Sedã deixa Honda Accord pra trás e encosta no líder Toyota Camry em fevereiro
por Túlio Moreira
Desde 1997, o Toyota Camry é o automóvel mais vendido dos Estados Unidos. Nestes 14 anos, o sedã japonês só perdeu a majestade em 2011, quando o arquirrival Honda Accord levou a coroa. Nos dois primeiros meses de 2012, o Camry continua soberano, com 62.837 unidades emplacadas. A surpresa fica por conta do Nissan Altima, que acumula 55.310 vendas e encostou no líder em fevereiro, ficando atrás por uma diferença de apenas 1.589 carros.
O sedã da Nissan – uma espécie de Sentra espichado – já vinha se
destacando desde o ano passado, quando fechou em segundo lugar, com
crescimento de 17%. Na ocasião, o Altima foi responsável por tirar do
Accord a veterana vice-liderança do sedã do Honda. O desempenho do
modelo da Nissan, no entanto, foi creditado às dificuldades enfrentadas
pelas marcas conterrâneas, em decorrência dos problemas oriundos do
tsunami no Japão e das cheias na Tailândia. por Túlio Moreira
Desde 1997, o Toyota Camry é o automóvel mais vendido dos Estados Unidos. Nestes 14 anos, o sedã japonês só perdeu a majestade em 2011, quando o arquirrival Honda Accord levou a coroa. Nos dois primeiros meses de 2012, o Camry continua soberano, com 62.837 unidades emplacadas. A surpresa fica por conta do Nissan Altima, que acumula 55.310 vendas e encostou no líder em fevereiro, ficando atrás por uma diferença de apenas 1.589 carros.
Analistas do mercado norte-americano acreditavam que, assim que as operações de Toyota e Honda fossem normalizadas, o Altima voltaria ao costumeiro terceiro lugar. O Camry já se recuperou, com crescimento de 27% em fevereiro, e o Accord está terminando de se restabelecer – a queda em fevereiro foi de apenas 2%, bem menor do que a retração de 17% do modelo em 2011. Mas o Altima, contrariando as expectativas, continua crescendo bem acima da média dos rivais. No mês passado, o sedã da Nissan embalou alta de 58% na comparação com fevereiro do ano anterior.
O Altima passou a ser tratado como prioridade pela Nissan a partir de sua quarta geração, lançada em 2007. O sedã ganhou o reforço da linha de montagem no estado do Mississippi e continuou sendo fabricado também no estado do Tennessee. Para se manter atualizado na briga de sedãs médios – para os padrões norte-americanos –, o modelo vai ganhar uma nova geração em 2013. Afinal, os novos Ford Fusion e Chevrolet Malibu e os coreanos Hyundai Sonata e Optima também querem acabar com a primazia dos concorrentes japoneses.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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