9 de mar. de 2012

O misterioso "monoposto" secreto de James Garner



James Garner, assim como muitos outros atores notáveis, tem uma paixão de longa data pelo automobilismo. Depois de estrelar Grand Prix em 1966, ele começou uma longa carreira paralela no automobilismo, com uma equipe de corrida, preparando carros para a Baja 500 em um acordo com a AMC, e guiando o pace car das 500 milhas de Indianápolis três vezes. Ele adorava as pistas. Não faltam informações na Internet sobre Garner e o automobilismo, mas há uma falha notável: o carro para da Indy que ele construiu com quatro lugares.

Só encontrei uma menção a ele, em um livro no vasto acervo automotivo do Jalopnik (localizado em Los Angeles, nos túneis de um projeto de metrô maglev da década de 70) chamado Weird Cars.
O livro diz que o carro foi construído por Garner para “compartilhar seu hobby nas pistas com seus amigos”. Isso me fez imaginar uma cena com duas mulheres levemente cheiradas com vestidos curtíssimos e um cara pançudo com a camisa aberta – todos com capacete, claro – se arrumando nos três lugares do carro de James Garner, e logo depois berrando, vomitando e se borrando enquanto Garner ataca as curvas pela pista.

O carro parece fascinante; o livro diz que ele foi restaurado por George Barber, do Barber Motorsports Museum, e eu aposto que o carro está em algum lugar da coleção. Pelo seu visual, podemos presumir algumas coisas: deve ter sido construído depois de 1974, já que os dois faróis retangulares na coluna com cara de robô só poderiam ser encontradas depois da Federal Motor Vehicle Safety Standard 108 do departamento de transportes dos Estados Unidos, que permitiu o uso de faróis retangulares. O estilo geral também é consistente com o que vigorava no meio da década de 70.
Seu motor é central, mas fora o duplo escape, ele fica todo coberto. A carroceria parece ter sido muito bem feita, com dois lugares lado a lado à frente e dois bancos ao estilo sidecar logo a frente de cada uma das rodas traseiras, que ficavam expostas apenas na lateral e na parte superior.

O leitor Pete Phelps entrou em contato graças à magia da Internet, contando algumas de suas memórias sobre a construção do carro (o Sr. Phelps fez a fiação do carro – já me enrosquei muito em fiações mal feitas e por isso respeito o trabalho), e descobrimos o nome verdadeiro do carro: James Garner Special.
Além disso, o Sr. Phelps incluiu três fotos incríveis do carro pronto, mostrando ainda o Sr. Garner e uma adorável jovem vestida com um macacão. Ela provavelmente é uma respeitável mãe agora, então vou parar por aqui. Aqui está o texto do Sr. Phelps na íntegra:
Como você escreveu no texto, o carro foi construído por volta de 1974. Mike Haas da Concord California era o proprietário e fabricante. Eu o conheci graças às atividades com Hot Rods e o Oakland Roadster Show. Mike construía carros para demonstração e fazia pinturas especiais para rods na época e creio eu que Mike construiu o carro para uma turnê pelo ‘Circuito de apresentações dos EUA’.
O chassi do carro foi esticado para acomodar os assentos laterais pelo que me lembre. O motor era um Chevy small block. A carroceria era uma obra de arte, com um belo trabalho manual.

Depois da montagem (sem a pintura), eu fui chamado para fazer a fiação do carro em sua oficina. Em uma das noites, o piloto Bob Bondurant passou por lá para conferir o andamento do carro.
Mais tarde, Mike contou que o carro foi levado para a Sears Point Raceway em Sonoma (atualmente conhecido como Infineon) onde Bob deu algumas voltas (imagino que sem pisar fundo) depois que os mecânicos ajustaram a suspensão para a pista (Bob Bondurant era o proprietário da pista na época).

Acredito que Bondurant foi o elo entre James Garner e Mike Haas, o que resultou no nome de Garner à frente do carro. Quer forma melhor de chamar a atenção para o carro que o ligando a uma celebridade?
Mike me contou uma vez sobre um “teste” do “James Garner Special”. Ele, sua esposa e um outro casal pegaram o carro e saíram com ele, do jeito que você vê nas fotos, por vias locais na cidade e voltaram sem problemas. Ele comentou que apesar da emoção do passeio, ele duvidou que as moças fossem andar novamente no carro. Os pneus aderentes as massacraram com pequenas pedras enquanto estavam nos assentos laterais!
Depois de exposto na região da baía de São Francisco, Mike disse que o carro foi levado para o leste por um caminhão para outras apresentações. Esta foi a última vez em que ouvi a respeito do carro até ler o seu texto.

Depois que o projeto foi completado, me enviaram estas fotos de um ensaio profissional feito em Sears Point como lembrança do carro, com Garner e uma adorável (e desconhecida) modelo com trajes de chamar a atenção.
Espero que isso ajude a preencher alguns vazios na história, continue com o bom trabalho!
Obrigado, Sr. Phelps. A pintura original parece realmente incrível.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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