23 de mar. de 2012
Tributo fotográfico: Fittipaldi Automotive
Após vários pedidos via comentários, e-mails, mensagens, telegramas, cartas, sinais de fumaça, pombo-correio, Pai Ogum de Oxalá, finalmente trago a tão aguardada compilação fotográfica de toda a carreira da Fittipaldi Automotive, a primeira e única equipe completamente brasileira na Fórmula 1. São exatamente 100 fotos que irão deliciar todos vocês.
Modelo em escala para túnel de vento do FD01 – (F) Fittipaldi (D) Divila
Apresentação oficial da equipe Copersucar Fittipaldi em Brasília 1974
Wilsinho Fittipaldi fazendo em de seus inúmeros testes com o FD01 na pista de Interlagos
A estreia da equipe na Fórmula 1 foi na Argentina 75. Nem tudo foram flores…
Na volta 12 Wilsinho perde o controle do FD01 e bate com violência no guardrail do circuito
A falta de pessoal treinado e equipamentos fez com que um pequeno incêndio se alastrasse
Era o fim da linha para o FD01
No GP Brasil a Fittipaldi é obrigado a estrear seu novo modelo. O FD02 nascia já terminando seu primeiro GP: 13ª posição
Na Espanha, pela falta de segurança, Wilsinho abandona a prova após a primeira volta
Na bela Mônaco, o belo FD02 sequer consegue se classificar para a corrida
A 12ª colocação em Zolder na Bélgica não convencia muito Wilsinho. A equipe precisa de outro carro
O FD03 surge no meio da temporada e já chega fazendo uma 11ª posição. Mas na Inglaterra o “bicho” sofreu um pouco
Wilson contornando a bela e desafiante Karussell em Nürburgrig
Na Áustria Wilson se acidenta e não pode correr o GP da Itália. Arturo Merzario é chamo às pressas para substituir o brasileiro
Em 76, o grande trunfo. Emerson abdica de equipes maiores para se juntar à Fittipaldi. Era a estreia do FD04
E pela primeira vez na história a equipe utiliza dois carros em um GP. Ingo Hoffmann pilota o FD03 em Interlagos
E a dupla FD04/Emerson começa a render seus frutos…
Nas ruas de Long Beach a equipe marca seus primeiros pontos na Fórmula 1. Sexta posição para ele
Em Mônaco o bicampeão ‘Rato’ faz outra atuação de gênio e marca mais um pontinho para a equipe
Emerson nos boxes de Paul Ricard, França
Le Castellet também marcou a despedida de Hoffmann da temporada. Foram 4 GPs, mas somente uma classificação
Agora é a vez de Emerson brincar no Karussell
Emerson andando em Zandvoort, Holanda
A temporada termina em Fuji no Japão. Saldo positivo do ano aponta bons três pontos para a equipe
1977 começa à toda! Emerson quase belisca um pódio na Argentina: 4ª posção para ele
Hoffmann também voltou, mas abandonou a prova hermana
No Brasil, outra grande atuação de Emerson. O ídolo brasileiro repete a posição da Argentina e empolga a nação
Time Copersucar Fittipaldi e seu par de FD04 nos boxes de Interlagos em 77. Última corrida de Ingo na F-1
Em Long Beach, a 4ª etapa do campeonato, outra grande atuação de Emerson: 5º colocado
Em Mônaco a equipe se despedia do defasado, mas rápido FD04
Em Zolder, na Bélgica, a Copersucar estreava seu novo bólido, o Fittipaldi F5
Emerson ladeado pela enorme entrada de ar necessária para o clássico Cosworth DFV
Só que na corrida seguinte, em Anderstorp, Suécia, ele já me faz o favor destruir o carro novinho
1978 já começa bem. Em uma versão atualizada do F5 denominada ‘A’…
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… Emerson consegue um incrível segundo lugar em Jacarepaguá. Era o primeiro pódio da equipe
Emerson concentrado dentro de seu cockpit em Kyalami, África do Sul
E confirmando que tinham um bom carro, o bicampeão novamente chega em segundo. Desta vez em Silverstone na corrida extra campeonato, a ‘International Trophy’
Capacete AGV revelando as marcas do tempo
Emerson em Paul Ricard
Aqui ele risca o asfalto de Brands Hatch
Na Alemanha, outra grande atuação. Novamente conquista um quarto lugar
Nas duas provas seguintes, Áustria e Holanda (foto), Emerson embala e conquista mais cinco pontos
Em Watkins Glen, local de sua primeira vitória na carreira, termina em quinto
Temporada 79 começa promissora. Sexta posição para Emerson e mais um pontinho para a equipe
Emmo is Evil
Chegou a hora de aposentar o F5A. Ou não. No Brasil Emerson treina com o novíssimo – mas não muito bom – F6
GP da África do Sul – única participação do F6 em uma corrida
Em Long Beach a Copersucar traz de volta o F5A em detrimento ao inovador mas instável F6
Mesmo assim a equipe tenta evoluí-lo em treinos, como neste antes da corrida da Espanha
F5A ainda continuava ativo. Aqui nas ruas do principado de Mônaco
Na Alemanha a evolução do F6 finalmente aparece. O F6 fazia seu debut na veloz Hockenheim
Belíssimo capacete Simpson Bandit de Emerson
Desfilando com o charmoso F6A na Holanda
Super confortável o carro, não?
