9 de mar. de 2012

Matriz da Volkswagen presta homenagem a clássicos brasileiros

Fotos: Reprodução
Matriz da Volkswagen presta homenagem a clássicos brasileiros
Site especial faz resgate de modelos da marca alemã desenvolvidos ao redor do planeta

por Túlio Moreira

Quando inaugurou uma linha de montagem em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em março de 1953, a Volkswagen do Brasil deu início à produção do Fusca, com peças trazidas da Alemanha. O sucesso do modelo, que se repetiu em diversas partes do planeta, abriu espaço para o desenvolvimento de uma série de modelos com DNA brasileiro.
Alguns se tornaram clássicos, como a Karmann Ghia TC e o esportivo SP2. Outros se tornaram muito populares por aqui, a exemplo da Brasília e da Variant. E ainda há o icônico caso do sedã 1600 quatro portas, que virou motivo de piada e acabou ganhando o apelido Zé do Caixão.
Agora, essas e outras histórias da Volkswagen do Brasil estão disponíveis para admiradores de automóveis de todo o mundo. A sede global da marca alemã criou uma página especial intitulada “Around the World” (ao redor do mundo), no site Volkswagen Classic. O material, formado por textos em inglês e alemão, faz um apanhado histórico da presença da marca em diferentes regiões do planeta, resgatando modelos que foram desenvolvidos com foco local e que acabaram ficando distantes da realidade da Volkswagen alemã. O site especial reúne ainda fichas técnicas detalhadas dos modelos, incluindo a família Volkswagen que surgiu nos anos 1980, com Gol, Voyage, Parati e Saveiro.

Os leitores poderão descobrir também que o projeto do SP2 foi uma exigência do executivo alemão Rudolf Leiding, presidente da Volkswagen do Brasil à época, que impôs como condição para aceitar sua transferência para cá a oportunidade de criar carros diferentes. O site ainda revela a ligação dos Volkswagen Variant, TL e Zé do Caixão com o projeto alemão Type 3. E há até espaço para histórias peculiares, como o espanto que o Gol 1.6 refrigerado a ar, lançado nos anos 1980, causou nos alemães, por causa do motor instalado na dianteira, ou ainda a relação apaixonada de uma alemã com seu exemplar da Karmann Ghia TC, que chegou ao país europeu por meio de um pequeno lote importado de forma independente.


VW SP2



VW TL



VW Karmann Ghia TC
VW Gol
VW Parati

Fonte:motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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