) e 12kgf/m de torque. Nada mau para um carro com seus 20 anos de idade.
Na Racer, o cabeçote foi retirado e a saúde do motor Sevel ACT 1.6L 8v foi comprovada. Ainda assim, recebeu um bom polimento nos dutos de admissão e escape para melhor fluxo dos gases. As válvulas de admissão foram substituidas por outras de 39,5mm e as de escape de 33mm com molas de maior carga da marca Circelli. Um comando Racer RA10 com polia regulágel dá as ordens e faz com que tudo ocorra perfeitamente na parte de cima. A taxa de compressão aumentou, mas isso faz parte da lista de alguns segredos de acertos que a Racer mantém em cada carro de seus clientes. Ah, vá! Nem mesmo o Mister M revela todos os seus segredos.
O carro continua rodando com gasolina, mas tornou-se mais exigente quanto à qualidade. O escapamento foi substituido por um 4×1 direto de 2,25″, com dois abafadores para não restringir o fluxo e encorpar o ronco. O carburador original recebeu uma atenção especial e conta com segundo estágio mecânico. A ignição recebeu reforços significativos com a utilização de um módulo MSD 6AL em parceria com uma bobina Blaster 2 da mesma marca. Ainda da MSD vieram os cabos de 8,8mm para as velas NGK Iridium.
Com todas estas modificações, o Sevel 1.6L agora atinge 115cv @ 6.200Rpm com 15 kgf/m @ 3.000Rpm de torque (nos vídeos, o carro ainda não estava equipado com o módulo MSD, CAI e filtro InFlow). Alie isso aos parcos 862kg do peso total do carro e o resultado é esse:
om uma relação peso/potência de 7,49kg/cv, um novo ajuste na estrutura era fundamental. Os amortecedores Turbo Gás Cofap foram encaminhados para a Rogério Amortecedores que acrescentou um pouco mais de carga para equalizar o comportamento do carro à nova potência. As novas rodas Ferraro F55 montadas em pneus Kumho KU31 de medidas 195/45-15″ escondem os discos de freio originais na dianteira e de Marea na traseira. O conjunto conferiu ao Pocket Rocket da Fiat uma estabilidade fenomenal. O carro está sempre na mão e com marchas cheias. A nova dose de potência fez muito bem ao câmbio, que pareceu ficar melhor equalizado, deixando o carro com mais disposição e sempre aceso.
O interior completo de fábrica ainda ostenta toda a jovialidade da década de ’90 com seus cintos vermelhos e bancos com detalhes combinantes. O painel do tipo satélite tem mostradores completos e de fácil leitura, mas recebeu o reforço de uma shift-light da ODG do lado esquerdo. Um hallmeter aspro de barras da Digipulse foi instalado logo acima da coluna de direção para que ficasse sempre à vista e o volante original de quatro raios foi enfim substituido por aquele Momo adquirido há algum tempo.
Agora a intenção de Danilo é retirar o carburador, adaptando um sistema de injeção eletrônica. Como não é um carro de uso diário, o risco de carburador entupir e ficar dando problema é maior do que em um sistema injetado. Mais pra frente, um kit de nitro com fogger para mais uns 70cv, além de bielas e pistões forjados, deixarão este belo Pocket Rocket na medida. A idéia é chegar aos 200cv com o tiro de nitro.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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