No Canadá e para GP dos EUA, Emerson conta com talento de Alex Dias Ribeiro para pilotar o segundo carro da equipe
Nos treinos livres de sexta-feira teve que utilizar um capacete genérico, pois seu principal não tinha chegado
Pronto, agora sim. Tudo certo com Alex
Aqui ele dando umas voltinhas com o carro reserva do patrão
1980 chega e três grandes mudanças acontecem: Copersucar sai e dá lugar à Skol; equipe estreia do Fittipaldi F7 e…
… Keke Rosberg é contratado para correr na equipe. E já começa com tudo fazendo um pódio em Buenos Aires
A dupla tinha uma boa relação, mas que foi desgastada um pouco no GP Brasil
Keke não respeitou seu patrão dentro de casa fazendo uma linda ultrapassagem sobre Emerson
Keke e seu F7 semi-desnudo em Kyalami. O carro era mais nada que um Wolf amarelo
Mas foi a partir da corrida de Long Beach que a coisa começou a mudar
Com uma tocada precisa Emerson chega em terceiro na prova vencida do Nelson Piquet
Festa no pódio dos dois brasileiros
Equipe Skol Fittipaldi
Emerson na Bélgica. Em poucas corridas o F7 daria lugar para o…
… F8! Aqui em ação em Brands Hatch, Inglaterra
A dupla da Fittipaldi em Österreichring 80
Emerson em Zandvoort
As entranhas do F8
Emmo – Keke
Keke marcando dois pontinhos no GP da Itália disputado em Ímola
Nos EUA, a despedida sem glamour de Emerson como piloto de Fórmula 1. Largou em 19º e abandonou no início do GP
Em 81, mais mudanças profundas. Skol saia e equipe não mais possuia um patrocínio forte. Na foto Emerson dá sua última voltinha em um carro da equipe nos treinos para o GP Brasil
A outra novidade era Chico Serra, que chegava para ajudar a equipe. Na foto, uma largada desastrosa em Jacarepaguá
81 estava muito complicado para a Fittipaldi. Sem dinheiro, o carro não conseguia evoluir
Zolder, Bélgica
Zolder, Bélgica
Ilusão! Na frente de McLaren e Brabham? Que nada! Rosberg sequer se classificou para a prova
GP da Espanha: Keke ergue o braço sinalizando problemas no carro
GP da França: Serra sequer larga para a corrida
GP da Inglaterra: Serra sequer larga para a corrida. De novo
GP da Alemanha: Rosberg sequer larga para a corrida. Pois é…
GP de Las Vegas: Rosberg finalmente completa um GP. Foram somente três bandeiradas em 81
Patrão Emerson observa atentamente, mas nada pode fazer além disso
82 começa sem esperança e com um carro branco na África do Sul. Rosberg não faz mais parte da equipe. É Serra em carreira solo
Fittipaldi apela para patrocínios menores para tentar respirar na categoria
Na Bélgica, um surto de esperança. Serra chega em sexto no fim de semana que perdemos Villeneuve
Sal Cisne…
Biscoitos Maria…
Na França ainda tentou estrear um novo carro. O F9 era bom, mas não o suficiente
Acidente… Parado nos pneus no GP da Suíça… situação estava feia
Em Monza: sofrendo para se classificar
Las Vegas: o derradeiro GP da Fittipaldi é retratado com uma foto que fez jus ao seu final melancólico
Sobrevida? Até que Ricardo Divila e Adrian Newey (sim, ele mesmo) tentaram, mas o FD10 não saiu da maquete
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